Importância do marketing digital na era digital

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Para que qualquer tipo de negócio alcance o sucesso é o marketing digital. Contudo, nos dias de hoje, quando pensamos nessa estratégia, logo nos lembramos da internet.

Isso é natural, tendo em vista que o marketing digital se tornou o principal recurso para divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Entretanto, o marketing tradicional continua sendo uma alternativa que traz resultados.

Independentemente de qual seja a escolha da sua marca, ele é necessário para conquistar e manter clientes, portanto, o marketing tradicional ganhou um aliado no mundo digital.

As estratégias tradicionais são veiculadas em canais offline, como a televisão, o rádio, jornais, revistas, entre outros. Mas as estratégias digitais fazem uso de plataformas como as redes sociais, sites, blogs, dentre outros meios.

Pode parecer que a única diferença entre esses dois conceitos é que um está dentro da internet e outro está fora dela. A verdade é que essa definição é apenas a ponta do iceberg, uma vez que as particularidades vão um pouco mais além.

O ideal é trabalhar os dois modelos em conjunto porque um complementa o outro. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre as diferenças entre o marketing tradicional e o digital, além de explorar os benefícios do marketing feito online. Acompanhe!

Diferenças entre marketing tradicional e o digital

O marketing digital e o marketing tradicional, apesar de se complementarem, possuem uma série de diferenças entre si, e as que mais se destacam são:

  • Relacionamento entre marca e cliente;
  • Análise de resultados;
  • Investimento necessário;
  • Linguagem utilizada;
  • Alcance das ações;
  • Estratégias de segmentação.

A internet possibilita a interação entre as marcas e os consumidores. Por exemplo, ao ler um estudo hidrogeológico publicado por uma empresa, o leitor pode enviar a sua opinião, fazer elogios, compartilhar o material, entre outras possibilidades.

É papel das organizações responder e se posicionar sobre essas ações, em todos os canais digitais usados pela marca.

Nos meios tradicionais, por sua vez, é mais difícil interagir e se relacionar com o público. Antigamente, quando as empresas tinham apenas as estratégias offline, precisavam disponibilizar canais de atendimento exclusivos para ter contato com as pessoas.

Os canais de atendimento continuam sendo essenciais, mas as marcas possuem outros pontos de contato com sua audiência, proporcionados pela internet.

A mensuração dos resultados das estratégias online é muito diferente do modo como as estratégias fora da internet são mensuradas.

Ao fazer propagandas offline, a marca consegue calcular a audiência de um comercial exibido na TV ou no rádio. Também é possível estimar quantas pessoas leram um anúncio em uma revista, tendo como base os assinantes ou o número de vendas.

Por outro lado, as campanhas realizadas por um fabricante de carimbo médico personalizado na web podem ser mensuradas, por meio de ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Insights.

São recursos que mostram a quantidade de curtidas e compartilhamentos das publicações, além da quantidade de visualizações, bem como os resultados obtidos por meio dos anúncios.

Sabe-se que os custos necessários para criar campanhas nos meios tradicionais, principalmente na TV e no rádio, são um pouco mais altos, entretanto, os resultados são gratificantes.

Sem falar no fato de que algumas empresas precisam trabalhar com os meios tradicionais, tendo em vista as características de seu público, como no caso dos idosos.

Por outro lado, a internet traz mais flexibilidade nas estratégias em seus canais. Por exemplo, os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa do Google não precisam de fatores extras de produção, o que os tornam mais baratos.

As métricas são as ferramentas usadas para calcular o valor dos recursos que devem ser empregados, para que a empresa alcance seus objetivos. Mas não se pode esquecer de que o sucesso da campanha depende um pouco do público.

Se a audiência da marca não está engajada, dificilmente ela vai obter resultados positivos. Contudo, também existem ações que ajudam a melhorar o engajamento do público-alvo, o que garante melhoria nos resultados.

Nesse cenário, um fabricante de armário de medicamentos vai utilizar linguagens distintas e específicas para o marketing digital e o marketing tradicional.

Logo, o tom de voz empregado em um texto ou anúncio de jornal impresso é diferente da linguagem usada em uma publicação na internet, tendo em vista que o perfil do público diverge bastante.

Principais características dos conteúdos em marketing

Uma característica dos conteúdos digitais é que eles costumam utilizar uma linguagem mais leve, objetiva, inovadora e até mesmo com características mais humorísticas.

Isso acontece porque é uma forma de comunicação mais direta e com estratégias muito mais segmentadas.

Assim, ao investir em marketing tradicional, um distribuidor de mantas microfibra, deve levar em conta a quantidade de assinantes ou o número de telespectadores de determinada emissora de TV.

Esse tipo de análise garante a escolha do veículo correto, o que por fim beneficia o alcance das ações. No que diz respeito às estratégias digitais, mesmo que tudo seja direcionado a um público específico, as campanhas podem impactar muitas pessoas.

A marca pode compartilhar o mesmo conteúdo em diferentes canais, sem falar no fato de que tudo o que é criado, principalmente as estratégias orgânicas, ficam disponíveis pelo tempo que a empresa desejar.

Quando a companhia cria propagandas para a TV, faz panfletagem, anuncia no rádio o espalha outdoors pela cidade, cada uma dessas práticas é consumida por pessoas dos mais diferentes tipos.

Isso requer um estudo aprofundado em relação às características da audiência. Caso contrário, a marca se perde em meio às suas ações por não conseguir impactar o público certo.

O marketing digital traz uma proposta diferente para a segmentação de público, já que as ferramentas de mensuração ajudam a planejar os anúncios e a divulgar os conteúdos, tendo como base as características do público-alvo.

Isso quer dizer que ao utilizar as estratégias digitais, uma empresa de portaria consegue segmentar muito melhor a audiência.

Conheça as vantagens do marketing digital

O marketing digital é um fator essencial para os negócios por conta das vantagens que traz, e dentre as que mais se destacam, estão:

1 – Campanhas flexíveis

Uma característica intrínseca do marketing digital é a possibilidade de otimizar as campanhas. A marca tem mais facilidade para mensurar os resultados e segmentar seu público, além de poder produzir peças diferentes.

Elas podem contar com apelos específicos e impactar as pessoas que têm mais chances de se interessar pelos produtos e/ou serviços. Tudo isso faz com que o retorno sobre os investimentos (ROI) melhore consideravelmente.

2 – Ampla exposição da marca

Para trabalhar com marketing digital, uma empresa de rede de proteção para playground pode utilizar diferentes estratégias, como as redes sociais, links patrocinados, SEO (Search Engine Optimization), entre outras.

Cada uma delas possibilita que a companhia esteja mais próxima de seus clientes. Quanto mais exposta ela estiver, mais vai influenciar a decisão de compra dos consumidores, pois estará fixa na memória deles.

3 – Mais autoridade de marca

O objetivo das estratégias de marketing digital é construir a presença da empresa na internet, o que acaba por fortalecer sua autoridade de marca.

Uma das ações voltadas para isso é a criação de conteúdos exclusivos e de valor, que falam sobre assuntos do interesse do público e que ajudam a resolver determinado problema ou necessidade.

Quando cria esse tipo de conteúdo, uma confecção de uniforme administrativo feminino aplica as estratégias de otimização de páginas.

Assim, elas mostram para o Google que o material e a página onde ele está sendo veiculado se encaixam às exigências do buscador, além de oferecerem a melhor resposta para determinada pesquisa.

4 – Fácil mensuração dos resultados

O marketing digital traz resultados mais interessantes porque ele precisa ser devidamente planejado, e todo esse planejamento precisa ser documentado.

Com essa ação, a empresa cria um histórico que ajuda a analisar as medidas tomadas e o que precisa ser aperfeiçoado ao longo do caminho.

Existem ferramentas que devem ser utilizadas para obter todas as informações em relação aos resultados, e além de ser fácil fazer essa mensuração, ela possibilita o ajuste instantâneo das técnicas, o que reduz a perda de tempo e dinheiro.

5 – Mais proximidade com o público

Algumas estratégias, como participar de um evento para expor os produtos e serviços em um balcão promocional, ajudam a aproximar a marca de seu público. A mesma situação se aplica às técnicas de marketing digital.

Os canais da web trouxeram novas oportunidades de interação com as pessoas, a exemplo das redes sociais, que facilitam o atendimento ao cliente e promovem as soluções de maneira leve e amigável.

Tais recursos digitais oferecem abordagem adequada, para os momentos mais propícios a falar com os consumidores. Tudo isso faz com que a empresa esteja cada vez mais perto das pessoas.

Conclusão

O marketing tradicional e o marketing digital se complementam, afinal, eles permitem que a marca esteja dentro e fora da internet, falando com diferentes tipos de audiência.

Só que apesar dessa integração, é inegável a importância que o marketing digital tem nos dias de hoje, tendo em vista que estamos inseridos na era digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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