Também conhecido como Call-To-Action, o CTA é um recurso do marketing que vem sendo utilizado cada vez mais por possuir uma efetividade em ações que uma empresa organiza para seu público-alvo.
Sendo no formato visual ou de texto, o CTA é um dos responsáveis que faz com que a empresa gere leads e possa se adaptar conforme a sua conduta ou os seus objetivos.
Por exemplo, uma loja de brindes personalizados formatura pode criar uma CTA para que os estudantes que estão planejando a cerimônia possam ser atraídos com uma foto dos seus produtos, ou um vídeo de feedback dos seus serviços em outras festas de clientes.
É por meio do CTA que o visitante de uma página ou o usuário que está visualizando o anúncio, é conduzido para o próximo passo pelo funil de vendas de uma loja de bateria 60, podendo chegar até uma loja online ou um blog com conteúdos sobre o assunto.
Com o avanço da tecnologia, os aprimoramentos envolvendo o marketing foi algo que fez com que surgissem diversas técnicas para trazer o público que estava presente na internet para mais perto das empresas.
Essas estratégias de chamar a atenção do consumidor passou das vitrines das lojas para mensagens nas páginas que surgem com o que o usuário busca ou com as relações que possuem em torno de uma palavra ou termo.
As Call-To-Action passam cada vez mais sendo estabelecidas e podendo aparecer em diversos momentos.
Em quais situações pode usar o CTA?
Por ser algo que é utilizado como um objetivo para o negócio atrair mais atenção para seus produtos ou serviços, o CTA pode ser utilizado para diversas situações conforme a empresa deseja, sendo alguns:
- Gerar tráfego entre uma página e outra de um site;
- Inscrições para receber newsletter;
- Recomendações de download;
- Compartilhamentos e curtidas;
- Responder à pesquisa.
Quando se está em uma página de paisagismo piscina, é comum que dentre os seus conteúdos haja links e outros meios para se navegar dentre o site ou blog para conduzir e gerar um número de tráfego por meio de cliques em palavras-chaves.
Por isso, utilizar CTA como uma forma de relacionar os artigos ou outros conteúdos feitos anteriormente é uma estratégia bastante comum e eficaz.
Da mesma forma que o CTA pode ajudar quando uma empresa deseja montar uma lista de contatos de e-mail através da newsletter, boletins que são enviados de forma semanal ou quinzenal com conteúdos relevantes sobre o segmento mercadológico da empresa.
Tanto no topo das páginas ou nos cantos, até mesmo dentro do mesmo conteúdo, a CTA também pode ser como uma recomendação para baixar algum conteúdo sobre sacola ecobag atacado, por exemplo, em forma de e-book, slides ou infográficos.
Essas recomendações para download também podem exercer a função de instigar o usuário a compartilhar aquele conteúdo nas redes sociais, o ambiente online que se tornou palco para muitos empreendimentos buscarem os seus públicos-alvo.
Alguns empreendimentos buscam realizar a chamada para ação por meio de redes sociais para se ter um maior impacto nos usuários, e com isso, a popularidade da empresa bem como as chances de ter os consumidores certos, aumentar.
As pesquisas de mercado são documentos importantes onde se conseguem ter dados mais exatos sobre o assunto que a empresa deseja, desde o andamento dos seus serviços em relação à concorrência até mesmo, as formas de retorno do público.
Por exemplo, uma empresa de locação de munck pode utilizar a pesquisa de mercado para que descubra quais são os modelos ou as cores de caminhão preferidas, ainda sim quais são as vantagens de combustível que podem ser alternativas.
Quais são os motivos para usar elas?
Dentre tantas estratégias de marketing digital, a CTA ainda apresenta motivos para que possam ser utilizados em qualquer segmento mercadológico, desde lojas de varejo até uma empresa que faz laudo LTA.
O principal motivo para a sua utilização é conduzir pelo funil de vendas, especialmente se o possível cliente está na etapa final do processo.
Alguns métodos como o AIDA, podem ser complementares com a Call-To-Action na jornada de compra do consumidor, isto porque utiliza métodos para atrair a atenção e o interesse do consumidor, além de despertar o desejo o suficiente para se executar uma ação.
A CTA também pode ser bastante vantajosa para se estabelecer um contato com o usuário.
Como a internet é um ambiente online com muitos concorrentes por sua vasta possibilidade, e com isso, alguns algoritmos podem não entregar os conteúdos como se espera.
O que leva as empresas a buscarem estratégias para divulgarem seus conteúdos, e a CTA acaba sendo um contribuinte para que essa interação ocorra.
E com isso, possibilita conhecer ainda mais o consumidor que utiliza um laudo elétrico de baixa tensão.
Como fazer o usuário notar a CTA?
Em meio a tantos conteúdos que uma página pode possuir, saber montar e principalmente, que o usuário note a CTA alguns elementos tornam-se importantes para que as funções ocorram.
O primeiro elemento está relacionado às cores de um site, desde as suas imagens, layout e até mesmo o logotipo que estará na página. As Call-To-Action devem se destacar ao ponto de que, em alguns casos, cores contrastantes sejam as mais indicadas.
Algumas ferramentas e até mesmo páginas onlines podem contribuir para montar uma paleta de cores das quais haja um contraste entre os conteúdos relevantes e a CTA que deseja ser inserida.
Em seguida, a posição de onde a CTA se encontra na página também contribui para que haja alguma ação sobre ela, de modo que se houver alguma envolvendo transformador isolador trifásico a seco não seja necessário rolar a página.
Imagens e setas podem ser auxiliares para atrair a atenção do usuário, sendo que a primeira deve sempre possuir uma qualidade boa para fazer parte da cativação do usuário.
A CTA em uma página deve possuir um tamanho que chame a atenção e demonstre o quão importante é aquela ação para a empresa, sempre sendo objetiva com a sua parte textual em um tom imperativo como “receba”, “clique aqui” ou “faça cadastro”.
A urgência, bem como os números, também são fatores que podem chamar a atenção do usuário, principalmente quando a CTA está diretamente ligada ao fato de que durante a ação, o navegante pode adquirir algum desconto.
As chamadas para ação devem ser mensagens que o usuário note e que valha a pena clicar, portanto, deve haver algum benefício para tornar essa captação mais fácil de ocorrer.
Como saber que ela gerou bons resultados?
O monitoramento das estratégias de marketing são fundamentais para que os empreendimentos saibam o que está ou não funcionando, além das quais merecem receber uma maior atenção financeira ou as que serão descartadas.
A CTA pode ser monitorada, tanto na fase de testes quanto nas oficiais, por meio de ferramentas ou softwares analíticos que proporcionam dados.
Esses dados são o levantamento de forma concreta das chamadas que recebem interação, podendo ser estipulado dentro de um período específico no qual o negócio pode administrar.
As ferramentas analíticas podem ser no formato gratuito caso o empreendimento esteja começando e não possui tanto dinheiro para investimento, quanto no formato pago.
Os erros que forem captados por esses empreendimentos devem ser vistos como uma forma de aprendizado para a empresa, e desta forma, buscar uma melhoria em relação às próximas CTA.
O que é CTA inteligente?
Esse modelo de ferramenta permite que haja um entendimento do público mais recorrente de um empreendimento, e que com o ele certo, as chances de retorno se tornam ainda maiores que as CTA tradicionais.
Por constituírem ferramentas que, a partir da primeira análise dos contatos ou dos acessos, podem ajudar com ela mais dinâmica ou ativa, tudo dependendo de como o empreendimento deseja fazer a conversão de leads.
Considerações finais
Sendo assim, a CTA é uma das estratégias de marketing que podem gerar grandes conversões de leads quando postas em prática, de maneira que o empreendimento possa alcançar seus objetivos.
Sendo usada com a finalidade de responder pesquisas ou atrair inscritos para a newsletter, a Call-To-Action é uma estratégia de marketing que se reinventa dos mais diversos meios para que possam cumprir a sua finalidade.
E com isso, uma empresa sempre procura que as imagens e textos de uma página sejam relevantes para que a CTA possa converter leads e também, estabelecer o empreendimento dentro do mercado.
Com o apoio da tecnologia, as estratégias de marketing envolvendo CTA podem ser um dos meios para que os consumidores executem ações que lhe atraem e com isso, ajude a empresa a se estabelecer dentro do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.