Dicas para escolher as cores e texturas ideais para as paredes de casa

Dicas para escolher as cores e texturas ideais para as paredes de casa

Veja como deixar a sua casa visualmente equilibrada e bonita

Seja para dar aquela renovada no ambiente ou para reparar um espaço danificado, a pintura é de grande importância na medida em que consegue transformar e até mesmo diferenciar um lugar do outro.

Para ter um bom resultado ao final do trabalho, é preciso investir em tintas de qualidade, que sejam adequadas às necessidades de cada cômodo. A sala de estar pode pedir uma cor mais quente e acolhedora, ao passo que o quarto deve ser pintado com tons que favoreçam o relaxamento.

As texturas também aparecem como alternativas interessantes para quem deseja modificar uma parede, dando um visual mais rústico ou exótico. Pensando em tudo isso, separamos algumas dicas para que você consiga escolher as melhores cores e texturas para a sua obra.

Como escolher as cores e texturas?

A escolha dos materiais deve ser pautada em alguns fatores. A parede a ser pintada fica na parte interna ou externa da casa? O cômodo em questão servirá para quê? Haverá umidade nesse local ou exposição contínua ao sol? Qual o estilo dos moradores? E dos móveis e objetos de decoração?

Respondendo a essas questões, será muito mais fácil delimitar quais as cores, texturas e o tipo de tinta mais adequado para o que você precisa. É interessante que o trabalho seja feito com profissionais para garantir o melhor resultado, mas, caso faça por conta própria, certifique-se de seguir as instruções do fabricante.

Junto a tudo isso, vale a pena também se guiar pelo círculo cromático, uma espécie de paleta de cores que revela as melhores combinações na hora de inovar na pintura. Isso vai garantir mais beleza e harmonia para a sua casa.

Higienize corretamente as paredes

Antes de aplicar a tinta, é preciso que as paredes estejam devidamente limpas. A higiene vai depender do tipo de material já usado, mas, de modo geral, é feita com vassoura e pano úmido para remover teias de aranha e poeira. Lixar as paredes também é necessário para deixá-las o máximo uniformes antes de serem pintadas.

Escolha os materiais corretos para ambientes internos e externos

A escolha dos materiais deve se pautar no tipo de ambiente em que ele será aplicado. Em ambientes externos e com maior exposição ao calor e à chuva, como fachadas e varanda, a recomendação é por tinta tipo epóxi, acrílica e esmalte; ao passo que os internos, como quarto e sala, ficam melhor com a tinta acrílica.

O mesmo vale para as áreas úmidas

Áreas como o banheiro, também podem ganhar um novo acabamento com tinta, porém o material usado deve ser mais resistente à umidade. O uso do selador no preparo da parede garante que a tinta acrílica tenha maior durabilidade, por exemplo. Outra opção é usar a tinta epóxi, caracterizada pela alta resistência.

Texturização pode dar um toque especial

Outra dica é partir para a texturização das paredes para dar um aspecto todo diferenciado. Grafiato, espatulado, riscado, chapiscado, ranhura e o cimento queimado são alguns exemplos de técnicas que podem inovar a textura das paredes. 

Defina o estilo do ambiente

Na hora de pintar, é necessário saber previamente o estilo do ambiente em questão. Mais rústico ou mais sofisticado? Mais moderno ou mais retrô? Mais básico ou mais descolado? Com isso definido, será mais fácil encontrar cores que sejam adequadas a cada cômodo.

Considere o estilo dos moradores

Também não dá para fazer toda essa mudança sem considerar o estilo das pessoas que habitam a casa. O ideal é encontrar um meio tempo para unir as necessidades e gostos de cada um num ambiente devidamente equilibrado.

Escolha as cores

Ainda em se tratando de equilíbrio, as cores usadas nas paredes terão grande impacto na questão visual e, é claro, nas emoções de quem estiver no local. No quarto a cor usada deve transmitir tranquilidade, assim como na sala de estar. O banheiro, porém, pode ser mais colorido a depender das suas dimensões.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.