O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais conhecidas na atualidade que consiste na produção de materiais relevantes, abordando assuntos do interesse da audiência e que estejam relacionados ao segmento de atuação do negócio.

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Essa ação tem vários propósitos, como educar a audiência da marca, enviar materiais de acordo com a etapa no funil de vendas em que o lead se encontra, construir autoridade para o negócio, conseguir um bom posicionamento no Google, entre outros.

É a principal estratégia de Inbound Marketing, além de ser uma das ações mais importantes de marketing digital. Independentemente do segmento de atuação que a empresa se enquadra ou de seu tamanho, ela precisa investir em marketing de conteúdo.

Isso quer dizer que tanto um profissional autônomo quanto uma empresa multinacional precisam dessa estratégia porque ele está totalmente de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor moderno.

As pessoas estão muito exigentes e podem comprar os mesmos produtos e serviços com marcas diferentes, por isso, na hora de escolher, querem as organizações que entregam um diferencial, e os conteúdos fazem muito bem isso.

Mas para produzi-los, é necessário entender o que é marketing de conteúdo, quais são as vantagens dessa estratégia e como utilizá-la nos mecanismos de busca e aumentar o alcance orgânico.

O que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo engajar o público e aumentar a rede de clientes e potenciais clientes de uma marca, por meio da criação de materiais relevantes e em diferentes formatos, como:

  • Vídeos;
  • Textos;
  • Podcast;
  • Imagens.

Pode ser um tutorial, um e-book, uma newsletter, enfim, qualquer coisa que chame a atenção da audiência, gere valor para as pessoas e crie uma percepção positiva sobre a marca.

Mas para trabalhar com ele, um fabricante de tapete para cozinha sob medida precisa seguir algumas etapas importantes. Uma delas é o planejamento que estabelece os profissionais responsáveis pelas tarefas.

Também é muito importante elaborar a persona do negócio, de modo que os materiais sejam direcionados para as necessidades, problemas e desejos desse perfil de cliente ideal.

Finalmente vem a etapa de criação de conteúdo, e esses materiais podem assumir diversos formatos, como mostrado anteriormente. Depois de prontos, são distribuídos e promovidos em plataformas como blog institucional e redes sociais.

Finalmente, depois que os conteúdos já estão disponíveis nos canais da marca, ela precisa mensurar os resultados para se certificar de que suas ações estão gerando resultados.

Vantagens do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo traz muitas vantagens para as empresas e uma delas é a possibilidade de aparecer para quem está realmente interessado.

Produzir materiais relevantes é essencial para chamar a atenção das pessoas, principalmente daquelas que ainda não conhecem a marca. Fica muito mais fácil ser encontrado na internet e a estratégia pode ser usada em um blog, por meio do SEO.

Dessa forma, um fabricante de espelhos será encontrado por pessoas, justamente no momento em que estão pesquisando informações, como espelho valor, uso de espelho na decoração, entre outras pesquisas do tipo.

Outra vantagem indiscutível é que esses materiais são capazes de aumentar a lista de leads da empresa, ou seja, a quantidade de potenciais clientes que a organização tem contato diariamente.

Para atrair os leads, é necessário oferecer uma recompensa digital, e nada melhor do que conteúdos de valor. O negócio pode oferecer, por exemplo, um e-book, em troca de informações básicas de contato para começar o processo de nutrição.

Também é por meio do marketing de conteúdo que a companhia vai educar os clientes, apresentando um caminho para que essas pessoas resolvam seus problemas e avancem no funil de vendas.

É uma estratégia que facilita muito a atualização do perfil da marca nas redes sociais, e isso acaba aumentando a interação entre ela e os seguidores.

Um fabricante de embalagem plastica para ovo de galinha pode criar conteúdos informativos ou que entretêm a audiência, sem focar totalmente nos produtos e serviços oferecidos.

Também é uma excelente estratégia para fidelizar clientes, uma vez que esses materiais ajudam a marca a continuar se comunicando com as pessoas, depois que elas compram seus produtos e serviços.

Isso é essencial para que o consumidor veja que pode contar com a marca em outros momentos. Isso marca o início de um novo funil de vendas e a organização tem mais uma oportunidade de apresentar suas soluções.

Qualquer negócio que queira construir sua autoridade precisa investir em marketing de conteúdo, pois ele garante um bom posicionamento na internet e mostra que a companhia possui todos os conhecimentos necessários sobre sua área de atuação.

O cliente entende que ela está pronta para resolver seus problemas e atender suas necessidades. Só que além de fazer tudo isso, essa estratégia também ajuda um fabricante de cano para irrigação 2 polegadas a fidelizar clientes.

Mesmo que não seja o objetivo final do marketing de conteúdo, ele acaba aumentando as vendas, mas ao mesmo tempo traz mais satisfação para quem já conhece a marca e já compra com ela.

Mas para aproveitar essas e muitas outras vantagens, é necessário saber colocar a estratégia em prática.

Como otimizar o marketing de conteúdo

Para utilizar ainda mais os conteúdos e conquistar visitas orgânicas, a empresa precisa trabalhar com as seguintes ações:

Investir em SEO

As práticas de SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo otimizar o site ou a página para conseguir uma boa classificação nos resultados de pesquisa.

É uma ação que aumenta muito o número de visitantes no canal, além de aumentar a classificação no mecanismo de pesquisa que traz melhorias para o tráfego.

Se uma empresa de limpeza de piso de granilite quiser que seu conteúdo tenha uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa, precisa utilizar suas palavras-chave, usando os termos pesquisados pelos usuários.

Palavras-chave são palavras e frases usadas pelos usuários quando querem procurar alguma coisa no Google, e para saber quais são os termos usados, a companhia precisa compreender as características de seu público-alvo.

Usar as redes sociais

As redes sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas e das estratégias de marketing das empresas, e com a ajuda desses canais, os criadores de conteúdo conseguem compartilhar seus materiais e aumentar as chances de obter alcance orgânico.

O tráfego orgânico diz respeito às pessoas que chegam até o site por meio de pesquisas, quando digita um diretamente o endereço da plataforma na barra de navegação, entre outras formas que não estão relacionadas a anúncios pagos.

Por essa razão, uma clínica veterinária perto de mim precisa entender que o alcance orgânico não está relacionado apenas à quantidade de seguidores que a marca possui, mas também à qualidade do conteúdo compartilhado por eles.

Tendo em vista que as pessoas passam muito tempo nas redes sociais, é natural que elas tenham que fazer parte das estratégias de marketing de conteúdo.

Nesse processo, a empresa pode fazer o compartilhamento no Twitter, no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, entre outros canais que utiliza para se relacionar com sua audiência.

Usar meta tags no conteúdo

Meta tags são tags que descrevem o material e são visíveis nos mecanismos de pesquisa, ajudando a organização a ter uma classificação mais alta do que outros sites que não possuem esse recurso.

Para um fabricante de luminária hermética para câmara fria, essa estratégia é muito importante porque, quando criada corretamente, aumenta a visibilidade do material nas páginas de resultados.

Mas para que realmente funcione, é necessário incluir a palavra-chave na meta-tag de descrição e na tag de título para melhorar o SEO.

Direcionar os conteúdos para o público

O material realmente será um sucesso se o conteúdo for direcionado para o público certo. Ele realmente precisa ser relevante e ter um apelo para uma ação no final. Além do mais, o escritor precisa compreender a audiência e seus objetivos.

Quando a marca escreve para um público específico, primeiro precisa compreender quem são essas pessoas, do que elas gostam ou não gostam, para então criar algo realmente interessante e que ofereça valor.

Um fabricante de escada de ferro precisa se basear nessa premissa porque mesmo que muitos acreditem que as redes sociais são a maneira mais eficaz de impactar o público, nem sempre é fácil encontrar a pessoa certa no meio de tantas pessoas.

Considerações finais

A internet e a tecnologia trouxeram a era da informação para a humanidade e as empresas logo perceberam o quanto os consumidores querem ter acesso à informação de qualidade.

Só assim as pessoas passam a confiar mais na marca e nas soluções que ela oferece. É justamente aqui que entra o marketing de conteúdo, trazendo toda a credibilidade que a organização precisa para se destacar em seu mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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