Hábitos do dia a dia que previnem as cáries

Hábitos do dia a dia que previnem as cáries

As cáries são verdadeiras vilãs da saúde bucal e podem assoprar qualquer pessoa ao mínimo descuido da higiene da boca. 

Isso acontece porque, naturalmente, a boca apresenta bactérias que devem ser controladas para que não desenvolvam problemas à saúde bucal. 

Dessa forma, ao mínimo descuido, além das cáries, ainda é possível sofrer com mais desdobramentos dessa doença, como a coloração mais amarelada dos dentes, o que afeta a estética do sorriso, fora o surgimento de problemas na gengiva, como a gengivite. 

Dessa maneira, de acordo com diversos dentista especializado em canal, todo cuidado com o sorriso é pouco, independente da sua idade. 

Pensando nisso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre cuidados para prevenir o surgimento das cáries e ter uma saúde bucal forte para toda a vida.

O que é cárie dental?

Para quem não sabe, a cárie dental nada mais é do que uma doença bucal que acontece em qualquer idade, inclusive em dentes decíduos, ou de leite, como são popularmente conhecidos. 

Em suma, a cárie se desenvolve devido a bactérias que atuam na boca e que acabam se fortalecendo através de nutrientes que são encontrados em restos de alimentos que ficam nos dentes, principalmente quando há falta de uma higiene bucal adequada. 

Dessa forma, durante a atuação dessas bactérias elas acabam liberando um ácido, que por sua vez corrói o esmalte dentário. 

Desse modo, isso faz com que as bactérias se locomovam cada vez mais para dentro dos dentes, fazendo com que o paciente precise buscar por um dentista infantil 24 horas.

Quais são os sintomas da cárie dentária?

Uma vez que a cárie se desenvolve em seus dentes, é necessário prestar atenção em seus sintomas para que possa realizar o tratamento enquanto todo o problema está em seu estágio inicial. 

Uma vez que quanto mais avançado esse problema fica, mais estragos ele causa. 

Vale lembrar que, quando a cárie acaba crescendo de forma desenfreada, sem o tratamento adequado. 

Portanto, o paciente pode acabar tendo que passar por uma extração, que por sua vez necessitará de recursos como implantes através de uma clínica de implante dentário, por exemplo. 

Desse modo, confira a seguir alguns dos principais sintomas de um paciente que acaba desenvolvendo cáries em seus dentes: 

  • Dores de dente (principalmente ao mastigar);
  • Sensibilidade ao consumir bebidas e alimentos doces, quentes ou gelados;
  • Surgimento de pequenos furos escuros nos dentes;
  • Mau hálito;
  • Gengiva dolorida e inchada.

Agora, que foi possível verificar cada um desses pontos, é preciso saber algumas formas de prevenção.

Quais os hábitos para prevenir cáries dentária?

Uma vez que foi possível entender o perigo apresentado pelo surgimento das cáries, é necessário saber que existem formas de evitar esse problema. 

Desse modo, basta fazer ações preventivas que fazem total diferença, não só para evitar esse problema, como para evitar várias outras doenças bucais. 

  1. Higiene bucal

O primeiro passo é cuidar da limpeza de seus dentes. Isso porque, além da boa escovação acabar com os restos de alimento presentes neles, ela também é responsável por limpar até mesmo o excesso de bactérias que estão na boca. 

Portanto, vale lembrar que a recomendação dos especialistas, como por exemplo o dentista para canal, é que a limpeza do dente deve ser realizada com a escovação adequada, no mínimo três vezes ao dia, de preferência sempre após as refeições, com o uso do fio dental. 

  1. Alimentação

Além da escovação, outra questão que deve ser frisada é uma boa alimentação, principalmente quando o assunto é ingestão de comidas ricas em nutrientes e componentes como o cálcio, que são essenciais para fortalecer a saúde bucal. 

Além disso, alimentos ricos em açúcar e carboidratos devem ser retirados de sua dieta ou diminuídos drasticamente, uma vez que estes favorecem o surgimento de cáries. 

  1. Visita regular ao dentista

Por último, mas não menos importante, outra coisa muito importante é a visita regular a um especialista dentista. 

Uma vez que mesmo tomando todos os cuidados do mundo, ainda sim, é necessário o olhar de um especialista para avaliações de rotina e o tratamento precoce, caso seja identificado algum sinal de problema. 

Vale lembrar que as cáries também são comuns na infância, principalmente porque essa é uma época em que os pais acreditam que o dentista de criança é dispensável, uma vez que aqueles dentes vão cair e ser substituídos. 

De modo geral, não deixe de levar o seu filho para uma avaliação. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.