Inteligência Artificial no marketing digital: saiba como utilizar

Inteligência Artificial no marketing digital: saiba como utilizar

O rápido acesso à informação ocasionou na criação de ferramentas inteligentes, como a Inteligência Artificial ou IA.

A aceleração digital revolucionou a maneira de comportamento no mercado tanto para as empresas quanto para os consumidores. 

Quando utilizamos o termo IA é comum que seja transmitido um tom futurista no diálogo, dando a sensação que nos remetemos a robôs que têm atividades dedicadas exclusivamente para apoiar os humanos, como tarefas domésticas.

No entanto, pouco se sabe que com o avanço tecnológico lidamos diariamente com as IAs, seja com o reconhecimento facial em aparelhos celulares ou até mesmo a realizar compras na internet.

Ao pesquisar por cadeira escritório simples quando se tem a intenção de renovar seu espaço de home-office, com o apoio das estratégias de marketing encontramos aquilo que estava sendo buscado com o uso dos algoritmos.

Considerando que aconteceu uma desistência de compra, ainda assim é possível recebermos propagandas, comunicações e anúncios do produto pesquisado. 

Este processo acontece pois por meio da inteligência artificial as empresas adotam seus mecanismos.

O cenário atual tem sido favorável para a aplicação do marketing digital, que pode ser compreendido como estratégias voltadas para negócios de produtos e serviços e sua alavancagem na internet.

Mas, afinal, será que é correto considerar a inteligência artificial como um braço do marketing digital?

Internet: novo ambiente dos negócios

Não é segredo que o marketing tem reagido às mudanças do mercado e as empresas estão constantemente buscando inovar em conformidade com os avanços tecnológicos, com os mais variados motivos, desde reduzir custos ou apresentar vantagens competitivas.

O marketing digital veio não só para revolucionar a forma de relacionamento entre clientes e empresas, mas também para facilitar a transmissão da mensagem entre interlocutor e receptor. Essa mensagem então tem um único objetivo: ser convertida em negócios.

É verdade que quanto mais estruturadas as etapas de negociação mais assertivas serão as conversões. 

No marketing digital inclusive devem ser consideradas estratégias que possibilitem acelerar a jornada, estando a frente da concorrência.

Com isso, a captação de dados é a principal aliada do marketing digital para a estruturação de processos e consequentemente a inteligência artificial é a ferramenta para que isso ocorra.

Na prática a funcionalidade deste processo acontece de forma natural e o intuito é transparecer de fato essa naturalidade. 

Uma clínica de estética faz o uso do marketing online para fazer negócios, contando com a captação de dados para isso.

Sabendo o quanto procedimentos estéticos são de interesse de seu público-alvo foi criada a estratégia de criar conteúdos afim de indiretamente chamar atenção de potenciais clientes, neste caso pacientes, para a clínica.

Com isso, a clínica pode optar pela publicação de artigo em site, redes sociais ou blogs dentro de um tema destaque como a harmonização facial feminina. O papel da inteligência artificial nessa etapa é fundamental.

O papel da inteligência artificial acontece na promoção do artigo na internet, com a estratégia de marketing de conteúdo ou ainda para aproximar o potencial cliente de sua marca. 

Mercado adaptado

Com a evolução tecnológica a população como um todo se voltou para o meio digital, diferentemente da concepção antiga quando se resumia a internet para lojas virtuais ou serviços específicos, hoje há o entendimento que tais estratégias se aplicam para todos.

Contemplando grandes empresas e microempreendedores individuais, o meio digital pode ser personalizado de acordo com o tamanho e objetivos de seu negócio.

Gráficas podem contar com a inteligência artificial para anunciar a execução de serviços como cartão de visita confeitaria após identificar a quantidade de potenciais clientes para tal segmento com o apoio de relatórios e captação de dados.

Por outro lado, grandes empresas podem fazer frente a ampla concorrência com informações chave extraídas com a ajuda de ferramentas de inteligência. Novas tendências podem ser criadas no escopo de produtos e serviços.

Um bom exemplo desse cenário é a criação de soluções em nuvem, tendência que gerou a digitalização de documentos de forma geral e proporcionou para as empresas a redução de custos com soluções como aluguel de maquina de xerox.

A versatilidade do marketing digital é seu diferencial, afinal se pode usar as estratégias alinhadas com os objetivos de sua marca e as ferramentas são acessíveis para as mais variadas frentes de negócio.

Novas tendências

Se analisadas as negociações podemos entender qual a estrutura utilizada pela equipe comercial e qual seu objetivo ao abordar um lead

Tais fatores impactam diretamente no funil de vendas e na experiência do cliente, esse último deve ser constantemente aprimorado uma vez que o cliente é o elemento primordial de qualquer negócio.

Determinada assistência técnica tem enfrentado dificuldades em suas taxas de conversão em decorrência da concorrência local. 

Por isso, ficou definido que o marketing digital seria o meio para que se construísse um novo cenário.

Ao mapear sua concorrência ficou notória o quão rasa a experiência do cliente estava, logo, esse foi o fator que optou em mudar o cenário, isto é, a assistência técnica decidiu aprimorar em seu negócio a experiência de seus clientes.

Dentro da experiência do cliente devem ser considerados:

  • Qualidade no atendimento;
  • Tempo de entrega do serviço;
  • Qualidade na entrega do serviço;
  • Simplificação de processos.

Depois de reestruturar e adaptar sua empresa para melhor atender seus clientes e ter boas entregas, a assistência se tornou referência local no nicho de prestadores de serviços de conserto de notebooks.

O foco no cliente e a adoção de novas tendências são ações que beneficiam seu negócio, incluindo melhorias e agregando às vantagens competitivas. 

Certamente que nesse sentido os riscos devem ser analisados e estudados para evitar prejuízos.

Algo que melhor expõe esse caso são empresas que migram para o marketing digital de forma brusca, quando muitas vezes sequer possuem redes sociais e em outro momento, após reconhecerem a importância deste implementam até inteligência artificial.

A experiência do cliente no site de um prestador de serviços de limpeza de carpete empresarial foi renovada com a implantação de uma inteligência artificial voltada para o atendimento do cliente.

Se antes sua taxa de conversão enfrentava quedas pela insatisfação no atendimento e pela complexidade de suprir a demanda principalmente com chamadas telefônicas, o suporte prestado pela IA no site, com atendimento automático foi a solução do gargalo.

A triagem de atendimento feita pela IA é responsável por captar dados, já determinando se aquele é um efetivo potencial cliente ou não, o que evita tomar tempo das equipes com não clientes e deixa tempo livre para um atendimento personalizado aos clientes.

Consultorias de recursos humanos também podem se beneficiar com o atendimento antecipado por inteligência artificial com o intuito de economizar tempo. 

A triagem de atendimento virtual com a captação de dados pode facilitar a vida do cliente que necessita realizar exame toxicológico admissional CLT, evitando filas e beneficiando inclusive o contexto atual com a COVID-19.

Aplicação no marketing digital

O marketing digital deve ser aplicado em conjunto com ferramentas que facilitem tanto o lado das empresas quanto o lado para clientes.

Com isso, as estratégias adotadas sem dúvidas devem ser voltadas para tornar a experiência do cliente o mais positiva possível. Seguem algumas tendências para se trilhar o caminho:

  1. Qualidade no atendimento

O atendimento de qualidade deve ser assertivo tornando confortável a experiência do cliente, afinal, é a qualidade que irá refletir o posicionamento de sua empresa no mercado.

Frequentemente são vistos textos na internet de diferentes pessoas relatando atendimento ruim em redes de supermercados, onde são relatados incômodos referente ao excesso de câmeras de segurança ou então o fato de serem seguidas por profissionais.

Este é um exemplo nítido de atendimento ruim, é preciso compreender que o mau atendimento prejudica a jornada do cliente e ocasiona em possíveis prejuízos devido a perda de clientes.

Por isso, o foco é contar com um atendimento humanizado seja pessoalmente em lojas do varejo ou por sites e redes sociais. 

  1. Tempo de entrega do serviço

O tempo de entrega de um serviço remete à organização de processos nas empresas. Podendo refletir positiva ou negativamente na experiência do cliente.

Sem dúvidas deve ser levada em consideração a complexidade na execução de um serviço, no entanto soluções pensadas na jornada do cliente devem ser tomadas. Um ótimo aliado para a entrega de serviços é a inteligência artificial.

  1. Qualidade na entrega do serviço

Após um atendimento e estimativa de entrega satisfatórios são criadas expectativas por parte do cliente, o objetivo é que nessa etapa de forma alguma o cliente se sinta prejudicado pelo serviço entregue.

Sabendo que desse modo está em foco a reputação de um negócio e o compromisso firmado como empresa, a qualidade de entrega deve estar alinhada com as expectativas do contratante do serviço.

O uso de ferramentas CRM que são voltadas para o gerenciamento de clientes pode facilitar que as expectativas sejam atendidas. 

Em tais ferramentas é possível detalhar informações chave ditas no primeiro atendimento e escopo que o serviço deve ter.

  1. Simplificação de processos

Por fim, essa é a última tendência da experiência do cliente que tem sido vislumbrada pelo marketing na utilização das IAs. 

Logo, são muitas as variedades de soluções criadas para estruturar e simplificar processos.

Simplificar processos pode não ser a tarefa mais simples, todavia tal etapa pode ser solucionada facilmente com a implementação de inteligência artificial, o investimento pode diminuir tempo de entrega, aumentar a qualidade e reduzir custos.

Considerações finais

Sendo assim, é possível concluir então que a inteligência artificial foi um avanço nas estratégias de marketing com o objetivo final de melhorar a jornada do cliente e aumentar as taxas de conversão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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