Inteligência Artificial no Marketing Digital: Saiba como utilizar

Inteligência Artificial no Marketing Digital: Saiba como utilizar

A modernização do mundo fez com que a tecnologia passasse por processos de evolução para ajudar ainda mais o dia a dia do ser humano, que em muitas tarefas passou a ter o auxílio de tecnologias como a Inteligência Artificial.

Uma IA ou AI (Artificial Intelligence), como é popularmente conhecida, se trata de um avanço na tecnologia do qual reúne uma rede “neural” artificial composta por programações que permitem a simulação de uma inteligência próxima à humana.

Composta por algoritmos e um banco de dados, a inteligência artificial pode ter programações específicas que lhe deixam tomar decisões e fazer atividades por conta própria de maneira inteligente. 

Por exemplo, uma empresa que utiliza inteligência artificial pode cuidar da agenda de reservas de aluguel de munck além de indicar o destino de cada veículo. 

Uma inteligência artificial também pode ser um campo do qual o objetivo é estudar, desenvolver e empregar máquinas que podem substituir os humanos de maneira autônoma por estar ligado à robótica através do Machine Learning (Aprendizagem de Máquina).

A aprendizagem de máquina pode ser comparada ao aprendizado de uma criança. Ao ser inserido informações, e de acordo com as análises e organizações de dados, pode identificar os objetos, as pessoas, padrões ou reações dos mais diversos tipos.

As bases de uma Inteligência Artificial

Por ser uma programação que pode funcionar de diferentes maneiras e evoluir, existem algumas bases para uma inteligência artificial, sendo elas o Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), Deep Learning (Linguagem Profunda) e o PNL

O Aprendizado tem como base que sistemas podem aprender apenas com os dados que lhe forem entregues, descobrir padrões e se aperfeiçoar. 

Sua capacidade computacional junto com dados ou algoritmos permite que não seja necessária tanta interferência humana.

O Deep Learning ou Aprendizagem Profunda, possui uma rede neural artificial que é a área onde se ocorre o aprendizado de reconhecimento de padrões e outras informações das quais foram introduzidas, sendo que a camada anterior é a entrada para a próxima camada.

As atividades que são exercidas são mais próximas ao modo humano, algumas delas como reconhecimento de imagens e de fala ou processamento de dados.

O Processamento de Linguagem Natural, ou PNL, é o estudo junto a tentativa de reproduzir etapas de desenvolvimento que estão conectadas ao funcionamento da linguagem humana, empregando softwares, programas e muitos outros.

Dando como exemplo que serve para cada uma das bases, podemos levantar a hipótese de planos de manutenção para ar condicionado

A aprendizagem de máquina pode aperfeiçoar os padrões mais rápidos comparados a aprendizagem profunda, e o PNL pode trazer softwares que ajudem na elaboração destes planos.

Os tipos de Inteligência Artificial

No ramo de inteligência artificial, essa tecnologia é classificada de sete formas distintas, podendo ser separadas por duas áreas: a capacidade e a classificação técnica.

Capacidade

Dividida em outras cinco partes, a relação é envolvendo o nível de inteligência da IA em sua capacidade de realizar as funções que são quase como as atitudes humanas, ficando dividido entre:

  • Máquinas reativas;
  • Memória limitada;
  • Teoria da mente;
  • Autoconsciente.

As máquinas reativas é uma dos mais antigos modelos de IA, e por conta disso, sua funcionalidade não se baseia em memórias como as demais. 

Embora imite a mente humana e as respostas aos estímulos, este modelo não tem a capacidade de aprender.

A memória limitada por sua vez aprende com dados históricos e está presente em boa parte dos aplicativos nos dias de hoje como assistentes virtuais ou veículos autônomos, que têm um “treinamento” para grandes volumes de dados que ficam armazenados na memória.

O modelo de teoria da mente é uma inteligência que está em desenvolvimento por cientistas para entender ainda melhor a necessidade dos seres humanos, assim como suas reações, emoções e pensamentos, tudo em busca de uma melhor compreensão.

A IA Autoconsciente é o que muitos especialistas ainda estudam e algumas pessoas possam encarar com maus olhos.

Visto a quantidade de filmes sobre o assunto de que máquinas com inteligência própria poderiam acabar com a humanidade.

Este modelo de inteligência tem como propósito mais do que possuir ou entender a compreensão humana e sim, ter as próprias emoções, desejos, necessidades e até mesmo, crenças.

Classificação técnica

Também conhecida no ramo tecnológico como classificações funcionais, é dividida em três partes distintas: ANI, AGI e ASI.

A Inteligência Artificial Estreita, ou ANI, são todas as inteligências já existentes e que só podem realizar uma tarefa específica do que lhe fora programado usando os mesmos recursos que os seres humanos. 

Por exemplo, o modelo ANI quando colocado em uma fábrica de chaveiros em atacado, irá realizar somente a função da qual foi designada.

O AGI, ou Inteligência Geral Artificial, é o que dá habilidade para que a inteligência possa funcionar como um ser humano, permitindo que o sistema modele várias competências e forme conexões, o que reduzirá em automático o treinamento de máquina.

A Superinteligência Artificial, conhecida como ASI, é o modelo mais avançado da tecnologia. 

Seu processamento de análise de dados é mais rápido assim como a memória é mais ampla, o que agiliza ainda mais o processo de decisões.

Dando como exemplo um sistema de lavagem de tapetes grandes, a IA saberá como realizar os procedimentos mais rápido para que o serviço termine o quanto antes e tomar decisões sem quaisquer interferências humanas. 

O mercado de trabalho

Ao se pensar em máquinas substituindo o trabalho humano, logo somos levados aos filmes sobre os assuntos ou até mesmo as revoluções de séculos atrás onde surgiram as primeiras tecnologias da época.

Foi através dessas novas ferramentas que permitiu novas oportunidades em diversas áreas, desde a medicina com as cirurgias até serviços como conserto de placa de ar condicionado, trazendo soluções e métodos simples para o que antes era trabalhoso.

Embora seja inegável que o mercado possa sofrer um abalo com as substituições, a tecnologia pode transformar os seres humanos em pessoas mais produtivas em determinadas áreas que possibilitam a inovação em outros segmentos.

A pessoa que antes trabalhava passando ceras para carros, pode usar os conhecimentos e inovar em outro campo, não necessariamente ficando preso ao automobilismo.  

Inteligência Artificial no marketing

Estratégias de marketing são a primeira etapa do qual se deve ter planejamento quando se fala em vender um produto ou serviço, visto que são elas que atrairão a atenção do público-alvo para o empreendimento.

Seja ele com planos para tratamento em uma clínica de fonoaudiologia ou até mesmo uma super promoção em uma loja de departamentos.

Ao se falar de marketing digital, existem softwares que permitem armazenar tudo o que se deseja saber de um cliente e os seus interesses, como o CRM, mas algumas soluções de inteligência artificial podem economizar tempo e serem bastante efetivas.

Com base nos dados e no comportamento de um cliente, é possível traçar perfis e delimitados ao que realmente importa para o empreendimento e para a campanha de marketing, tornando-o irresistível ao ser aquilo que se busca.

Dessa maneira, a publicidade se torna algo mais direcionado ao usar a inteligência artificial porque a tecnologia saberá quem vai ser atraído e que vai consumir.

As assistentes virtuais nos canais de comunicação são um modelo de IA que se torna cada vez mais comum no mercado, mesmo que não funcione do mesmo modo por conta das mensagens prontas que são respondidas assim que o sistema capta uma palavra-chave.

Porém, essa forma de assistência online é um exemplo de Deep Learning, pois conforme são dados os feedbacks de clientes sobre os assuntos, a programação já sabe o que responder em futuras respostas com similares problemas.

Com essa construção de relacionamento entre empresa e cliente, por mais virtual e tecnológica que seja, pode ser essencial para os negócios ao ponto de torná-lo uma referência no mercado.

Conclusões finais

A tecnologia engloba muitas áreas na atualidade, o que pode ser algo benéfico quando paramos para analisar que muitas tarefas que levariam dias podem levar horas, seja trabalhos manuais ou levantamento de dados de sistemas.

A inteligência artificial pode ser encontrada em todos os lugares do nosso dia a dia sem que sequer damos conta, desde aparelhos celulares ou televisões até mesmo em motor para portão basculante que fica na entrada das casas.

E a tendência para que essas inteligências artificiais se tornem cada vez mais presentes é ainda maior, o que deixa uma visão ao mundo do quão tecnológico será o cotidiano da humanidade daqui a alguns anos, cabendo apenas a sabermos conviver com as máquinas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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