Gestão de negócios: 5 dicas para alavancar seus resultados em equipe

Gestão de negócios: 5 dicas para alavancar seus resultados em equipe

 

 Apesar de todas dificuldades que podem ser derivadas da criação de uma empresa, o início desse projeto pode ser a parte mais fácil. Isso porque, para manter o funcionamento da marca é preciso saber gerenciar seu negócio para aproximar a empresa dos objetivos. 

E, apesar de parecer uma tarefa fácil, os problemas com essa liderança é uma das principais causas para que 60% das empresas declarem falência em apenas um ano de atividade e fechem as portas antes de completar sequer cinco anos de atuação.  

E isso se dá, pois, além de precisar manter toda a equipe em ordem, trabalhando por um objetivo comum, os empreendedores devem lidar com inúmeros desafios internos e externos que ameaçam o crescimento e a manutenção das atividades.  

Assim, uma boa gestão de negócios é capaz de formular planos de ações para os cenários futuros, encontrando formas de lidar mais facilmente com as adversidades e, mais importante ainda, evitando por completo que a instituição entre em tribulações complicadas.  

Justamente por esse motivo, que o gerenciamento empresarial tem se tornado um tópico tão constante entre os empresários, nos últimos tempos.  

O que é o gerenciamento de negócios? 

A gestão de negócios, ainda que envolva conhecimentos acerca dos conteúdos abordados nos cursos de administração financeira faculdade, é uma área dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de ações que permitam o alcance dos objetivos comerciais.  

Deste modo, ao contrário do setor administrativo, aqui os esforços são concentrados na organização dos processos, na produção de ações publicitárias, na construção de um ambiente corporativo mais satisfatório e nos fundamentos da gestão de pessoas ead.  

Por isso, esse tipo de ação administrativa leva em consideração todas as ações de grande escala, assim como as pequenas seções específicas, como o desenvolvimento de produtos, logística, organização de depósito, atendimento, marketing, publicidade e vendas.  

A importância da digitalização do seu negócio 

A internet é uma ferramenta crucial no desenvolvimento e gestão de startups, mas também tem conquistado o seu lugar de destaque nas ações de gestão das empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação.  

Isso porque, os consumidores estão migrando cada vez mais para o meio digital, devido aos seus inúmeros benefícios dentro das plataformas online. 

Assim, além de utilizar esse meio apenas como fonte de pesquisa e para a descoberta de novas marcas e produtos, eles têm usufruído desse canal para finalizar as compras com mais conforto e segurança.  

E isso pode ser percebido com os dados de 2019, que indicavam um crescimento 22,7% no e-commerce brasileiro. Um aumento que duplicou em 2020, fazendo com que as compras online chegassem a mais de 40% e se mantenha em evolução em 2021.  

 

Deste modo, a digitalização das ações comerciais se tornou imprescindível para fomentar o crescimento da marca, divulgar os produtos e serviços, para a construção da reputação da empresa e para a garantia de um crescimento contínuo e sustentável.  

 

Em conjunto com esses benefícios, o uso da internet e das redes sociais podem significar a: 

 

  • Redução de gastos desnecessários; 
  • Maior precisão nas análises de resultados sobre cada ação publicitária; 
  • Construção de um banco de dados mais completo e confiável; 
  • Aumento no engajamento com a persona; 
  • Desenvolvimento de autoridade de marca; 
  • Possibilidade de concorrer com empresas maiores, entre outros. 

Formas de se destacar no mercado digital  

Em meio ao aumento exponencial da concorrência, encontrar formas de se destacar no mercado digital e cultivar vantagens competitivas é de extrema importância. Por isso, é preciso criar estratégias e um plano de ação devidamente estruturado. 

Até porque, a falta de organização ou a realização de uma abordagem equivocada é capaz de custar a conquista dos clientes e até acabar provocando um impacto negativo nas finanças e na reputação da marca.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se destacar no mercado e conquistar mais vendas no e-commerce. 

  1. Invista no Marketing de Conteúdo 

O Marketing de Conteúdo é uma das vertentes do marketing digital que mais tem trazido efeitos positivos no aumento do número de vendas e na lucratividade das marcas. 

Para se ter uma ideia, de acordo com a Hubspot, as empresas que investem nesse tipo de publicidade atraem 67% mais leads do que as que não fazem esses conteúdos. 

Além disso, a produção digital é uma técnica que pode ser aprendida em cursos ead gestão financeira, pois é uma forma de reduzir os custos gastos com a divulgação da empresa, sendo um meio mais inteligente de investir os recursos financeiros disponíveis.  

E como os clientes acabam passando mais tempo na página da empresa – a produção de 13 conteúdos por mês equivale a 4,2 vezes mais visitas no site –, essas pessoas têm uma tendência maior de consumir na sua marca.  

  1. Faça estratégias de SEO 

Além da produção de conteúdo voltados para as mídias digitais, também é necessário que esse material esteja devidamente adaptado para que o algoritmo das plataformas de busca – como o Google ou o Yahoo Search – possam encontrá-lo com mais facilidade. 

Justamente por isso que o investimento no Search Engine Optimization (SEO) é tão necessário no marketing digital. 

Afinal, essa ferramenta auxiliará na melhora do rankeamento da sua página, fazendo com que o público consiga encontrá-la com mais facilidade.  

Para isso, é preciso integrar no conteúdo adaptações, como: 

  • Uso de palavras-chave efetivas; 
  • Adaptação das URLs – que sejam curtas e claras; 
  • Otimização de imagens; 
  • Títulos interessantes para os artigos; 
  • Construção de uma boa tag de Meta desciption; 
  • Investimento no uso de subtítulos, entre outros.

    Coloque o relacionamento com o cliente em primeiro lugar 

O aumento do acesso da população à ferramentas digitais, como os celulares e os tablets, tem feito com que todo o processo de compra seja alterado e a relação entre consumidor e empresa se torne ainda mais importante para as trocas comerciais.  

Isso é uma realidade para os negócios dos mais variados setores, estando presente desde os cursos de administração hospitalar ead, até em ações ativas nas micro ou pequenas empresas de todos os segmentos.

Isso porque, cada vez mais as pessoas estão procurando consumir em lojas que representam valores semelhantes aos seus. 

Da mesma maneira que também procuram por marcas que sejam capazes de corresponder às suas expectativas sobre qualidade, preço e atendimento.  

Desta forma, por meio da instauração de planos que visam estreitar o relacionamento com os clientes, as empresas são capazes de conhecer as característica deles, segmentando essas pessoas por preferências e garantindo o oferecimento de experiências únicas.  

Para que isso seja possível, é importante a contratação de profissionais formados no curso de gestão de recursos humanos, que sejam capazes de construir uma cultura organizacional voltada para a centralização do cliente em todas as ações da empresa.  

  1. Gerencie os processos e equipe 

A gestão de processos é um conjunto de atividades que visa o monitoramento e administração de todo o fluxo de trabalho, fazendo com que as atividades internas se alinhem com os objetivos estratégicos da companhia.  

Isso significa, administrar e integrar o serviço desempenhado por funcionários de diversos setores, certificando a efetividade dessas tarefas, a redução dos erros e a geração de melhores resultados de vendas e da fidelização de consumidores.  

Por isso, investir em profissionais especializados em gestão de recursos humanos o que estuda, é crucial para garantir a redução de custos e falhas operacionais, o aumento da produtividade e fazendo com que o crescimento sustentável seja mais possível. 

  1. Invista na automatização dos processos 

O uso de ferramentas tecnológicas para a automatização dos processos internos, tem se tornado cada vez mais essencial para a efetuação de uma boa gestão empresarial.

Não é à toa que este assunto seja tão abordado no curso de gestão financeira e de administração de negócios. 

Isso porque, essa estratégia comercial auxilia na otimização das tarefas e do tempo dos funcionários, aumenta a transparência em todas as ações, melhora a comunicação entre os setores e torna o atendimento mais aprimorado e qualificado.  

Afinal, os sistemas de gerenciamento comercial garantem a integração de diversos setores da empresa em uma única plataforma, fazendo com que a troca de informações sobre os clientes e produtos sejam acessíveis em todos os estágios funis de vendas.  

Este tipo de ação melhora a organização dos processos, elimina o retrabalho, possibilita a dedicação do tempo a ações de fato importantes e ainda melhora a probabilidade de conversão de novos leads ou de novas vendas.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.


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