Dicas de como melhorar o desempenho da sua equipe

Dicas de como melhorar o desempenho da sua equipe

O desempenho da sua equipe é um ponto chave para a empresa obter bons resultados, sendo um fator determinante para os negócios que estão atentos aos desafios do mercado e desejam superá-los e desenvolver a marca.

Empreendedores de diversos setores e segmentos já entendem que as relações com os consumidores mudaram. 

Com isso, os resultados financeiros dependem de técnicas que trabalham diretamente para melhorar a produtividade e o desempenho do time de vendas, promovendo a competitividade do negócio a longo prazo.

Neste post, selecionamos algumas medidas para melhorar a produtividade nas vendas e o desempenho dos colaboradores, continue a leitura para saber mais.

O significado de gerenciamento de equipes

A gestão de equipes ajuda a controlar o desempenho dos profissionais envolvidos em processos diversos da empresa para manter a motivação e a eficiência, seja otimizando a venda de pirômetro digital ou implementando um novo fluxo de feedbacks para aperfeiçoar a atuação dos colaboradores.

Esse controle deve ser baseado em práticas rotineiras comunicadas pelo gestor.  

A ideia é definir, por exemplo, o tipo de comportamento esperado dos colaboradores durante os atendimentos e na rotina de trabalho. 

Para tanto, é interessante contar com os seguintes pilares corporativos específicos:

  • Cultura; 
  • Visão; 
  • Missão; 
  • Valores.

Essa prática de gestão é importante para que equipes de todos os departamentos e setores trabalhem juntas, em prol de um objetivo comum, e tenham não só o propósito como também uma conduta unificada.

Isso significa educar todos os funcionários sobre os objetivos da empresa e do trabalho em conjunto, integrando a cultura e os valores do colaborador ao que a marca reflete.

Os administradores também podem usar métricas, como produtividade e taxas de conversão, para monitorar o desempenho de cada profissional e o alinhamento com o negócio.

Afinal, de um modo geral, os funcionários que permanecem altamente produtivos são aqueles que estão motivados no local de trabalho e engajados com a causa, estando mais alinhados à cultura.

Por fim, uma boa gestão ajuda a construir um clima organizacional próspero e coordenado, essencial para o bom trabalho, além de identificar fluxos e interações que podem ser melhorados. A seguir, confira dicas para tornar isso uma realidade em sua empresa.

10 dicas para potencializar o desempenho dos colaboradores

Os gerentes responsáveis pelo capital humano de empresas diversas, como a assistencia tecnica Rinnai, precisam lembrar que não é necessário gastar muitos recursos e investimentos para manter a motivação e a colaboração da equipe.

O desempenho do grupo pode ser melhorado por meio de atividades simples do dia a dia e o reforço da importância de seu trabalho e a valorização dos profissionais. Confira algumas práticas para isso a seguir. 

  1. Compartilhe metas e objetivos estratégicos

Uma equipe sintonizada promove o desenvolvimento direcionado, mas para isso é preciso ter um diálogo aberto. 

Isso pode ser feito de várias maneiras, sendo que uma das principais é compartilhar as metas e os planos estratégicos da empresa, alinhando todos os profissionais para um objetivo.

Tendo isso em vista, é muito comum que o setor de consultoria tributária estabeleça suas próprias metas e objetivos internamente, considerando o objetivo geral da organização.

No entanto, se estes planejamentos forem inconsistentes com a posição da empresa, atingir tais objetivos pode levar a um esforço desnecessário e contribuir muito pouco para o sucesso do empreendimento como um todo. 

De modo a evitar conflitos ou ações pouco efetivas, faça reuniões de coordenação para garantir o alinhamento de objetivos e estabelecer as metas específicas de cada setor.

Inclua a diretoria e os líderes nesse processo, agregando novos insights e garantindo incentivos e motivação para as equipes de vendas e operações.

  1. Crie planos de ação coletivos

Outra ótima dica para melhorar o desempenho da equipe é envolvê-la na criação de um plano de ação para alcançar o objetivo da marca, como aumentar a venda da loja de bicicleta no e-commerce. 

Assim, os profissionais devem avaliar quais estratégias podem ser adotadas e quais os gargalos existentes na área em que atuam, propondo soluções.

Para que a ação seja efetiva, toda a equipe precisa se sentir devidamente incluída no processo e a proposta final pode ir desde o uso de um software, passando pela mudança da apresentação do produto até o planejamento de eventos, reuniões e uso de aplicativos de gestão.

Valorizar a coletividade é um passo crucial para dar forma a uma empresa profundamente coesa e funcional.

A partir daí, o desempenho em prospecção, vendas e fidelização tende a aumentar consideravelmente.

  1. Estruture um programa de reconhecimento

Entender como criar uma cultura de inovação e melhorar o desempenho da equipe são duas atividades que estão intimamente relacionadas ao reconhecimento do profissional. 

Não é à toa que um dos maiores fatores motivacionais é fazer com que os profissionais se sintam reconhecidos pelo sucesso e qualidade do serviço prestado, como desentupimento 24 horas, administração financeira e demais atividades realizadas na rotina de trabalho.

Essa avaliação pode ser feita de várias maneiras. Itens simbólicos, como recompensas em dinheiro, configurações de feriados, regalias e até troféus e medalhas podem ser oferecidos em dinâmicas mais específicas.

  1. Ofereça um ambiente de trabalho flexível

O bem-estar e a satisfação são forças motrizes para o desempenho da equipe. Por isso, promover um melhor clima na empresa e favorecer a interação dos profissionais é fundamental para uma melhor comunicação e produtividade.

Para auxiliar nesse processo, empresas interessadas em aliviar sentimentos ruins e criar uma melhor dinâmica e tranquilidade no ambiente de trabalho, podem disponibilizar espaços para descanso e lazer e oferecer atividades para qualificar as relações e a saúde laboral.

Assim, as marcas podem se estabelecer como organizações focadas no espírito de equipe e em oferecer qualidade de trabalho, tornando os colaboradores ainda mais engajados com o negócio.

Outra opção é um estilo de trabalho alternativo, como home office ou liderança de equipe remota em dias alternados, ou mesmo horários mais flexíveis para a atuação.

A disponibilização de descompressão e jogos também pode ser algo atrativo para os profissionais.

Em todo caso, pensar em soluções para tornar o ambiente do escritório, indústria ou oficina de atuador pneumático mais agradável é sempre interessante – e eficiente. 

Para isso, é fundamental considerar as necessidades e especificidades de cada um desses ambientes e o perfil dos profissionais.

  1. Desenvolva um programa de feedbacks

Ter um diálogo aberto e franco com os colaboradores é necessário. A cultura de feedback faz parte desse processo e facilita a troca contínua de ideias entre líderes e liderados.

A propósito, nem todos os feedbacks devem seguir um formato padrão. É muito benéfico considerar outros modelos para fazer essa troca, considerando o que melhor se adeque ao perfil dos profissionais que compõem a empresa.

Reuniões individuais, encontros com equipes sem a presença de líderes e reuniões com toda a equipe responsável pela portaria remota ou pelo processo administrativos são exemplos de práticas possíveis.

Esse contato mais próximo faz toda a diferença, pois garante que os colaboradores tenham as condições necessárias para entregar resultados de alta qualidade e de trocarem experiências e insights sem receios e de forma mais autônoma.

Além disso, viabiliza a recepção de críticas, elogios e dúvidas, de modo a sempre trabalhar para melhorar o ambiente profissional.

  1. Aposte em treinamento

O treinamento é uma forma de mostrar o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a valorização dos colaboradores.

Com isso, ele fortalece os objetivos e o modo de trabalho que a empresa valoriza, alinhando as expectativas, formas de atuação e valores da empresa e dos colaboradores.

Além da possibilidade de disponibilizar treinamentos internos, na própria estrutura, colocando os profissionais como referência na atuação, também é possível recorrer a empresas especializadas.

Assim, com a ajuda de fornecedores qualificados, é possível desenvolver um programa completo para melhorar o desenvolvimento de competências, skills específicas e até aprimorar técnicas e uso de ferramentas específicas.

  1. Torne a rotina mais interessante

Quando a equipe tem um dia de trabalho difícil e monótono, os membros podem ficar desencorajados ao receberem uma tarefa que não seja muito gratificante e não explore as habilidades deles. 

Com isso em mente, ao delegar uma tarefa, tente torná-la o mais interessante e gratificante possível, identificando e estimulando o desenvolvimento dos profissionais.

Quanto maiores as capacidades dos funcionários, maiores os desafios. E quanto maior o desafio, maior a recompensa.

Uma dica interessante é organizar uma equipe específica para participar de projetos estratégicos dentro de sua organização.

Os gerentes podem criar grupos de trabalho para realizar pesquisas de mercado e coletar informações sobre o desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou mesmo desenvolver novos insights e projetos para implementar na empresa.

  1. Invista em ferramentas de trabalho

Um melhor desempenho e o aumento da produtividade estão associados a um ambiente onde os funcionários são integrados. 

Nesse sentido, é importante que as empresas invistam em infraestrutura e equipamentos de trabalho adequados, seja para criar processos automáticos na produção de cortinas blackout ou mesmo realizando parcerias para fornecer aparelhos mais tecnológicos para agilizar a rotina no escritório e o uso de planilhas diversas.

Sem um ambiente confortável e boas ferramentas, é impossível melhorar os resultados da equipe, pois os profissionais podem se sentir menos seguros e limitados na atuação. Por isso, identifique quais suportes e softwares podem ser disponibilizados.

Esta dica pode ser personalizada para atender as diferentes necessidades de cada negócio, se adequando ao segmento e ao perfil dos colaboradores, bem como a necessidade da marca.

Em geral, um exemplo muito comum é a disponibilização de recursos técnicos para auxiliar no dia a dia de uma empresa e trazer mais segurança para os processos – como é o caso de sistemas ERPs e de CRM, por exemplo.

Acesso à internet, smartphones, notebooks e softwares de gerenciamento são exemplos clássicos que facilitam a execução das tarefas rotineiras em um ambiente de trabalho.  

Pequenas mudanças na infraestrutura e no fluxo de trabalho também podem ter consequências significativas para melhorar a qualidade das entregas diárias, sendo necessário considerar a iluminação, circulação de ar e conforto proporcionados.

  1. Ofereça benefícios além do essencial

Vale transporte, licença remunerada e 13º salário são benefícios obrigatórios e muito importantes para os profissionais e empresas. 

Contudo, alguns outros, como vale refeição e seguro saúde, apesar de serem opcionais são bastante valorizados pelos talentos, sendo benefícios mais comuns. 

No entanto, eles também agregam vantagem competitiva para o empreendimento, atraindo e retendo colaboradores e influenciando na decisão sobre o aceite de uma oportunidade de emprego.

Portanto, oferecer outros benefícios além dos obrigatórios pode ser uma forma de melhorar o desempenho da equipe e se destacar enquanto empregador.

Por exemplo, o exercício no trabalho, ou ginástica laboral, é adequado para escritórios em que as pessoas tendem a passar longas horas sentadas.

Oferecer aulas de inglês e descontos em instituições parceiras também é uma ótima forma de incentivar e investir em seus funcionários, qualificando-os e melhorando o desempenho.

Além disso, algumas empresas servem café da manhã diariamente ou frutas alguns dias da semana. Isso certamente é apreciado pelos funcionários, sendo visto como um ato de cuidado e de incentivo à saúde.

Então, se possível, ofereça alguns desses benefícios para sua equipe de modo a mostrar que o empreendimento se preocupa com o bem-estar. 

O ideal nesse caso é avaliar as necessidades do corpo laboral e os principais interesses, avaliando o que a empresa pode ofertar.

  1. Assuma uma postura igualitária

Dentro de uma equipe, é comum haver profissionais que se destacam dos demais. O gerente pode (e deve) agradecer e apoiar esses funcionários.

No entanto, você precisa ter cuidado para que sua atitude como gerente e líder não seja prejudicial aos outros.

Invista em atividades que destaquem esses funcionários como referências positivas e modelos para os outros, mas os demais não podem se sentir desfavorecidos.

Por isso, assumir uma postura igualitária é de suma importância, promovendo oportunidades a todos e se colocando como um par também.

Conclusão

Como você pode ver, existem várias estratégias que os gerentes podem tomar para melhorar o desempenho da equipe. 

Mudanças comportamentais, avaliação profissional, facilitação do desenvolvimento profissional e criação de programas de incentivo são apenas algumas das pequenas mudanças que têm grande impacto na empresa.  

Sem desempenho de alta qualidade, será difícil para uma empresa construir um nome de referência no mercado. Além disso, sem o estímulo correto, os profissionais podem influenciar na percepção que os clientes tem da empresa.

Por isso, é preciso entender que todos esses processos se relacionam e devem ser estimulados de forma correta para que colaboradores e empresa tenham oportunidades de crescimento.

Portanto, mudança de comportamento, facilitação do desenvolvimento e valorização do capital humano são estratégias que precisam ser implementadas. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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