Mercado digital: saiba como se manter atualizado ao trabalhar com marketing

Homem sorridente na frente de notebook

Estar sempre atualizado sobre marketing digital pode te ajudar a criar melhores estratégias

Manter-se atualizado no marketing digital é sempre um desafio. Tanto para as pessoas que ainda estão em formação como para os profissionais que já atuam na área podem enfrentar diversas dificuldades, devido à velocidade nas transformações do mercado, seja na área de conhecimento ou mesmo na prática profissional.

Algumas empresas sempre procuram opções como cursos para os funcionários para que eles possam estar sempre atualizados, o que é uma ótima estratégia para que a empresa esteja sempre por dentro das transformações, tendências e garanta resultados.

Sente que está um pouco atrasado e precisa se atualizar sobre as mudanças que vem acontecendo? Veja dicas que podem te ajudar a ampliar seus conhecimentos na área.

Como se manter atualizado ao trabalhar com marketing

  1. Cursos e certificações

Um dos principais pontos para se manter atualizado sobre o marketing digital é fazer cursos e certificações, chega a ser uma das opções mais rápidas hoje em dia, além de poder comprovar sua formação em algum assunto específico da sua área. Geralmente as ferramentas possuem suas próprias certificações, como, por exemplo, o Analytics, o Google, Facebook, entre outros. 

Além das ferramentas, hoje existem diversas empresas de marketing que oferecem cursos, tanto pagos como gratuitos, que acrescentam muito na experiência do profissional da área. A grande maioria são em plataformas online, por isso nem precisa sair de casa, apenas separar um tempo para estudar.

  1. Sites e blogs especializados

Outra forma de se manter atualizado de maneira prática são os blogs e sites das próprias ferramentas ou de especialistas da área. Além disso, alguns blogs ainda compartilham estatísticas reais, que podem servir como inspiração para a estratégia da empresa.

Por mais que algumas pessoas achem que os posts são apenas propagandas dos serviços do profissional ou da ferramenta, muitas empresas acreditam nas estratégias de inbound marketing ou de conteúdo, em que compartilhar um conteúdo relevante e de qualidade gera valor e é uma das melhores propagandas. Ou seja, esses materiais são ricos em informações e podem ajudar na estratégia também.

Claro que não pode simplesmente achar que todos os posts vão te ajudar, por isso sempre procure por blogs ou sites de empresas e ferramentas que têm relevância no mercado ou através de indicações. 

Outro ponto importante é que se você ainda não tem inglês, é hora de investir nele. Muitos materiais de qualidade sobre marketing digital estão em inglês. Claro que não é um impeditivo, hoje temos a opção de traduzir uma página, mas o inglês ainda é muito relevante para esses momentos.

  1. Eventos

Hoje várias empresas realizam eventos de marketing digital e claro, esses eventos oferecem muitas vantagens para quem participa. Além do aprendizado que você pode obter, é uma ótima oportunidade de fazer um networking durante os intervalos. Você vai ter a oportunidade de conhecer grandes profissionais da área e se der certo, trocar insiders com eles.

E com todo o avanço que estamos passando, claro que você ainda pode contar com eventos online, pode não ter a oportunidade de conhecer profissionais da área, mas ainda assim existe a possibilidade de aprimorar o seu conhecimento com os conteúdos que serão apresentados no evento.

  1. Influencers

É isso mesmo, os influencers de marketing digital podem ajudar a se manter atualizado sobre as mudanças que acontecem. Da mesma maneira que você segue influenciadores de moda, viagem, gastronomia e maquiagem, pode seguir também um influenciador de marketing, negócios, conteúdo, etc.

Vale olhar no Linkedin Top Voices para saber quem são os profissionais mais influentes em determinada área. Você também pode verificar os perfis no Instagram, pois algumas empresas e profissionais costumam compartilhar conteúdos relevantes e ricos com algumas dicas sobre estratégias.

O principal ponto é que não precisa ser um profissional da área para precisar estar sempre atualizado sobre o marketing digital. Se tiver um negócio é sempre necessário estar atualizado sobre o assunto, claro que não precisa dominá-lo, mas  vale saber o que está acontecendo, se impacta o negócio e o que pode ser feito.


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