Lead, Prospect e Visitante: saiba a diferença e a importância de cada um

Lead, Prospect e Visitante: saiba a diferença e a importância de cada um

Muitas vezes, os termos “lead”, “prospect” e “visitante” são usados como se fossem a mesma coisa. Contudo, existem diferenças significativas entre eles. É importante entender essas diferenças para que você possa definir melhor suas estratégias de marketing e vendas.

Neste artigo, vamos abordar as diferenças entre lead, prospect e visitante, bem como a importância de cada um.

O que é um Lead?

Um Lead é um visitante do site, blog ou qualquer outra fonte online, que tem potencial de se tornar um Prospect – isto é, um possível comprador de produtos ou serviços da sua empresa. Os Leads são encontrados a partir da atração e nutrição deles através de conteúdos relevantes, campanhas de anúncios e SEO.

Quando um visitante se torna um Lead, ele é convertido em um Lead real quando adiciona informações como nome e e-mail, ou preenche um cadastro para adquirir sua seladora de embalagens, por exemplo.

Sendo assim, o Prospect e o Lead são termos relacionados, mas que diferem entre si. O Visitante se refere às pessoas que acessam um site ou plataforma, mas que ainda não são qualificadas como Prospects.

O que é um Prospect?

Um prospect é um dos participantes em uma pipeline de vendas, ou seja, alguém que mostrou interesse em adquirir um produto ou serviço, como uma enceradeira de piso ou serviços de contabilidade.

O lead pode se tornar um prospect depois de demonstrar intenção de compra, informando dados como seu nome e endereço. Além disso, um lead pode se tornar um visitante do seu site, procurando mais informações sobre uma, por exemplo.

O que é um Visitante?

Um visitante é alguém que visita o seu site ou aplicativo pela primeira vez. É como uma janela para o mundo, pois os visitantes permitem que você entenda como as pessoas reagem ao seu produto ou serviço, ajudando a medir o desempenho do seu negócio online.

Ao buscar por um aquecedor de água ou o álbum novo de uma banda, os visitantes podem ser direcionados para a sua página. A partir desse momento, você pode realizar ações para transformá-lo em lead e então em prospect.

Diferença entre Lead, Prospect e Visitante

Se você tem um site que vende produtos, então já deve ter percebido que gerar leads é tão importante quanto ter um produto de qualidade. É assim que se faz para conseguir novos clientes. Porém, muitas pessoas não entendem exatamente a diferença entre lead, prospect e visitante.

Um lead, ou oportunidade de venda, é alguém que mostra interesse em seus produtos ou serviços. Isso se dá normalmente através de cliques em anúncios, links para seu site ou sinalizações de compra de produtos da sua empresa.

Um prospect é alguém que não apenas se interessou pelo seu produto ou serviço, mas também deu algum tipo de informação adicional, como um endereço de e-mail ou o número de telefone.

Por fim, um visitante é alguém que acessou o seu site ou perfil em mídias sociais, mas não deu nenhuma informação adicional sobre possíveis compras.

Então, ao buscar gerar leads para a sua companhia, independente do nicho, como aluguel de empilhadeira elétrica ou confecção de roupas, você precisa entender a diferença entre os três para direcionar seus esforços para aqueles que estão mais próximos de uma compra.

Se você consegue obter leads qualificados e aplicar algumas técnicas para transformar esses leads em prospects, então as chances de obter novos clientes aumentam consideravelmente.

A importância de identificar cada um

Os leads, prospects e visitantes são conceitos importantes nas estratégias de marketing digital, mas eles são normalmente confundidos. Por isso, é necessário saber identificar melhor cada um deles e a importância deles na sua estratégia de marketing digital.

Ao identificar um novo visitante, você pode começar a obter informações dele através de formulários e direcioná-lo para as suas redes sociais e lista de e-mail marketing. Ao mandar distribuir conteúdo de qualidade e torná-lo cada vez mais qualificado, ele pode começar a se interessar pelo que a sua empresa está ofertando.

Com leads qualificados se tornando mais interessados nos seus produtos ou serviços, fica mais fácil de vender. Dessa forma, o prospect já está pronto para receber propagandas e promoções e estará mais propenso a fechar negócio com você.

Dessa forma, entender cada um desses conceitos e como se posicionar perante cada um é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. Se você desenvolver a estratégia correta, será possível definir ações assertivas para cada um, seja na hora de capturar leads, transformar prospects em vendas ou converter visitantes. Assim, será possível ter resultados reais para o seu negócio.

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