Importância da inovação de TI

11/29/2021 Por companiaweb

Especialmente devido à pandemia de coronavírus, passamos a enxergar a tecnologia com outros olhos: o que antes, para muitas empresas, era uma complementação da realidade, atualmente, passou a ser por si só o que sustenta toda a companhia.

Nesse contexto, acompanhar inovação de TI foi muito importante para que nós, em sociedade, fossemos capazes de superar os novos desafios trazidos pelo home office.

Além disso, as inovações tecnológicas de suporte de TI também têm capacidade de representar muita coisa para uma empresa. 

Por exemplo, redução dos custos, aumento na agilidade para tomar decisões importantes, ampliação na comunicação entre os setores de uma empresa, otimização nos processos, aumento de produtividade dos funcionários, redução de custos e mais.

Redução de custos

Apesar de ser contra intuitivo para muita gente pensar que “gastar” com uma nova tecnologia pode trazer redução de gastos, saiba que isso pode acontecer a longo prazo. 

Isso porque, normalmente, avanços tecnológicos diminuem o tempo gasto para fazer as tarefas do dia a dia e também fazem com que seja necessária uma menor quantidade de mão de obra. Sendo assim, isso representa lucro.

Aumento da produtividade

Com uma tecnologia alinhada com o que a sua empresa precisa, com certeza a produtividade dela vai aumentar e isso é simples de se analisar:

 

  1. Os funcionários vão diminuir o tempo que perdem com pequenos problemas;
  2. Muitas das funções passam a ser automatizadas;
  3. Existem softwares para tudo;
  4. E mais;

Como fazer investimento na inovação de TI?

Em um primeiro momento, pode parecer muito difícil ter que fazer com que sua empresa inove na área de TI por não saber como fazer isso. 

 

No entanto, se você tem interesse em fazer investimento na área de TI para a sua empresa, existem diversas coisas que podem ser feitas com esse intuito. Por exemplo, abaixo, trouxemos uma lista para te dar dicas sobre como isso funciona, confira.

Estimule que o ambiente de trabalho esteja aberto às novas tecnologias

Se você quer que o seu ambiente de trabalho seja inovador e esteja sempre a par com as tecnologias que estão surgindo ao longo dos anos, então você precisa fazer com que a política da empresa seja de investimento em inovação. 

 

Para isso, é preciso que principalmente as pessoas que mandam na empresa e as lideranças estejam sempre buscando implementar um tipo de pensamento que prega que a eficiência da empresa.

 

Pode ser maior se todo mundo abraçar a tecnologia, assim, os funcionários da empresa também vão aceitar com mais facilidade que a tecnologia pode ser benéfica para o dia a dia e para a produtividade.

Convide todos para fazer parte dessa inovação

Para fazer com que a inovação seja parte da cultura da empresa, mais do que fazer com que as pessoas que mandam na companhia estejam abertas para comprar a tecnologia, também é preciso convencer os funcionários de que a TI pode facilitar a vida de todo mundo, aumentar a produtividade e fazer com que a empresa cresça. 

 

Assim, caso seja adotada uma nova tecnologia, ela será incorporada de forma fácil.

Por isso, é muito importante evitar que os funcionários caiam na cultura de “Sempre foi assim, não há porque mudar”. 

 

Isso porque muita gente se acomoda fazendo o tipo de trabalho que está fazendo da forma que está fazendo e, sendo assim, é natural que haja um certo receio todas as vezes que a empresa propor uma mudança. Nesse contexto, para fazer com que a inovação seja bem aceita, você pode:

 

  • Faça com que os funcionários sejam parte da inovação;
  • Trace, em conjunto com os funcionários, as metas e os objetivos por trás da implementação de uma nova tecnologia;
  • Transforme o TI em um desafio;
  • Ouça as ideias inovadoras que os seus funcionários trouxerem e recompense elas;
  • Faça uma capacitação com seus funcionários;
  • Implemente ferramentas tais como design thinking, brainstorming, benchmarking e outras;

Tente estar em dia com as tendências que o mercado tecnológico proporciona

Sabemos que é difícil acompanhar o mercado de tecnologia, pois diariamente são lançados diversos produtos que prometem te ajudar a melhorar a sua vida em vários aspectos. 

No entanto, se você conseguir pelo menos manter a atualização dos produtos que você já tem (seja um software, um aparelho ou qualquer outra coisa do tipo) então já vai sair na frente em vários aspectos.

Treine a sua equipe

Ter em mãos tudo o que há de melhor no mundo tecnológico é ótimo, mas ter uma equipe que sabe tirar o melhor proveito do que o equipamento tem a oferecer pode ser melhor ainda. 

 

Por esse motivo, ofereça treinamentos e capacitações para os seus funcionários, assim, você vai poder extrair ao máximo tudo o que as novas tecnologias podem te oferecer.

Esteja atento aos fornecedores de tecnologia que você contrata

Hoje em dia, qualquer centavo a mais e qualquer minuto a menos já fazem total a diferença na vida de uma empresa. 

 

Por esse motivo, é importante que você busque sempre por empresas que sejam capazes de te oferecer o melhor custo benefício nos produtos que comercializam, por exemplo, descontos sempre que você precisar, suporte de qualidade quando o equipamento ou software não estiver funcionando e mais.

 

Nesse contexto, lembre-se de que o preço do produto nem sempre é tudo, pois, muitas das vezes, o barato pode sair caro. 

 

Sendo assim, busque por uma empresa que tenha uma boa reputação, que seja capaz de te ajudar, que tenha um serviço de atendimento ao consumidor que esteja disponível quando você precisar e que seja capaz de resolver o seu problema de forma rápida.

Se preferir, contrate uma consultoria de tecnologia

Fazer tudo isso que está nesta lista pode ser uma atividade difícil, especialmente se você possuir outras atribuições na empresa. 

 

Sendo assim, com o intuito de facilitar a sua vida e ainda de dar um tratamento mais profissional para a área tecnológica da sua empresa, você pode contratar uma consultoria especializada no assunto para que ela possa te guiar na implementação de novas tecnologias que podem te proporcionar economia e produtividade.