Loja virtual x loja física
Loja virtual x loja física

Atualmente, muitas empresas têm investido em espaços virtuais para garantir que não sejam ultrapassar pelo grande advento que a tecnologia vem tendo atualmente, o que implica diretamente na sua força de mercado, o que faz com que muita das vezes um espaço físico acabe ficando de lado inicialmente, por exemplo, para uma empresa de confecção de uniformes que está começando no mercado. 

Ainda assim, um espaço físico tende a trazer mais estabilidade para o seu negócio em outra vertente, no caso, para compradores que se sentem mais seguros com empresas mais consolidadas no mercado. Ainda assim, a combinação das duas é extremamente poderosa e é um investimento que, geralmente, sempre dá certo em questão inserção de mercado. 

Para isso, é importante verificar as vantagens e desvantagens de uma loja física e uma loja virtual, além disso, quais os benefícios e o que não é tão bom assim quando o assunto é ter ambas. Sendo assim, verifique aqui algumas informações importantes e que poderão mudar totalmente a forma como a sua empresa poderá se apresentar para o mercado de atuação. Quer saber mais? Prossiga com a leitura.

Loja física 

Muitas empresas aderem, inicialmente, às lojas físicas, que tem um poder local de mercado muito interessante, o que implica no seu firmamento de segmento de atuação, sendo uma forma excelente de garantir que o seu espaço comece a ser reconhecido e também que tenha um acesso melhor à base de qualquer empreendimento. Por isso, seus benefícios podem ser:

  • Melhor aderência do público;
  • Estabilidade de mercado;
  • Melhor interação com o público;
  • Segurança de ter um ambiente físico para o seu cliente e outros. 

Ainda assim, uma loja física não é tão interessante quando o assunto é expansão de marca sem estar atrelada a uma loja virtual, afinal, vai ser o “rosto” da sua marca para que mais pessoas possam achar. Por isso, uma empresa de bobina de papel, por exemplo, pode ter uma aderência muito melhor nesses dois ambientes.

Por isso, uma loja física tende a ter, ainda que de forma direta, um desenvolvimento instável nos primeiros meses de atuação, pois tudo dependerá de como o seu negócio será gerenciado.

Loja virtual 

Sendo um forte expoente dentro da modernidade, uma loja virtual tende a ter uma expansão de negócios bem maior do que uma loja física, ainda que isso não signifique, necessariamente, um sucesso maior que esta. Ainda assim, uma empresa que tem um ambiente virtual garante benefícios como:

  • Maior expansão de mercado;
  • Consolidação mais rápida da sua marca;
  • Demanda de procura de outras regiões;
  • Alcance maior de clientes e outros. 

Contudo, uma loja virtual pode até sustentar uma empresa por um tempo, como uma abraçadeira para eletrodutos, mas a sua performance atrelada a uma loja física é muito mais atraente para o público, pois vai garantir uma seguridade muito maior de compra, além de favorecer o seu negócio como uma empresa mais consolidada no mercado de atuação.

Qual é a melhor?

A realidade é que não existe uma melhor do que a outra, ambas tem uma ótima forma de se complementar e fazer com que o trabalho que ambas desempenham possa ser bem melhor aproveitado quando se tem estrutura para isso, fazendo com que seja mais prático para uma empresa poder manter as duas e poder crescer significativamente. 

Dessa forma, verifica-se que a implementação das duas faz com que seu negócio seja muito mais estável, favorecendo a sua aderência no mercado de atuação. Contudo, se for para escolher por onde começar, como a sociedade está em uma imersão grande na tecnologia, é interessante começar pela loja virtual, afinal é o momento das redes sociais.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.