Mídias sociais: Por que as empresas devem investir

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As mídias sociais nada mais são do que sites e aplicativos criados para aumentar a conexão e a interação entre os usuários, sendo muito conhecidas como redes sociais. Por meio delas, os usuários podem se relacionar e compartilhar conteúdos.

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Mas para que uma plataforma seja considerada como mídia social, ela precisa promover a interação entre as pessoas, permitir a divulgação descentralizada de conteúdos e incentivar a participação colaborativa.

Elas conectam pessoas de todo o mundo, e entre as mais populares estão o Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube. Hoje em dia, são canais importantíssimos para qualquer estratégia de marketing digital.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação de uma empresa, ela precisa incluir esses canais em seu planejamento de marketing porque eles estão transformando a comunidade e a realidade das pessoas.

Com mais de 3 bilhões de usuários ativos, essas plataformas permitem que as empresas consigam alcançar seus consumidores de maneira mais próxima, para estreitar o relacionamento e até melhorar o atendimento ao cliente.

Mas não basta criar um perfil da marca, é necessário saber quais são os benefícios de investir em mídias sociais, como elas podem ser usadas para aumentar o engajamento e qual é seu papel na construção e fortalecimento da imagem da empresa.

Benefícios de investir em mídias sociais

Investir em mídias sociais traz muitos benefícios para a visibilidade e o alcance do negócio, e entre os principais estão:

  • Mais alcance;
  • Clientes mais fiéis;
  • Praticidade;
  • Baixo investimento;
  • Possibilidades variadas.

As organizações precisam investir em visibilidade online para que possam estabelecer uma boa comunicação com os clientes, o que ajuda a aumentar as vendas e gerar tráfego qualificado.

Os consumidores procuram diversas soluções da internet e informações de todo tipo, como transplante capilar da coroa marcar. Publicar bons conteúdos é uma forma de ser encontrado por eles e as redes sociais ajudam a expandir o alcance.

As redes sociais também podem ser usadas para criar campanhas atrativas e originais, que chamam a atenção do público, geram engajamento por meio de compartilhamento, entre outras ações.

Elas transformam os usuários em divulgadores espontâneos, fazendo com que os clientes sejam mais fiéis e colaborem com a visibilidade da empresa.

Os dispositivos móveis são os principais recursos usados pelas pessoas para acessar as redes sociais, portanto, criar perfis nesses canais é uma forma de ter mais praticidade com as estratégias voltadas para a visibilidade do negócio.

Uma das principais características do marketing pelas redes sociais é o fato de ele ser financeiramente mais acessível, principalmente se for comparado com as estratégias offline, como anúncios na TV ou no rádio.

Mesmo com um baixo investimento, se as ações forem bem executadas, podem trazer resultados surpreendentes e aumentar a rentabilidade do negócio.

Por fim, existem muitas formas de garantir a presença da marca na internet, mas, sem dúvidas, os perfis nas redes sociais são indispensáveis.

Para fazer um bom trabalho, uma clínica especialista em harmonização de glúteos com plasma só precisa considerar as características do público-alvo, e com isso impactar as pessoas certas que vão se interessar pelos serviços.

Como usar as mídias sociais

As mídias sociais podem ser usadas para aumentar o engajamento e a interação com o público-alvo, e para isso, algumas dicas são:

Usar as plataformas mais adequadas

Existem várias redes sociais atualmente, e a empresa não precisa estar presente em todas elas, isso porque administrar vários perfis é desgastante, além de exigir uma equipe maior e mais recursos.

O correto é saber quais são as plataformas mais adequadas, considerando o perfil do público, os objetivos do marketing e a capacidade real da equipe.

Planejar as estratégias

Por conta das mudanças nos algoritmos das redes sociais, as publicações das marcas perderam espaço, então, para conseguir um bom alcance orgânico, é necessário investir em publicidade.

Em outras palavras, uma loja de mini churrasqueira elétrica deve saber conciliar estratégias orgânicas e pagas. As ações orgânicas são recorrentes, fazem parte do dia a dia do perfil e ajudam a manter os usuários mais próximos.

As estratégias pagas, por sua vez, são pontuais e trabalham com segmentos específicos para alcançar os objetivos. Fazer a combinação entre elas é fundamental porque uma apoia a outra.

Criar conteúdos relevantes

Os conteúdos precisam ser originais, adequados às características da plataforma e falar sobre assuntos interessantes para a persona. Por isso, não se deve falar sobre os produtos e serviços o tempo todo.

Para equilibrar os temas, 20% dos conteúdos devem falar sobre a marca e suas soluções, enquanto 80% vão falar sobre temas relacionados à área de atuação e que sejam interessantes para os seguidores.

Criar um calendário editorial

O calendário editorial é uma ferramenta muito útil para controlar e organizar as atividades, pois funciona como um cronograma para as publicações, podendo ser semanal, trimestral ou mensal.

Uma marca que tenha produtos com selo mecânico burgmann também pode usá-lo para definir as atividades de criação, reprodução de relatórios, agendamento das postagens, entre outros.

Ele é muito útil porque ajuda a definir e manter a frequência do que vai ser publicado nas redes sociais, além de fazer com que os algoritmos percebam que o perfil da marca é ativo e mostra publicações de qualidade para os seguidores.

É uma forma de visualizar se os conteúdos previstos estão de acordo com a divisão ideal. Por exemplo, se a marca vai criar 20 publicações mensais, 16 podem ser postais educativos e 4 voltados para as vendas.

Acompanhar as métricas

As redes sociais também possuem métricas que devem ser acompanhadas para saber como está o desempenho das estratégias, fazer melhorias ou até mesmo mudar as ações que estão sendo realizadas.

Quando uma clínica de estética especializada em limpeza de pele com peeling de cristal estiver definindo seus objetivos com o marketing nas mídias sociais, também vai definir as métricas e indicadores mais importantes.

Eles precisam ser acompanhados para saber se a corporação está atingindo o que deseja e o que precisa melhorar para chegar lá.

Durante esse trabalho, as métricas de vaidade não devem ser tão consideradas, como no caso da quantidade de curtidas ou o número de seguidores do perfil.

São informações que não representam resultados efetivos e tão pouco ajudam a tomar boas decisões, assim, a organização vai focar naquilo que realmente importa.

O papel das redes sociais na reputação da marca

As mídias sociais ajudam a construir e fortalecer a imagem e a reputação da empresa, mas antes de entender como isso acontece, primeiro é fundamental compreender o conceito de reputação empresarial.

Um lar de idosos particular que tenha uma boa reputação consegue se destacar em meio aos concorrentes.

Isso acontece porque ela determina a maneira como a organização é vista pelo público, e o parâmetro nada mais é do que a comparação entre os concorrentes.

Assim sendo, a reputação é empresarial trata da imagem que a companhia possui perante os consumidores e o modo como é percebida em seu mercado de atuação.

As mídias sociais estão diretamente relacionadas à reputação da marca, e nas páginas das empresas, o tempo de resposta e a avaliação são as informações que determinam essa questão.

Por meio da avaliação que vai de uma a cinco estrelas, os clientes conseguem avaliar a empresa e as soluções que ela oferece, e ainda comentar sobre sua experiência.

Se uma escola de curso NR 20 intermediário 16h tiver 4 estrelas ou mais, então significa que sua reputação é muito positiva nas mídias sociais.

Também existem informações sobre o tempo que a organização leva para responder as mensagens recebidas pela inbox. Se os contatos dos seguidores são respondidos rapidamente, o negócio mostra sua preocupação em atender o público.

É importante falar sobre isso porque as redes sociais se transformaram em um verdadeiro canal de atendimento ao cliente, e muitos usuários preferem se comunicar com a marca por meio delas.

Otimizar o tempo de resposta é fundamental para garantir a satisfação do consumidor e criar uma imagem positiva sob seu ponto de vista.

Uma oficina especializada em conserto ar condicionado automotivo também precisa acompanhar os comentários dos consumidores porque eles ajudam a construir a reputação do negócio, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa.

Os usuários gostam de deixar seus comentários e opiniões relacionados ao atendimento, tempo de entrega, qualidade do produto, entre outros pontos relevantes para eles.

Considerações finais

Originalmente, as redes sociais foram criadas para que as pessoas pudessem se conectar umas com as outras, independentemente de onde estiverem.

Ao longo do tempo, as empresas perceberam o potencial dessas plataformas para divulgar sua marca, produtos e serviços.

Só que esses canais também são responsáveis pelo relacionamento entre o cliente e a empresa, por isso eles precisam ser muito bem trabalhados em uma estratégia de marketing digital.

Se houver um bom planejamento e a execução das estratégias do jeito certo, a organização consegue criar uma boa reputação e melhorar sua visibilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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