Funil de Vendas: 3 dicas de como utilizar em seu negócio próprio

Funil de Vendas: 3 dicas de como utilizar em seu negócio próprio

O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é essencial para captar novos leads, melhorar a qualidade e eficácia das campanhas de marketing, as vendas e o processo de atingimento de metas de todo e qualquer negócio.

Essa é uma ferramenta fundamental na construção e execução de boas estratégias de marketing, principalmente aquelas que focam no uso da internet e das redes sociais como meio de atingir o público. Desde empresas de moda até companhias que oferecem um  plano odontologico empresarial.

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Sem o investimento adequado no conhecimento das etapas de vendas, gatilhos e sua relação com o processo de compra, é provável que sua empresa esteja perdendo clientes e dinheiro.

Portanto, é necessário entender como esse sistema funciona e quais são suas vantagens.

Neste artigo, falaremos sobre o funil de vendas e como é possível inseri-lo em seu negócio e, assim, alavancar seus resultados. Boa leitura!

O que é um funil de vendas?

De modo simples, um funil de vendas foi criado para entender a trajetória de um consumidor desde o primeiro contato com sua empresa até a conclusão de uma compra.

Em alguns casos, pode ser usado para construir um relacionamento pós-venda.

Por exemplo, após captar clientes para aderir um plano empresarial odontologico, é possível utilizar as informações captadas no funil de vendas e saber como abordar para retê-lo em sua empresa.

Esse modelo estratégico foi desenvolvido para apoiar os consumidores, atrair novos leads, aumentar as vendas e conquistar mais clientes.

Tudo isso pode ser feito com uma representação de todo o caminho de vendas e uma análise de todas as ações realizadas pelos departamentos de marketing e vendas de qualquer setor – inclusive o odontológico, com plano dental para empresa.

A reprodução da jornada é feita em três etapas:

  1. Topo do funil

O topo do funil envolve um público amplo com diferentes perfis que, até agora, não conheciam o seu negócio. Por isso, este estágio é chamado de “descoberta” ou “consciência”.

Nesse momento, o visitante apenas percebeu uma necessidade a ser atendida, despertado pelo conteúdo que sua empresa produziu.

Portanto, o papel da equipe de marketing é desenvolver produtos de informação de qualidade que construam confiança.

O objetivo é conscientizar essas pessoas sobre esse novo foco de interesse, para encontrar diversas soluções. Você pode gerar:

  • Postagens de blog sobre o tema;
  • Vídeo;
  • Quadro de informações;
  • e-Books;
  • Conferência na Internet.

Quando esses prospects se inscrevem para receber esses materiais, eles passam para a próxima etapa do funil e começam a ver sua empresa como referência no tema atual.

Por exemplo, se você criou publicações sobre as vantagens de um plano odontologico para cnpj e citou sobre os serviços que sua companhia oferece, gradualmente ganhará autenticidade.

  1. Meio do funil

Aqui, aqueles que são apenas visitantes tornam-se pistas. Eles começam a pensar em como resolver seus próprios problemas.

O papel da sua empresa é ajudá-los a obter informações, como dicas e técnicas que possam ser úteis para eles, e oferecer opções para isso.

Nesse estágio, a sinceridade na abordagem de solução de problemas é essencial, portanto, forneça uma variedade de alternativas, materiais complementares e ajudas sem depender de tentativas de vender o produto.

É importante aproveitar esse período para criar confiança e até mesmo obter mais dados para determinar se esse potencial cliente se encaixa nas características da persona da sua empresa.

Exemplo, se você trabalha com odonto pme, é importante se certificar que está impactando empreendedores de grandes ou pequenas empresas.

  1. Fundo do funil

A parte inferior do funil é quando a equipe de vendas finalmente entra em ação.

Agora, sua empresa deve convencer a liderança de que esta é a melhor opção para ajudar a atender a essa necessidade e que você tem a experiência necessária para fazê-lo.

Os potenciais consumidores escolherão o produto ou serviço que desejam contratar e, após alguma avaliação – se todas as outras etapas tiverem sido realizadas com qualidade – irão concluir o funil convertendo-se em cliente.

No entanto, algumas empresas e programas incluem uma etapa extra no funil, construindo um relacionamento pós-venda.

Benefícios do Funil de Vendas

Quando as empresas constroem com sucesso relacionamentos mais positivos com os clientes, eles ficam mais inclinados a fazer novas compras e gastar mais nos serviços prestados a cada nova interação.

Além disso, a relação custo-benefício de uma estratégia de fidelização é 5 a 7 vezes maior do que o esforço necessário para adquirir um novo cliente.

As vantagens não param por aí, pois é mais provável que esses compradores se refiram a essa experiência de compra.

Além disso, os dados mostram que cerca de 92% dos consumidores estão mais confiantes em comprar produtos recomendados por familiares e amigos quando se deparam com alguma propaganda.

Todas essas pessoas também estão mais propensas a fazer uma compra do que aquelas que descobriram a empresa pela primeira vez.

Dessa forma, os negócios muitas vezes podem até investir em sistemas que automatizam o processo de funil de vendas e, assim, facilitar o processo de comunicação pós-venda e otimizar todo o caminho de atendimento.

Isso porque esses sistemas auxiliam na gestão das informações e permitem a criação de estratégias mais confiáveis ​​para cada etapa do funil.

Para obter ideias, eles fornecem graficamente cada estágio em que um cliente se encontra e geram informações detalhadas sobre cada interação entre a empresa e o consumidor em potencial.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.


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