Marketing de performance: o que é e como utilizar?

Marketing de performance: o que é e como utilizar?

O marketing de performance é a estratégia do marketing digital que tem o foco de otimizar os recursos permitindo um maior alcance de visualizações com tempos menores. Além de usar os dados para buscar sempre mais resultados de uma campanha específica.

E, hoje em dia, é o tipo de marketing mais almejado pelas empresas. Inclusive, por um negócio que trabalhe com porta lápis acrílico para personalizar. Dado que com essa forma de marketing, a empresa pode analisar se as campanhas estão dando resultado.

Essa é a grande vantagem do marketing de performance. O termo performance deixa muito intuitiva a compreensão desse formato de marketing, entretanto, somente a intuição não vai ajudar a pôr em prática.

Uma empresa que vende piscina de bolinha para aniversário pode fazer muito bom uso desse tipo de marketing em suas estrateǵias. Dado que o mais importante para um negócio é conseguir resultados ou que seja possível analisar os resultados.

Voltando ao tema da intuição, o marketing de performance é sobre diversos assuntos, mas intuição não é um deles. Afinal, esse formato de estratégia é direcionado justamente em ter mais performance, desempenho, bons números e métricas para analisar minuciosamente.

Assim, possibilita que as empresas consigam ter informações boas sobre o comportamento do público, sem deixar de respeitar os orçamentos. É o caso de uma creche de bebê, que também faz campanhas de marketing para conseguir mais clientes, isso é essencial.

Quanto mais informações e dados as empresas têm sobre o público-alvo, mais fácil as campanhas ficam de serem construídas. Neste artigo, vão ser apresentados diversos aspectos importantes do marketing de performance e cada um será bem explicado.

Conceito de marketing de performance

A grande parte dos negócios hoje utiliza o marketing digital. Porém, nem todas elas trabalham bem o marketing de performance.

O marketing de performance nada mais é do que um modelo de marketing digital em que todas as atividades são direcionadas em resultado por meio da análise de dados.

Para ser ainda mais exato, esse formato de marketing tem como foco achar se o investimento realizado nas mídias digitais está de fato dando algum retorno.

Através de uma análise mais detalhada, é possível ver o desempenho de cada um dos anúncios e as métricas exatas. Entre as métricas estão o CPC, CPA e CPL.

Quem aplica o marketing de performance, usa variadas ferramentas e plataformas de marketing digital para monitorar a performance de cada um dos anúncios.

Somente desse modo, é possível saber como aprimorar os resultados, pois vai ser identificado os gargalos das campanhas para agir de modo rápido a fim de melhorá-los.

As empresas já perceberam que métricas são o fundamento do marketing de performance. Por isso, a seguir vão ser mostrados os principais KPIs que se deve estar de olho quando usar esse modelo de marketing.

As impressões 

Quando se fala em mídia digital, tem-se o conceito de impressões, que quer dizer quantas vezes o anúncio foi apresentado para o público. Essa métrica é dividida por canal.

Algo muito essencial sobre as impressões é que elas não são o volume de pessoas que viram o anúncio. Isso porque um mesmo anúncio deve aparecer mais de uma vez para um único usuário. Portanto, o número de impressões vai ser o volume total de exibições.

Taxa de cliques 

O anúncio ser mostrado para o público várias vezes pode não ser uma métrica muito boa. É necessário comparar o volume de impressões com a taxa de cliques de cada uma dos elementos.

O anúncio só pode ser eficaz caso a taxa de cliques esteja ótima. O que quer dizer que a empresa está indo bem na copy do anúncio, que está tocando de fato na dor do cliente.

Se a métrica de clique está reduzida e o volume de impressões está bom, a dica é ter um teste A/B, mudando a arte ou texto. Assim se vê qual a melhor maneira de interagir com o público e, como consequência, elevar a sua taxa de clique.

Engajamento 

Em redes sociais, a métrica mais importante é a taxa de engajamento de cada uma das postagens. Essa métrica diz quantas interações um certo post teve desde a sua publicação.

Os leads

Grande parte das campanhas de marketing digital possui como foco principal o aumento do volume de leads produzidos. Como muitas pessoas já devem saber, os leads são potenciais clientes.

Os novos clientes 

De nada adianta ter um investimento em anúncios e na criação de conteúdos, se esses não estão dando novas vendas. Quanto maior for o volume de novas vendas, quer dizer que o time de vendas e marketing estão bem alinhados.

Como usar o marketing de performance

Já que o conceito de marketing de performance já está evidente, é fundamental entender a melhor maneira de começar uma campanha de sucesso em uma empresa.

Em seguida, será detalhado o que as empresas não podem esquecer de incluir na hora de definir as suas campanhas de marketing de performance.

Definição de objetivo

O senso comum diz que se a pessoa não entende para onde ir, qualquer local vai servir. No marketing de performance, isso também é bem aplicável. O primeiro passo para ter uma campanha de resultado é compreender o objetivo, ele deve ser definido com urgência.

As métricas

Com o foco definido, o segundo passo é achar todas as métricas que são necessárias para monitorar a fim de ter aquilo que almeja. É o que um negócio que vende esquadrias de alumínio deve fazer.

Então, se deseja crescer o número de leads produzidos, definir um número de leads que gostaria de alcançar ou uma taxa de crescimento em relação a um certo período.

Os meios de divulgação 

Deve-se analisar e ligar o histórico de presença no espaço virtual com o foco. Assim, será mais simples dizer quais são os canais de comunicação que serão usados.

É também muito fundamental levar em consideração o perfil e a conduta da persona para entender se ela usa mais redes sociais ou se anúncios no Google podem ser mais efetivos. No entanto, não é necessário escolher apenas uma opção.

Orçamento 

Com os canais já definidos, separar os valores que vão ser investidos em cada um deles é essencial para o monitoramento dos resultados.

Além disso, na hora de escolher o orçamento, é crucial criar qual o máximo que vai ser gasto por clique e lead, por exemplo. Isso auxilia a não passar do valor que já havia sido planejado para um certo canal ou campanha.

A mensuração de resultados frequente

Por fim, para a campanha de marketing de performance ser eficaz, é crucial mensurar os resultados. Definir quais os números serão avaliados diariamente e semanalmente pelo setor de marketing de uma empresa que vende válvula para gnv, por exemplo.

Principais benefícios para as empresas

Entender se a estratégia está ou não está dando resultados para o negócio é uma das maiores vantagens do marketing de performance.

Entretanto, esse formato de marketing não é apenas sobre os resultados de alguma campanha, mas, principalmente, sobre o planejamento dessa mesma.

O que é marketing de performance está ligado, então, a desenvolver um planejamento estratégico de marketing que leve em conta os resultados que devem ser conseguidos, desde a concepção. Entre as vantagens da execução do marketing de performance, estão:

  • Avaliação em tempo real;
  • Alcança novos públicos;
  • Transformações rápidas;
  • Resultado mais palpável;
  • Tem rastreabilidade;
  • Reduzido risco;
  • O ROI alto.

Somente uma conexão com a internet é o suficiente para tornar possível o monitoramento da performance das campanhas.

Ou seja, é possível avaliar em tempo real a eficácia de uma estratégia e faz uma empresa que faz galpão metálico modular ter uma capacidade de tomar decisão mais rapidamente.

Ao desenvolver uma campanha com uma segmentação bem estruturada e o uso certo das palavras-chave, ela deve resultar no crescimento da visibilidade da marca. Ou seja, ela pode alcançar novos públicos e melhorar o alcance de todas as ações.

Considerações finais

O marketing de performance é uma realidade cada vez mais precisa no espaço corporativo. Por isso, saber o que é se faz essencial para que uma empresa que vende telhas de metal com isopor decida se estruturar e iniciar uma mudança positiva no ambiente corporativo.

Quanto mais cedo a marca começar o processo, mais à frente da concorrência vai estar. Por isso, é necessário que se planeje bem e, se necessário, procurar ajuda profissional para ter os resultados que são almejados.

Então, se uma empresa que trabalha no ramo de placa compensado 15mm decidir usar o marketing de performance, é indicado que ela busque o auxílio de uma empresa especializada ou algum profissional mais experiente no setor de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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