Maneiras de treinar a digitação no teclado

Maneiras de treinar a digitação no teclado

Ter uma boa digitação é uma competência fundamental hoje em dia dentro do mercado de trabalho, diversas profissões vão usar o computador como sendo a principal ferramenta de trabalho e, por conta disso, neste artigo vamos lhe passar algumas dicas para treinar a sua digitação.

Atualmente, diversas crianças já sabem digitar, pois parecem que já nasceram com o domínio dos touchscreens. E por serem apresentadas aos smartphone, elas aprenderam a digitar no teclado mesmo antes de começarem a ter aula na escola.

E os idosos que não tem um grande domínio dentro do mundo digital, fazendo com que as suas digitações não sejam tão rápidas.

Segundo algumas pesquisas, entre os anos de 2012 e 2016, houve um aumento nos números de idosos entrando no mundo digital.

Porém, não se engane, saber digitar rápido jamais será sinônimo de digitar bem. Digitar bem será escrever sem erros e saber utilizar os devidos atalhos do teclado. Com o objetivo de melhorar a sua digitação, indicamos que você faça um Curso de Digitação Online, o curso é algo fundamental para todos que desejam aumentar a sua performance nos teclados.

Neste artigo queremos lhe passar algumas maneiras de treinar e assim aprender a digitar. Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Adquira postura

É muito fácil encontrar alguns usuários que digitam por apenas dois dedos, fazendo então que a digitação demore muito. Pois, eles vão escrever no máximo de cinco ou seis palavras por minuto. Jamais pense que há diversos segredos para aprender a digitar, porém a primeira técnica será: você deve sempre estar com uma postura correta e confortável à frente do computador.

Sabemos que ficar na posição sentada por muito tempo pode provocar algumas dores nas dores nas costas e nas pernas, porém se você estiver sentado da forma correta, esses sintomas vão diminuir.

Com a postura inadequada, você aumentará as dores nas costas, terá fadiga muscular e até alguns distúrbios músculo-esqueléticos, como, por exemplo: tendinite e tenossinovite.

Com o objetivo de digitar rapidamente, você deve usar as mãos na posição correta, com o objetivo que não venha a acontecer nenhuma lesão no seu pulso.

Veja algumas técnicas de informática para ajudar na digitação:

  • Busque sentar em local confortável;
  • Digite em uma mesa;
  • Deixe as costas retas;
  • Deixe os pés planos no chão;
  • Alinhe os pés com os ombros;
  • Pulsos devem estar no mesmo nível que o teclado;
  • Ajuste a sua cadeira na altura correta.

Um treinamento com o objetivo de digitar mais rápido, é começar a treinar com os textos já prontos e passando eles a limpo no Word.

Com a finalidade que você chegue a um bom domínio da digitação, o usuário deverá sempre estar familiarizado com as teclas e assim aprender a melhor posição das mãos. Com o objetivo de melhorar o seu treinamento, indicamos que você faça Cursos Online da área da digitação, assim você irá melhorar a sua digitação.

Experimentar alguns tutoriais de digitação

Dentro da internet existem diversos tutoriais disponíveis com o objetivo de melhorar a sua digitação. Os cursos livres têm diversos exercícios para melhorar a sua digitação.

As lições vão progredir de maneira gradativa, que será conforme o aluno vai evoluindo, que será concentrando em uma linha do teclado por vez. Após o ensino básico, também existe o curso avançado, que vai incorporar a pontuação, capitalização e números.

Olho na tela

Para digitar muito rapidamente será preciso escrever sem olhar para o teclado. Isso parece ser algo impossível, porém quando o aluno começa a digitar com uma maior frequência isso será possível facilmente.

Posicione bem os dedos para memorizar as teclas do teclado

Você sabia que os teclados padrões azerty e qwerty foram projetados com o objetivo de evitar que os braços metálicos das máquinas de escrever ficassem presos durante uma digitação?

As teclas do teclado foram projetadas com a finalidade que as suas letras não ficassem presas, as mais utilizadas ficaram espaçadas com o objetivo para não se enroscarem.

Com a finalidade de aprender a digitar mais rápido, você deverá aprimorar a sua destreza dentro da área da digitação, fazendo com que as suas mãos ficassem imóveis, e somente os dedos se moverem.

A seguir vamos lhe apresentar uma técnica com o objetivo de melhorar o posicionamento dos seus dedos:

  •         Posição de repouso: os dedos da mão esquerda devem estar posicionados nas letras A, S, D, F e os dedos da mão direta entre as letras Ç, L, K e J.
  •         A letra F e a letra J possuem um alto-relevo, como o objetivo de marcação, sendo uma forma de mostrar a posição correta das mãos.

Portanto, cada mão terá as suas determinadas teclas: sempre use o dedo indicador esquerdo para digitar as seguintes letras: V, B, F, G, R, T, 4 e 5. E use o dedo indicador direito para digitar as letras: N, M, H, J, Y, L, 6 e 7.

Utilize o dedo médio da mão esquerda para digitar: C, D, E e 3, e o dedo médio direito:  vírgula, K, I e 8. Com o dedo anelar da mão esquerda digite as teclas: X, S, W e 2. O dedo anelar direito para: vírgula, L, O e 9.

Os dedos mindinhos são para digitar todas as teclas laterais da esquerda ou direita do teclado, incluindo as teclas: Shift, Enter, Tab, etc.

 

Depois de ler sobre as maneiras de treinar a digitação no teclado, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.