Google Ads, que antigamente era conhecido como Google Adwords, é uma plataforma de anúncios do buscador e a maior ferramenta de links patrocinados.

A cobrança pelos anúncios pode ser de diferentes maneiras, mas independentemente da escolha do negócio, investir nessa plataforma é essencial para o sucesso das estratégias de marketing digital.

Isso porque um dos diferenciais do recurso é permitir que a marca tenha controle sobre o orçamento e a maneira como os anúncios serão cobrados. Uma das principais ferramentas para alcançar o sucesso online é investir nessa plataforma.

Um dos formatos mais usados são os links patrocinados, só que muitos empreendedores têm dúvidas sobre a ferramenta, principalmente porque as estratégias orgânicas estão em alta.

Realmente, trabalhar com tráfego orgânico e ações como SEO (Search Engine Optimization) é fundamental nos dias de hoje, entretanto, as ações pagas não podem ser descartadas.

Outros empreendedores não sabem como criar anúncios realmente capazes de melhorar os resultados, e este artigo vai esclarecer muitas coisas sobre o assunto.

Ele vai explicar qual é o conceito de Google Ads e quais benefícios essa plataforma pode trazer para as organizações.

Qual a definição de Google Ads?

Google Ads, como falado anteriormente, é a plataforma de publicidade do Google, e por meio delas empresas podem divulgar produtos e serviços na internet de maneira rápida e eficiente.

O pagamento pelas campanhas é feito apenas quando os usuários clicam no anúncio, visualizam o conteúdo ou ligam para a organização. Outra vantagem da ferramenta é fazer com que o anúncio seja exibido no momento certo.

Mais do que isso, as campanhas de uma empresa de conserto de tela iPhone 7 vão aparecer para pessoas que realmente se interessam por seus serviços e estão procurando uma solução.

Tanto pelo computador quanto pelos dispositivos móveis, os potenciais clientes podem encontrar links patrocinados quando estão fazendo uma pesquisa na internet, assistindo vídeos no YouTube ou visitando um site parceiro.

Para se ter uma noção da relevância desse recurso, o Google Ads é, nos dias de hoje, a principal fonte de receitas do Google, ultrapassando os 70% de suas rendas gerais. Isso mostra o quanto as empresas já entenderam a importância de investir.

Como funciona a plataforma?

O Google Ads oferece diferentes tipos de anúncios para atender às demandas, algo que vai depender da estratégia de marketing adotada pela empresa. Algumas opções de funcionamento são:

  • Rede de pesquisa;
  • Rede de display;
  • Google shopping;
  • YouTube Ads;
  • Campanhas locais.

A rede de pesquisa é o formato mais importante de anúncio no Google, uma vez que não exige o uso de imagens ou vídeos, sendo uma opção muito indicada para empresas que estão começando a criar suas campanhas agora.

Se alguém estiver procurando por banho e tosa para gatos no Google, os anúncios de um pet shop que oferecem exatamente esse serviço vão aparecer entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

No entanto, a companhia também pode anunciar por meio da rede de display, que utiliza outros recursos como imagens e vídeos.

É uma excelente opção para aumentar o reconhecimento de marca, além de ser muito bom para quem quer investir em remarketing para pessoas que já demonstraram interesse por algum produto ou serviço.

As lojas virtuais, por sua vez, podem criar anúncios que serão divulgados no Google shopping. É uma maneira de criar campanhas que vão promover os produtos no e-commerce e aumentar o tráfego no site.

É um tipo de anúncio que exibe uma foto do produto, bem como título, preço e nome da loja, além de outras informações relevantes que oferecem aos usuários uma boa noção sobre a mercadoria, antes mesmo de clicarem no anúncio.

Como resultado, um fabricante de porta de vidro de giro terá cliques mais qualificados para seu site. Além do mais, o anúncio na loja parece relevante de acordo com aquilo que o usuário pesquisou na internet.

Outra possibilidade é criar anúncios que serão exibidos em plataformas de vídeo, ou seja, no YouTube. O anunciante pode decidir onde e quando os anúncios serão exibidos, além de determinar uma audiência formada por clientes em potencial.

A principal vantagem desse tipo de anúncio é que ele ajuda a alcançar os clientes de acordo com temas, informações demográficas ou palavras-chave.

Sendo assim, quem tem uma loja física pode trabalhar com campanhas locais para divulgar melhor o negócio.

Isso é muito bom para pequenos negócios que atendem determinada região, podendo impactar pessoas que estão procurando por soluções que eles vendem.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar sobre “autoescola perto de mim” no Google, vai receber entre os resultados de sua pesquisa estabelecimentos compatíveis com sua pesquisa e que estejam próximos a ela.

Da mesma forma, se alguém pesquisar sobre almofadas sob encomenda em determinada cidade, vai encontrar empresas que vendem esses produtos na cidade pesquisada.

Principais benefícios do Google Ads

Investir na plataforma de anúncios do Google traz muitos benefícios para os negócios, e dentre os que mais se destacam estão:

Permite que a empresa seja encontrada

Independentemente do tamanho do negócio, se estiver investindo em marketing digital no Google Ads, será encontrado na primeira página de resultados do buscador.

Se a intenção é dar destaque aos produtos e serviços para um determinado público e qualificá-los em determinado intervalo de tempo, usar o Ads é a opção mais indicada.

Para as pequenas empresas, é um pouco difícil competir com negócios que já estão estabelecidos nos resultados orgânicos do Google, mas o Ads facilita essa competição, permitindo que pequenos anunciantes concorram com os maiores.

O melhor de tudo é que a marca consegue alcançar uma boa colocação, assim que o usuário estiver pesquisando por produtos e serviços que ela oferece.

Fácil de mensurar

Um fabricante de painel propaganda digital precisa cuidar de todas as estratégias de marketing digital para alcançar os melhores resultados e minimizar erros. A melhor forma de fazer isso é acompanhar e monitorar as campanhas frequentemente.

É indispensável medir os resultados de cada estratégia e o Google Ads é muito importante nesse processo, uma vez que traz informações detalhadas sobre as campanhas e informações, por meio de relatórios e resultados simples de compreender.

As informações podem ser segmentadas por cliques, orçamento, visualizações, palavras-chave entre outras possibilidades.

Se a organização integrar corretamente o Google, pode monitorar outros objetivos, como aumento no tráfego do site, palavras que mostram a melhor performance, taxa de vendas, conversão de leads qualificados, entre outras informações.

Aumenta o ROI

ROI (retorno sobre os investimentos) é uma métrica muito importante e que precisa ser acompanhada para que os investimentos em marketing alcancem bons resultados e sejam bem aproveitados.

Ao anunciar no Google, uma creche para idosos tem a possibilidade de pagar apenas pelos cliques realizados por parte dos usuários que estão procurando seus serviços.

Se a organização souber ser específica em seus anúncios e na audiência que deseja impactar, vai aumentar as chances de gerar conversões.

Além do mais, pelo fato de ser mensurável, fica mais fácil realizar configurações e rastrear o impacto que elas trazem nos resultados das campanhas.

Mais fácil e rápido do que SEO

Investir em SEO é muito importante para as empresas, mas muitos negócios acreditam que essa prática é totalmente gratuita, quando na verdade não é.

É necessário fazer algum investimento, só que o retorno demora muito mais tempo para aparecer, podendo chegar a meses. Mas uma clínica de cuidador de idoso noturno pode alcançar o topo dos resultados rapidamente com o Google Ads.

Investir nessa plataforma também é uma maneira de ganhar tempo enquanto as estratégias orgânicas não trazem os resultados esperados. Isso porque quando a marca coloca seu anúncio no ar, quase que instantaneamente começa a obter retornos.

Mais controle do orçamento

O anunciante tem total controle sobre seu orçamento ao fazer esses anúncios, podendo configurar desde o valor máximo por clique até o orçamento diário para suas campanhas.

Um buffet para festa empresarial pode definir o quanto quer gastar mensalmente e ajustar o orçamento de acordo com os resultados obtidos.

Quando os anúncios estiverem trazendo bons resultados, é possível aumentar o investimento para fazer ainda mais vendas. Da mesma forma, é possível reduzir os investimentos, caso a campanha não traga os resultados esperados.

Considerações finais

O Google Ads é uma maneira simples de colocar a marca em evidência na internet, por meio de uma plataforma conhecida no mercado como o maior buscador do mundo.

Os consumidores usam o Google para pesquisar suas dores, produtos e serviços, portanto, nada mais promissor do que investir nesse canal para ser encontrado pelas pessoas certas e no momento mais adequado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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