8 dicas para organizar grandes eventos em casa

8 dicas para organizar grandes eventos em casa

Saiba como planejar festas e eventos na sua própria casa

Muitas pessoas gostam de receber amigos e familiares em casa. Tanto para jantares quanto para pequenas reuniões ou grandes encontros, esses momentos de confraternização marcam a vida dos anfitriões e dos convidados.

No entanto, receber grandes eventos em casa pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para aqueles que não abrem mão do bem-estar, de uma boa decoração com cores neutras e elegantes, de uma alimentação impecável e da ideia de promover uma experiência inesquecível.

1. Planejamento

De forma geral, grandes festas, como casamentos, aniversários de quinze anos, bodas de casamento e festas infantis, costumam ser realizadas em espaços próprios para comemorações.

Mas há quem não abra mão de receber amigos e familiares em casa, especialmente em razão de esse ser um ambiente mais acolhedor e intimista.

Para quem está pensando em fazer um grande evento em casa, a primeira e talvez mais importante dica é: invista em um bom planejamento. Comece a organizar a festa com bastante antecedência, assim você terá tempo para trabalhar nos mínimos detalhes, escolher os melhores fornecedores e realizar uma festa única. 

O planejamento deve começar a ser estruturado com a definição da data em que a festa será realizada e o tema escolhido (se houver). A partir daí, você segue para a próxima etapa: lista de convidados. 

2. Convidados

Antes de definir cardápio e começar a buscar os fornecedores você terá definido o dia da festa, o tema e a lista de convidados.

Por isso, no seu planejamento, deve constar uma lista de todas as pessoas que serão convidadas para o evento. Considere uma quantidade de pessoas compatível com o seu espaço e lembre-se de que, geralmente, nem todos os convidados comparecem. 

Nesse momento, você ainda não deve entrar em contato com os convidados, apenas liste o nome de todos eles para ter uma ideia da quantidade, já que essa informação é essencial para a contratação de alguns fornecedores. 

3. Fornecedores

Superada a etapa inicial, é hora de começar a buscar os fornecedores que serão contratados para a festa. O rol de contratados e prestadores de serviço pode variar muito de acordo com as características de cada festa. 

A seguir, listamos alguns dos principais serviços contratados em grandes eventos — avalie a necessidade de acordo com os seus objetivos:

  • buffet;
  • confeiteiro;
  • decoração;
  • som;
  • cerimonialista;
  • garçons; e,
  • higienização.

Depois de listar as suas necessidades, busque orçamentos (no mínimo 3) dentro de cada categoria. Com os orçamentos em mãos, avalie: valores, portfólio, experiência, reputação e atendimento. 

4. Decoração

Caso você opte pela contratação de um decorador, todas as orientações e diretrizes serão definidas com o suporte profissional. Porém, caso opte por executar a decoração sozinho, você vai precisar montar um projeto de decoração, comprar os produtos e organizar todo o espaço no dia do evento. 

Por se tratar de um grande evento no qual você é o anfitrião, a dica é dar preferência para a contratação de um decorador. 

5. Restrições

Quem mora em condomínio precisa ficar atento às regras com relação ao barulho, bem como ao acesso de convidados. Avalie eventuais restrições com antecedência e se prepare para elas, assim você evita dores de cabeça no dia da festa.

6. Alimentação

A alimentação é um aspecto importante em qualquer evento. Para garantir uma experiência positiva aos seus convidados, dê preferência a bons fornecedores e verifique se algum dos convidados tem restrições alimentares: intolerâncias, alergias, entre outros.

7. Orçamento

Na etapa inicial do seu planejamento, é interessante traçar uma ideia de orçamento máximo a ser gasto. Esse valor será o ponto de partida para a negociação com os prestadores de serviço. 

Uma cerimonialista, profissional altamente demandada em eventos como casamentos e festas de 15 anos, poderá auxiliar na gestão e no planejamento dos gastos. O auxílio dessa profissional também é muito importante no dia do evento. 

8. Dia da festa

Chegado o dia da festa, aproveite para relaxar e curtir o momento com os seus convidados. Se algo não sair como planejado, não se preocupe, foque em ser um anfitrião agradável e em garantir que todos os seus convidados estão bem acomodados e servidos. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.