O que é Marketing Integrado?

O que é Marketing Integrado?

Pode-se dizer que o marketing integrado é, de fato, uma das estratégias mais eficientes que existem. Desde que surgiu, passou a ser conceituada com o uso de várias ferramentas em conjunto, aplicadas em várias áreas da empresa.

Nenhuma marca será capaz de atender às necessidades de seus clientes e aplicar o marketing em sua essência, se o marketing integrado for inserido em apenas um departamento.

Se os colaboradores não conseguem executar suas tarefas em conjunto, os resultados de marketing sempre serão apenas uma promessa.

Atualmente, essa lógica sofreu algumas mudanças, tendo em vista que existem muitas outras necessidades, além de integrar os departamentos. Por essa razão, é fundamental para os negócios dominar o conceito de marketing integrado.

Ele aumenta a competitividade da empresa, em vista disso, acaba se tornando cada vez mais necessário. As ações precisam estar conectadas para que tudo funcione, caso contrário, nenhum projeto vai alcançar a meta desejada.

Isso acontece porque as iniciativas do negócio não atuam em sinergia e vão para lados diferentes. Em outras palavras, muito esforço, tempo e dinheiro são desperdiçados.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing integrado, mostrar como ele funciona e falar sobre seus benefícios. Confira!

Aprenda o conceito de marketing integrado

O marketing integrado é a sincronia de várias estratégias de marketing. Todos os canais que uma empresa usa para se comunicar com as pessoas, tanto os digitais quanto os offline, precisam se comunicar para garantir uma boa experiência ao consumidor.

É certo afirmar que, diariamente, surgem plataformas diferentes que oferecem várias formas para que uma companhia possa se comunicar com o público.

É claro que uma empresa de aluguel de escritórios deve aproveitar todas elas, mas é ainda mais importante saber interligá-las.

Por exemplo, se uma plataforma e-commerce se comunica com o seu cliente, por meio de um chat e de um e-mail, precisa alinhar esses dois canais para padronizar a qualidade do atendimento e as informações passadas para os consumidores.

Ou seja, se esse e-commerce solicitou alguns dados do consumidor pelo chat, não deve pedir as mesmas informações por e-mail, SMS ou qualquer outro canal.

Entretanto, só é possível fazer isso quando existe um bom planejamento de marketing, que integra e alinha os canais, caso contrário, é bem provável que o usuário tenha uma experiência negativa.

Como funciona esse tipo de marketing?

Antes de mais nada, tenha em mente que o marketing integrado não depende apenas de uma receita ou de uma ação. Vários cuidados devem ser considerados na hora de colocar essa estratégia em ação.

Além disso, a corporação precisa ter em mente que a integração só funciona quando ela é contínua. O funcionamento desse tipo de marca para um fabricante de pin broche personalizado só vai funcionar por meio das seguintes ações:

Investir em marketing omnichannel

A aplicação de omnichannel requer que todos os pontos de contato do negócio estejam conectados e trabalhando em sincronia, o que garante ao cliente uma experiência de compra muito melhor.

O objetivo é fazer com que todos os canais que a empresa usa para se comunicar com os clientes estejam integrados e fortaleçam o relacionamento entre as duas partes. É possível integrar várias plataformas, como:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Site e blog;
  • Aplicativos de mensagem;
  • Atendimento telefônico.

Todos eles devem falar a mesma língua, passar a mesma informação para o cliente e fazer com que ele sinta a consistência de todos os canais da companhia, independentemente do que ele usar.

Conhecer a persona

Nenhuma estratégia de marketing vai funcionar se a marca não souber quem é a sua persona, e isso é ainda mais importante para o marketing integrado.

A organização precisa conhecer a fundo o comportamento da sua persona para compreender suas preferências, o tipo de conteúdo que gosta de consumir, os canais que acessa, o funcionamento da sua rotina e os assuntos de seu interesse.

Responder a todas essas perguntas vai direcionar as ações de um fabricante de necessaire box personalizada, além de ajudar a criar um plano para conectar todos os canais e os diferentes públicos da organização.

Usar o mesmo conteúdo

O funcionamento do marketing integrado também depende da criação de conteúdos, de acordo com os interesses da persona. Contudo, esses materiais devem ser criados de modo que possam ser aplicados em todos os canais.

Por exemplo, se o negócio acabou de lançar um e-book, pode usar alguns de seus trechos para as publicações nas redes sociais ou até mesmo publicá-lo diretamente no LinkedIn.

Ter uma equipe integrada

Da mesma maneira, o marketing integrado está sujeito à integração da equipe que vai se responsabilizar por sua execução.

Assim, o ideal é que tanto um distribuidor de caneta personalizada para empresa como uma multinacional implementem uma cultura de integração entre seus colaboradores, pois dessa forma todos estarão sempre em sintonia.

Contudo, tenha em mente que qualquer cultura não surge do dia para a noite. Na verdade, é um processo contínuo que deve ser construído no cotidiano, sempre por meio de uma comunicação clara, para e entre os colaboradores.

Recursos tecnológicos

O marketing integrado também funciona por meio da tecnologia. Atualmente, podemos contar com diferentes aplicativos e plataformas para gerenciar as campanhas.

Por meio deles, ainda é possível obter insights que devem ser analisados para garantir que a marca sempre tenha uma boa performance.

Deixar o cliente confortável

Ao investir nessa prática, é muito importante entender que ela não deve acontecer apenas nas estratégias de comunicação e de marketing no geral.

A integração também deve estar presente na identidade visual, por meio de um design consistente que mantém um padrão e faz com que o consumidor se sinta confortável ao usar os canais da empresa.

Vários aspectos, como o estilo de imagem, cores, dentre outros elementos visuais devem seguir o padrão que esteja de acordo com as soluções oferecidas pelo negócio.

Benefícios do marketing integrado

Todo tipo de empresa, como um fabricante de placa de identificação de salas personalizada, pode ter acesso a uma série de vantagens ao investir no marketing integrado. Dentre os benefícios que mais se destacam estão:

1 – Valorização da marca

Quando determinada marca está bem posicionada no mercado, isso significa que todos os seus setores buscam o mesmo objetivo.

Com isso, ela passa a oferecer produtos e serviços alinhados às necessidades dos clientes, e consegue integrar o departamento de vendas, marketing, atendimento, logística e inteligência de mercado, para que trabalhem juntos.

Esse diferencial ajuda a atrair mais clientes e gera impactos diretos na maneira como as pessoas percebem o valor da marca.

2 – Atrai mais consumidores

Oferecer um brinde, como uma caneca personalizada para empresa, sem dúvidas é uma excelente estratégia para atrair e fidelizar os consumidores.

O marketing integrado causa o mesmo efeito, posto que oferece boas experiências para os consumidores, que devido ao alto nível de satisfação, acabam falando sobre a marca com outras pessoas.

Com isso, é possível criar uma legião de fãs, que fazem com que a empresa se torne cada vez mais atraente e com um grande poder de conversão.

A propaganda boca a boca é muito poderosa e supera qualquer estratégia de marketing, por isso, nada melhor do que conquistá-la.

3 – Fideliza os clientes

Se uma confecção de uniforme personalizado lanchonete consegue manter suas equipes alinhadas, então terá mais facilidade para trabalhar suas habilidades e oferecer produtos e serviços de qualidade superior aos clientes.

Por essa razão, podemos dizer que a fidelização é um benefício direto e um dos que mais se destacam dentro do marketing integrado.

4 – Aumenta a aceitação do público

É natural ver alguns negócios perdendo boas oportunidades porque cometeram erros na hora de oferecer um produto ou serviço para os consumidores. Essas situações precisam ser reconhecidas e eliminadas.

Qualquer empresa deve trabalhar em cima dos fatores de rejeição, estudando-os de modo que os problemas que levam à rejeição possam ser solucionados.

Só que tempo é dinheiro, portanto, ao aplicar as estratégias de marketing, uma empresa de assistência técnica saeco precisa ter agilidade, e a melhor solução nesse sentido, sem dúvidas, é um marketing integrado.

5 – Excelente retorno sobre os investimentos

Ao analisar o retorno sobre investimentos (ROI) de cada canal usado, fica mais fácil identificar as boas oportunidades para alcançar os objetivos do negócio.

Nesse sentido, pense que se a empresa está usando os seus melhores canais e aqueles que são compatíveis com os clientes, de maneira integrada, dificilmente o retorno sobre os investimentos não será satisfatório.

Conclusão

O marketing integrado, como o próprio nome sugere, integra as estratégias de marketing, canais e departamentos de uma empresa para que todos esses elementos conversem entre si e busquem o mesmo resultado.

Trata-se de uma ação inteligente e bastante ampla que pode simplesmente mudar a realidade do negócio, tanto em relação às vendas quanto em relação à maneira como os consumidores enxergam o seu valor.

Suas ações oferecem uma experiência única com a marca, que certamente vai fazer com que as pessoas voltem a comprar com seu negócio e o indiquem para amigos, conhecidos e familiares.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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