O futuro do marketing digital: tendências para ficar de olho em 2023

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O marketing digital mudou radicalmente a maneira como as empresas divulgam seus produtos e serviços. Além de mudar os canais pelos quais essa divulgação é feita, também mudou a maneira como os consumidores são abordados.

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Antigamente, quando a publicidade era dominada pelos veículos offline, como a TV e o rádio, as pessoas eram interrompidas constantemente para assistirem propagandas sobre os mais variados produtos e serviços.

Isso era suficiente para que aceitassem o que as marcas diziam e comprassem as soluções oferecidas. Só que desde que a internet se popularizou, as coisas mudaram muito.

As pessoas estão mais bem informadas e antes de comprarem qualquer produto ou serviço, querem saber mais sobre a marca, pesquisam a opinião de outros clientes, entre outras ações que embasam a decisão de compra.

Qualquer negócio que queira se comunicar com seu público-alvo precisa investir em marketing digital, mas esse investimento só é certeiro se ele tiver a capacidade de acompanhar as tendências.

O marketing pela internet evolui constantemente, por isso, este artigo vai explicar qual é a tendência de mercado para 2023, quais são as tendências do futuro do marketing digital, por que investir este ano e o que é o marketing digital 2023.

Tendências do mercado para 2023

Para compreender as mudanças do marketing, primeiro é necessário saber quais são as mudanças e tendências do mercado.

Uma delas é a ascensão do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que em português significa governança ambiental, social e corporativa. Este conceito surgiu em 2005 e se popularizou a partir de 2020.

Seu propósito é garantir o crescimento sustentável dos negócios, como um fabricante de Banheiro químico PNE, mas sem causar danos para a sociedade e o meio ambiente.

Outra tendência é o atendimento exclusivo por meio de aplicativos de mensagem. Essa mudança está acontecendo porque 99% dos brasileiros entrevistados para uma pesquisa possuem o WhatsApp instalado no smartphone.

O aplicativo possui uma versão exclusiva para as empresas, capaz de melhorar a interação com os clientes e ainda conta com ferramentas de automação e perfil comercial.

O conceito de experiência do cliente também está em alta, por envolver estratégias que melhoram a percepção do consumidor sobre a marca, depois de interagir com ela de alguma forma.

A experiência do cliente não consiste apenas em fazer com que se sinta satisfeito, na verdade, ele compreende o valor do produto e isso influencia sua decisão de compra.

Por fim, outra grande tendência é o marketing de influência, que acontece por meio da parceria entre a empresa e um influenciador digital que vai falar sobre seus produtos e serviços para o público.

Por falar em marketing, uma empresa de placas de sinalização de segurança do trabalho construção civil precisa compreender quais são as tendências do futuro desse setor para implementar as melhores estratégias.

Tendências do futuro do marketing

Uma das principais características do marketing digital é o fato de que ele evolui e se moderniza constantemente, por isso sempre traz novas tendências para as organizações. Entre as principais estão:

  • Big data;
  • Mensagens em tempo real;
  • Vídeos curtos;
  • Marketing de influência.

O big data se tornou muito importante para as empresas porque elas precisaram mudar a maneira como coletam dados e informações de clientes, devido à lei geral de proteção de dados.

As companhias precisam ser mais proativas na hora de coletar informações, usando diferentes práticas, como criação de formulários.

Também existe uma forte tendência em usar plataformas de mensagens em tempo real para coletar informações. Isso é necessário porque o consumidor moderno quer tudo muito mais rápido e ao mesmo tempo.

As plataformas de mensagem instantânea são fundamentais para alcançar o cliente e coletar suas informações de maneira segura.

Uma empresa de calibrador de pneu automotivo também pode trabalhar com vídeos curtos e criativos, capazes de agregar valor ao usuário.

O Instagram registrou 1,4 bilhão de usuários ativos, e em 2021, o TikTok e já tinha mais de 1 bilhão de pessoas acessando o aplicativo diariamente. Esses dados mostram o quanto os vídeos curtos fazem sucesso no marketing digital.

Por fim, outra grande tendência é o marketing de influência e estima-se que será ainda mais importante nos próximos anos. Isso acontece porque os usuários estão dando importância aos conteúdos criados pelos influenciadores e confiam no que eles falam.

Por que investir em 2023?

O marketing digital por si só justifica os investimentos, mas em 2023, as organizações terão motivos de sobra para fazer isso. Entre as principais razões estão:

Amplo alcance de público

Cada vez mais pessoas estão conectadas à internet e é difícil alcançar o público trabalhando apenas com ações de marketing e publicidade tradicionais.

Por meio do marketing digital, um fabricante de cortina painel para sacada vai alcançar um público maior no mundo todo, independentemente de sua localização.

Custos baixos

Outra característica vantajosa do marketing pela internet é que suas estratégias são muito mais baratas do que outras opções de divulgação offline.

Isso significa que ao mesmo tempo em que o negócio consegue alcançar uma quantidade maior de pessoas, vai gastar muito menos com isso.

Essa economia se deve a ações realizadas em plataformas gratuitas como as redes sociais e estratégias orgânicas, como a otimização para os mecanismos de busca.

Mais flexibilidade

As estratégias de divulgação pela internet são flexíveis e adaptáveis, sendo capazes de acompanhar as mudanças do mercado.

A organização consegue ajustar suas campanhas, tendo como base tendências e o próprio comportamento do consumidor. Por ser uma estratégia com embasamento, o negócio consegue sair na frente dos concorrentes e se adaptar às mudanças.

Excelente retorno sobre os investimentos

Uma autoescola que oferece placa de gesso para teto deve investir em marketing digital porque as ações pela internet podem ser medidas em relação à sua eficácia.

Em muitos casos, a análise acontece em tempo real, o que permite fazer todos os ajustes necessários para melhorar as ações e obter os melhores retornos sobre investimento.

Segmentação do público

Por meio do marketing digital, a companhia trabalha com estratégias direcionadas para um público específico, isso porque ela consegue segmentar sua audiência.

A segmentação acontece com base em características importantes, como interesses, hábitos de consumo, comportamento online, localização geográfica, entre outros.

Dessa forma, a marca consegue direcionar as campanhas com precisão, gerando impactos nas pessoas certas e aumentando as chances de sucesso.

O que é marketing digital 2023?

Marketing digital 2023 nada mais é do que o marketing realizado pela internet, mas envolvendo estratégias mais modernas e evoluídas.

Uma empresa pode ter seu endereço fiscal para ecommerce e vender pela internet, além de trabalhar com o marketing conversacional.

Ele é muito importante porque, mesmo para uma empresa B2B, existem demandas que exigem contato imediato e um canal de atendimento em tempo real. Para atender a essa necessidade, a ferramenta mais usada é o WhatsApp.

Os próprios usuários já se acostumaram a usar o aplicativo para esclarecer dúvidas, agendar consultas, fazer compras, entre outras possibilidades.

Trata-se de um recurso que facilita a vida do consumidor, e os negócios que não estão preparados para utilizá-lo, podem ter problemas no futuro.

Outra característica marcante do marketing 2023 são os eventos híbridos, com o propósito de ampliar o alcance dos conteúdos e fazer networking.

Depois da pandemia que se manteve presente, principalmente nos anos de 2020 e 2021, o ano de 2022 foi marcado pelo retorno da vida presencial, e isso inclui os eventos.

Porém, os usuários também aderiram muito bem aos eventos a distância, e logo as empresas perceberam que existem dois públicos que precisam agradar.

No que diz respeito aos eventos, o formato híbrido atende muito bem a essa diferença de gostos porque as pessoas podem participar tanto presencialmente quanto pela internet.

A organização da parte presencial acontece normalmente, com a escolha de um espaço adequado e uso de saco de plástico grande para manter a limpeza. Porém, existe uma outra parte que é totalmente organizada nas plataformas digitais.

Por fim, o marketing digital 2023 também é conceituado pelos webinars, um formato de conteúdo educativo e que vai se tornar a principal forma de levar material de valor para os usuários.

Esse tipo de vídeo é muito útil porque as pessoas querem consumir esse formato, transmite a mesma sensação de urgência dos eventos ao vivo, traz convidados diferentes e apresenta os produtos de uma forma mais inteligente.

Considerações finais

Existem várias estratégias de marketing digital que uma empresa de locação de betoneiras pode adotar, pois ele evolui constantemente e traz novidades e tendências que podem ser adotadas por qualquer tipo de organização.

Mas independentemente do quanto ele evolui e das estratégias adotadas pela companhia, tudo precisa ser feito com base em um planejamento para trazer os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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