Importância do marketing para pequenas empresas

Importância do marketing para pequenas empresas

As estratégias de marketing são essenciais para qualquer tipo de negócio, principalmente, quando falamos de marketing digital, pois estar conectado é fundamental para o desenvolvimento dos negócios.

Anos atrás, fazer marketing pela internet era visto apenas como uma tendência, mas hoje em dia, suas práticas se tornaram uma necessidade.

Para se ter uma ideia, 90% das pessoas usam a internet para pesquisar assuntos relacionados a produtos e serviços que estão pensando em comprar. A marca que não está presente na web, acaba perdendo oportunidades de vendas.

Para os pequenos negócios, investir nessas estratégias é ainda mais importante, uma vez que 51% dos usuários descobrem um negócio local fazendo pesquisas.

Assim como a internet está facilitando o caminho para quem procura uma boa solução, ela abre as portas para que as pequenas empresas possam levar essas soluções às pessoas.

Só que para obter bons resultados com as estratégias da internet, é muito importante ser paciente e oferecer conteúdos de qualidade, pelos mais diferentes canais, como redes sociais, site, e-mail, dentre outros.

Portanto, vamos explicar a importância do marketing para pequenas empresas e mostrar os benefícios trazidos por ele.

Importância do marketing para pequenas empresas

O marketing para pequenas empresas funciona como um componente para que ela alcance os resultados que deseja e tenha sucesso. Suas estratégias são cruciais para qualquer marca que queira ir mais longe.

É fato que os pequenos negócios encaram desafios muito grandes, afinal, não dispõem dos mesmos recursos que as empresas maiores. 

Ademais, o próprio empreendedor costuma ser o responsável pelas estratégias de marketing.

Além de assumir o balcão de venda, donos de pequenos negócios precisam arcar com várias outras tarefas. 

Cerca de 47% deles também encaram os desafios de estabelecer uma boa estratégia de marketing digital.

Mesmo que seja desafiante, é possível criar uma estratégia inteligente e eficaz, que vai ajudar o negócio alcançar seus objetivos e crescer.

É muito comum ver pequenos empreendedores que investem apenas na publicidade offline, mas ela não é o único veículo de comunicação como seu público.

A verdade é que os pequenos negócios precisam abraçar as estratégias digitais, construir uma boa presença online e assim maximizar suas vendas.

A internet oferece uma grande variedade de ferramentas digitais, que permitem até mesmo conhecer um público que antes o gestor não fazia ideia que existia.

Só que o marketing digital é muito dinâmico e muda constantemente, portanto, enquanto hoje determinada estratégia faz sentido, amanhã ela pode ser substituída por uma nova opção.

É por essa razão que uma empresa de instalação de catracas de acesso, assim como as pequenas organizações, precisam ser flexíveis e resilientes, pois é isso que fará com que sejam bem-sucedidas.

Estratégias de marketing digital para os pequenos negócios

Antes de mostrar as vantagens das ações digitais, é interessante mostrar quais são elas, uma vez que os pequenos empreendedores costumam ser mais ambiciosos e sonham grande.

Esse tipo de marketing precisa de planejamento e cautela, além de conhecimento sobre as principais estratégias.

Antes de colocar a mão na massa e escolher o que vai fazer, é necessário saber um pouco mais sobre o que pode ser feito, e dentre as principais ações estão:

Funil de vendas

A internet mudou muito a relação de consumo e fez com que os consumidores passassem por uma jornada, antes de comprar qualquer produto ou serviço. Para compreendê-la, a empresa precisa trabalhar com o funil de vendas.

Ele engloba desde o primeiro contato do cliente com a marca até o fechamento do negócio. 

O funil, também conhecido como pipeline, é dividido em 3 etapas, que são topo, meio e fundo de funil.

No topo do funil, uma empresa de crachá de identificação funcional deve mostrar para o usuário que ele tem um problema. No meio do funil, ele já reconhece sua demanda e busca uma solução.

Por fim, no fundo do funil, já sabe qual é a solução e considera algumas marcas para ajudar a solucioná-lo.

Marketing de conteúdo

Para trabalhar com o funil de vendas, as empresas precisam investir em marketing de conteúdo, que visa a criação de materiais ricos e relevantes, que levam informação de qualidade para os consumidores.

Além de serem usados no funil de vendas, esses conteúdos também ajudam a posicionar bem a marca nos motores de busca e a engajar o seu público. 

Eles podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Os materiais devem sanar as dúvidas da persona e atrair os clientes em potencial. Mas, para escrevê-los, primeiro é necessário conhecer a persona.

Criar a persona da marca

A persona é um personagem semi fictício, que representa as características do cliente ideal do negócio, e todas as estratégias de marketing digital devem ser direcionadas a ela.

Para criar a persona, um fabricante de impressoras para impressão de boleto deve fazer pesquisas junto aos seus clientes, e assim reunir características em comum.

Essas informações dizem respeito à idade, estado civil, profissão, nível de formação, gênero, problemas, desafios, hobbies, dentre outros.

Escolher boas palavras-chave

Se você sabe quem é a persona do seu negócio, então saberá quais termos ela utiliza para fazer pesquisas relacionadas aos seus produtos ou serviços.

As palavras-chaves são esses termos, e depois de definidas, deve fazer parte dos conteúdos que serão utilizados para atravessar o lead pelo funil de vendas.

É dessa forma que os pequenos negócios têm acesso a todas as vantagens trazidas pelo marketing digital.

Benefícios do marketing digital para os pequenos negócios

O marketing digital traz muitos benefícios para os pequenos negócios. Um deles é que suas estratégias são fáceis de mensurar. 

A mensuração permite que uma fábrica de camisetas lisas identifique as ações que funcionam ou não.

Isso torna o planejamento mais assertivo e evita que a marca invista em estratégias que não dão resultados e que desperdiçam o tempo e o dinheiro do empreendedor.

Outro benefício é a segmentação, em outras palavras, a possibilidade de dividir o público em vários segmentos, levando em conta suas características.

A vantagem da segmentação é que cada ação de marketing digital vai se comunicar com a pessoa certa e no momento mais oportuno, sem ser intrusiva.

Lembre-se de que os clientes em potencial podem se encontrar em diferentes momentos, como no caso daqueles que ainda não conhecem as soluções oferecidas ou daqueles que já estão em processo de compra.

Uma clínica de sessões de acupuntura encontra maneiras de atrair o público gratuitamente, como no caso das estratégias orgânicas, que otimizam as páginas e os conteúdos, para que eles apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Os e-mails e anúncios nas redes sociais também potencializam a atração de clientes, o que aumenta as chances de vendas.

O marketing de conteúdo ajuda a construir uma presença positiva e de autoridade na web, e os materiais ficam disponíveis enquanto a empresa quiser. Mesmo que exista um investimento inicial, as estratégias orgânicas são muito mais duráveis.

Para um fabricante de terminal elétrico, o marketing digital também é uma forma de gerar audiência. 

Ao promover materiais relevantes, o negócio constrói uma base de e-mails cadastrados, seguidores nas redes sociais, assinantes do blog, entre outros.

Esses contatos podem ser considerados um ativo para as estratégias de marketing, pois além de consumidores, eles formam a audiência da marca. Ao longo do tempo, isso faz com que o negócio se torne uma referência em seu segmento.

Por fim, o marketing digital possui excelente custo-benefício, principalmente, se comparado às estratégias de marketing tradicional.

Todas as ações são segmentadas e direcionadas porque existe um planejamento por trás, que por sua vez envolve a produção de conteúdos inteligentes e relevantes para determinado público-alvo.

Esse conjunto de práticas é o que faz com que o marketing digital seja um investimento mais acessível para os pequenos negócios.

Ao aliar ideias inteligentes e recursos com boas ferramentas, uma empresa de aluguel de ônibus para passeio consegue obter muito mais retornos do que simplesmente imprimir alguns folders para distribuir.

Os empreendedores também podem optar por trabalhar com softwares de automação, que facilitam todo o conjunto de trabalho e ajudam a alcançar os objetivos da marca.

Conclusão

Portanto, o marketing digital veio para ficar e até que exista algo mais potente do que a internet, ele vai continuar sendo a principal maneira de divulgar marcas, produtos e serviços.

Não dá nem para imaginar algo que substitua a internet, portanto, investir nessa prática é acompanhar as tendências dos próximos anos.

Por meio de estratégias simples, como as que vimos ao longo deste artigo, os pequenos negócios têm muitas chances de crescer no mercado em que atuam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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