Empresas ambientais: o que estão fazendo para minimizar seu impacto

Empresas ambientais: o que estão fazendo para minimizar seu impacto

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais importante na sociedade atual, e as empresas não ficam de fora dessa discussão. Até porque, os próprios clientes priorizam marcas com essas atitudes. 

Quando o impacto ambiental é negativo, certamente causa críticas, e muitas organizações têm buscado maneiras de minimizá-lo. As empresas ambientais têm um papel fundamental nesse processo, e suas ações vêm ganhando destaque na mídia e na sociedade.

Ou seja, se for dono de uma marca de resina epóxi para piso, que tem o objetivo de usar esses dispositivos para converter um chão fosco para que ele esteja mais resistente ao tempo e outros fatores, poderá gerar maior autoridade ao longo do tempo. Mas isso vale para qualquer outra.

Se ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema, continue com a gente. 

Empresas ambientais: o que estão fazendo para minimizar seu impacto

As empresas ambientais são aquelas que têm como objetivo principal desenvolver soluções e tecnologias para minimizar o impacto causado pelas suas próprias atividades. Elas atuam em diversos segmentos, como energia, transporte, reciclagem, gestão de resíduos, entre outros.

Desta forma, são responsáveis por trazer inovações que ajudam nessa preservação. Uma das principais ações tem a ver com a busca por fontes de energia limpa e renovável. Ou seja, se os combustíveis fósseis são uma das principais causas do aquecimento global e da poluição do ar, precisamos nos afastar deles.

Alternativas mais sustentáveis são a ‘cereja’ deste bolo e são tão imprescindíveis quanto a aquisição de resistência cartucho para máquinas de solda e máquinas de corte. Outra ação importante é a gestão de resíduos. 

Descarte inadequado é outro grave problema

O descarte inadequado de resíduos é um problema grave em muitas cidades do mundo, e a gestão desses resíduos ajudará no futuro da sociedade. Diversas marcas têm investido em tecnologias para a reciclagem de materiais e para a produção de energia a partir do lixo. Sem contar que têm trabalhado na conscientização da população sobre dessestemas e da redução do consumo de materiais descartáveis.

Ainda no segmento de gestão de resíduos, vemos a adoção de práticas que permitam o reaproveitamento de resíduos e a redução do consumo de matérias-primas e em tecnologias para a redução do consumo de água e energia. 

Ou seja, quando o gestor de uma marca de exaustor axial não deve pensar somente no número de instalações para exaurir ar quente, ar contaminado, fumaça, odores, gases não corrosivos e partículas em suspensão, mas também no bairro ou cidade que está.

Some isso aos cuidados com a energia limpa, pois essa é uma das principais ações nesse sentido e em outras soluções, como a utilização de equipamentos mais eficientes e a implementação de práticas de gestão de energia e água.

Por fim, as empresas ambientais têm um papel fundamental na conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Por isso, informe a população, crie peças publicitárias para isso e se envolva com cada detalhe ao lado dos profissionais de marketing.

Empresas ambientais: o que estão fazendo para minimizar seu impacto

Aplicativos que lhe ajudarão nessa mentalidade ambiental

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada na conscientização ambiental de pessoas físicas e jurídicas. Com o desenvolvimento de aplicativos, esse acesso às informações que auxiliam na preservação do meio ambiente se propagou. 

Por isso, pegue seu smartphone, entre em sua loja de apps favorita e venha com a gente conhecer alguns dos exemplos mais baixados do momento. A natureza e as gerações futuras agradecem.

Ecosia

O Ecosia é um aplicativo de busca que tem como objetivo plantar árvores. A cada pesquisa realizada, uma parte da receita é destinada para projetos de reflorestamento ao redor do mundo. 

O usuário pode acompanhar esse resultado e contribuir, cada vez mais, para a preservação do meio ambiente de forma simples e prática. Essa mentalidade deve seguir atrelada ao mundo todo.

Rota da Reciclagem

O Rota da Reciclagem é um aplicativo que, como o próprio nome já diz, ajuda na reciclagem de resíduos. Com ele, é possível localizar pontos de coleta seletiva próximos, além de informações sobre o que pode ou não ser reciclado. 

O usuário também pode registrar a localização de pontos de coleta que ainda não estejam cadastrados, contribuindo para a ampliação da rede. Essa é uma iniciativa espetacular e que precisa ser propagada. 

Good On You

O Good On You ajuda na escolha de roupas sustentáveis. O usuário pode pesquisar sobre a marca de roupa que pretende comprar e avaliar sua responsabilidade social e ambiental. Algo extremamente útil, assim como um conector 3 pinos é extremamente essencial para uma instalação de equipamentos de vídeo que você irá realizar na sua empresa. 

O aplicativo também fornece informações sobre materiais utilizados, condições de trabalho dos funcionários e políticas de sustentabilidade da marca. Ou seja, cada um desses exemplos aumenta a responsabilidade ambiental das empresas e a mentalidade da população em geral.

Com todos esses detalhes colocados na pauta, é hora de tudo aquilo que consumimos para que nossos filhos, sobrinhos e netos possam viver dignamente daqui há algumas décadas. 

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.