Guest post: o que é e por que investir nessa estratégia?

Guest post: o que é e por que investir nessa estratégia?

Guest post é uma estratégia de produção de conteúdo entre dois parceiros, onde cada um publica o material produzido pelo outro. O objetivo é fortalecer o link building e trazer mais visibilidade aos parceiros.

Toda empresa precisa investir na produção de conteúdo inteligente e relevante para manter seus canais atualizados, como sites e blogs. Só que além de manter esses canais atualizados, produzir materiais de valor também tem outros objetivos.

Por meio deles, a empresa conquista credibilidade, a confiança dos consumidores, se posiciona como autoridade naquilo que faz e consegue aumentar o fluxo de visitantes em seus canais, de maneira orgânica.

Mas, assim como tudo na vida, a produção de materiais também exige criatividade e maneiras de inovar nessa estratégia, e uma das formas de fazer isso é por meio do guest post.

Ele mantém o nível dos conteúdos sempre elevado e a sua marca tem a chance de receber materiais escritos por empresas respeitadas em seu mercado e que oferecem produtos e serviços complementares aos seus.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de guest post e mostrar os benefícios trazidos por essa estratégia.

O que é guest post?

Guest post nada mais é do que um artigo escrito por um convidado ou um material criado por você e publicado no canal do parceiro.

Por exemplo, o dono de um blog pode convidar um profissional especialista em seu mercado de atuação, para escrever um conteúdo que será publicado como guest post.

É um erro acreditar que apenas o dono do site ou blog é quem pode escrever e publicar os textos e outros conteúdos.

Uma loja de persiana horizontal PVC sob medida pode convidar um designer de interiores para dar dicas de como usar o produto na decoração, dentre outras possibilidades, de maneira frequente e com qualidade.

É uma maneira de conseguir materiais inteligentes, de boa qualidade e que alcance um grande número de acessos.

É uma ação que também traz mais credibilidade, visto que fazer parcerias com especialistas também aumenta a aceitação por parte do público.

Na verdade, existem várias ações para uma empresa investir em guest post, tantas que ela se torna uma estratégia incomparável para a imagem do negócio.

Benefícios do guest post

Seu negócio tem acesso a inúmeros benefícios ao investir em guest post, pois mesmo que a princípio pareça um trabalho extra, na verdade, é a oportunidade de fazer com que os canais da sua empresa funcionem mais e melhor.

Empresas novas e antigas, dos mais variados segmentos, como uma imobiliária especializada em aluguel de sala de reunião por hora, precisam atrair tráfego e construir uma audiência.

O guest post ajuda nesse sentido, mas ele não para por aí, pois traz inúmeras outras vantagens para a organização, como:

Conquista autoridade no mercado

É possível escrever o nome do autor e da empresa ou apenas o nome da empresa, ao final de uma publicação no site, mas independentemente disso, acaba trazendo autoridade para o negócio.

Por isso, é altamente recomendável mencionar o nome do autor, principalmente se ele for o dono da outra empresa. Ele pode servir como bandeira do conteúdo e aumentar a sua divulgação.

Escrever materiais para outras empresas oferece credibilidade para a sua marca, pois ela surge como referência naquilo que faz, tanto que é convidada para publicar conteúdos em sites de terceiros.

Atrai novas parcerias

Fazer guest post é uma forma de abrir espaço para relações e parcerias mais profundas. Um exemplo disso é o co-marketing, que consiste na produção de materiais ricos, dos mais variados tipos, como:

  • Ferramentas;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Podcast.

A parceria pode se fortalecer ao ponto de as empresas poderem organizar um evento juntas e alcançarem novos horizontes.

Melhora o posicionamento nas pesquisas

Em sua estação de trabalho home office, o profissional de marketing investe em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para fazer a marca aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

O Google, maior buscador do mundo, está sempre atento ao conteúdo dos sites, pois prioriza plataformas que possam satisfazer as intenções de busca dos usuários.

Uma das formas de avaliar esse critério é observar sinais de confiança, como no caso dos backlinks, que são links de outros sites que apontam para o portal da sua empresa.

Isso é importante para o Google porque ele percebe que outros sites de confiança recomendam o seu, e isso é um sinal de que sua plataforma oferece materiais confiáveis para os padrões de outras empresas.

Impulsiona produtos e serviços

Um fabricante de equipamentos usados por um veterinário especialista em nefrologia pode criar expectativas sobre o lançamento de um novo produto, e isso já é uma razão para investir em guest post.

Quando uma empresa vai lançar uma solução nova no mercado, costuma criar uma landing page para captar e-mails de seus leads.

Os visitantes podem ser direcionados para essa página, logo depois de consumirem um conteúdo, para que recebam informações sobre o novo lançamento, e elas podem ser oferecidas em troca do preenchimento de um formulário.

Estimula a criatividade

A criatividade é um elemento muito importante quando se trata de marketing digital, principalmente por conta da produção de conteúdo de qualidade.

Quando a empresa tem a capacidade de escrever sobre diferentes temas, mesmo que eles não estejam diretamente relacionados ao seu nicho de atuação, para blogs e canais diferentes, acaba encontrando maneiras de contar histórias.

Essa facilidade gera impactos positivos na estratégia interna do conteúdo, motivando formatos, aumentando a frequência das publicações e variando o tipo de linguagem usada.

As empresas de portaria e controlador de acesso podem usar esses materiais como inspiração para suas decisões estratégicas, durante a criação de novos produtos e até como forma de evoluir o atendimento ao cliente.

Atrai tráfego para o site

As empresas precisam atrair tráfego para o site, pois isso ajuda a aumentar a taxa de conversão. Quando o negócio tem como base o mercado digital, como no caso das plataformas e-commerce, é crucial atrair pessoas interessadas.

Se esse tipo de empresa pública post em canais de parceiros, principalmente aqueles que são referência no mercado, consegue atrair público qualificado para os seus canais.

Ao fazer isso, o objetivo é despertar o interesse das pessoas para que elas queiram saber mais sobre a marca, seus produtos e serviços.

Junto com a publicação existe um link que direciona o visitante para o site de destino, construindo a oportunidade de levar o negócio ao conhecimento de mais pessoas.

Aumenta a audiência

Se um escritório de arquitetura escrever um texto sobre projeto de compensação ambiental para um blog diferente, consegue alcançar uma audiência maior, feita por pessoas que, muitas vezes, não conheciam o negócio.

O objetivo é planejar um guest post para escrever artigos para plataformas que possuem um público similar, mas que não são concorrentes diretos.

Uma academia pode ter uma quantidade maior de visitantes se um nutricionista escrever conteúdos para ela, assim como uma loja de móveis pode aumentar o número de visitas ao fazer uma parceria com um designer de interiores.

Aumenta a lista de e-mail

Assim como no caso de uma empresa de jardinagem, o blog de uma organização já tem uma newsletter. Quando novos leitores são atraídos para determinado conteúdo, as chances de aumentar a lista de e-mails são maiores.

Para melhorar ainda mais esse trabalho, uma dica é destacar a lista em locais estratégicos, como no fim das publicações ou na barra lateral.

Melhora a produção de conteúdo

Quando você escreve para uma audiência diferente, precisa seguir diretrizes editoriais diferentes também, o que aumenta a habilidade de produzir conteúdos.

A persona pode até ser similar, pois cada blog possui sua identidade e usa um tipo de linguagem que precisa ser respeitado durante a produção de guest post.

Quando estiver escrevendo artigos com temas variados, uma escola infantil período integral desenvolve a habilidade de contar histórias de várias formas e entregar valor constantemente.

Em outras palavras, trata-se de um verdadeiro crescimento pessoal e profissional, que se fortalece a cada novo conteúdo criado.

Considerações finais

Resumindo, o guest post também aumenta o alcance da marca nas redes sociais, tendo em vista que essas plataformas são excelentes para promover os conteúdos.

Quando eles são compartilhados nesses sites, além da sua empresa, a empresa parceira também será divulgada.

Isso acontece nos mais variados canais porque essa estratégia é inteligente e ao mesmo tempo muito simples. Tudo o que você precisa fazer é formar uma parceria com uma empresa de confiança e que ofereça algo complementar à sua solução.

Com isso, sua empresa terá acesso a todas as vantagens que mostramos ao longo deste conteúdo e conquistar o mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 


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