O que são estratégias de vendas? 

O que são estratégias de vendas? 

Para que todo negócio consiga progredir é necessário adotar estratégias de vendas para que as empresas tenham mais suporte financeiro para permanecer com as portas abertas por muito mais tempo. 

Sem contar o fato de que, com essas ações a comercialização de produtos e serviços, se torna mais adequada para atingir apropriadamente o público-alvo no segmento em que a organização atua. 

Nem sempre o cliente está totalmente preparado para comprar tela para varanda de apartamento e a forma como essas estratégias são aplicadas fazem total diferença no poder de convencimento para que ele dê início a um processo de decisão. 

O mercado oferece grande oferta e procura de produtos e, estando cada vez mais exigente, o consumidor está em busca de melhores preços ou ofertas e de todas as possibilidades que sejam adequadas ao orçamento pessoal, economizando recursos. 

Com a volta do aquecimento do mercado depois de um período de desequilíbrio econômico, tem se tornado necessário que estas estratégias de vendas sejam aplicadas em empresas dos mais diferentes segmentos, como as de reforma sala de estar e jantar.   

Atrair mais clientes em potencial e que realmente estejam interessados nos produtos e serviços que a empresa oferece é um processo longo, mesmo porque eles não estão disponíveis por aí, sendo necessário que as empresas encontrem eles. 

O que são estratégias de vendas?

Estratégias de vendas são métodos, ações e ferramentas que as empresas físicas ou online utilizam para entrar em contato com leads em potencial, na tentativa de realizar maior prospecção e conquistar clientes, gerando mais negócios e oportunidades.

Elas são planejadas pelos gestores comerciais de uma empresa de segurança, por exemplo, através de um planejamento estratégico elaborado antecipadamente, para a seleção de um público-alvo específico. 

Para esta seleção, é imprescindível usar ferramentas de automação, para que os trabalhos sejam automáticos e não demandem muito tempo, como no envio de e-mails e também adotar uma abordagem específica para cada cliente.  

As estratégias de vendas não são como uma receita de bolo pronta, por isso as que servem para vender persiana vertical motorizada não são as mesmas aplicadas na venda de serviços de pintura, por exemplo.  

Dentro do plano estratégico de vendas, essas estratégias devem estar em alinhamento com os objetivos dos negócios, o tamanho da empresa e a área de atuação.  

As estratégias passam por várias fases, mas o acompanhamento da jornada do consumidor é a mais importante, para que em todo esse caminho possa ser atendido em todas as dúvidas sobre o laudo periculosidade eletricista e suprindo todas as necessidades. 

Para que o processo de aquisição e conversão de clientes seja positivo, é essencial conhecer profundamente as quatro etapas da jornada do cliente, pois, se as mesmas não forem conduzidas adequadamente, o cliente desiste de comprar. As etapas são 

  • Prospecção; 
  • Qualificação; 
  • Negociação; 
  • Fidelização.  

Para prospectar clientes é necessário definir a persona, uma representação simulada do cliente ideal.  

Muitas empresas ainda captam clientes de pintura fachada de loja por telefone ou e-mail, mas o Inbound Marketing é mais eficaz para buscar leads mais qualificados, ou seja, aqueles que estão mais próximos da compra.  

Através do marketing de conteúdo, das estratégias de SEO (otimização nos mecanismos de busca) e do marketing de performance é mais fácil atrair clientes, sem que haja necessidade de ir até eles.  

Por isso, os conteúdos sobre treinamento NR 11, por exemplo, devem ser de qualidade, para que seja possível criar um bom relacionamento com o consumidor a partir do primeiro contato até uma prospecção mais legítima.  

A qualificação de leads é a parte mais importante nas estratégias de vendas, porque após a captação dos mesmos é fundamental identificar se eles serão ou não uma nova oportunidade de negócios para a empresa. 

No processo de qualificação, o marketing e a pré-venda devem estar unidos para criar uma estrutura de nutrição desses leads, tornando-os maduros para fechar vendas por meio de e-mails marketing qualitativos, por exemplo.   

Após o processo de nutrição e qualificação, a equipe comercial entrará em ação, preparando a abordagem de vendas para uma negociação, na qual o vendedor aponta os benefícios e vantagens na aquisição de um produto ou serviço.   

Diante disto, uma lavanderia de edredom consegue ficar à frente da concorrência já que os benefícios e vantagens oferecidas por ela são os melhores, fazendo com que todas as objeções do cliente sejam quebradas, facilitando a negociação do serviço.  

Chega, então, o momento da fidelização do cliente, considerada a fase mais difícil na estratégia de vendas. Aqui, a satisfação do cliente é importantíssima, e ela deve ser construída através da confiança que a empresa passa para o consumidor. 

Por isso, oferecer um bom atendimento antes, durante e após a venda, cria condições de fidelização, ganhando mais clientes para a base de dados da empresa. Afinal, todo cliente gosta de ser bem atendido e se sentir como um membro da família.  

É bem comum a perda de clientes quando a empresa não tem um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) com pessoal treinado para que possa discernir dúvidas sobre o funcionamento de um produto, por exemplo.  

Estratégias de vendas para aplicar nos negócios

Para elaborar um planejamento comercial assertivo, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas nos negócios e abaixo estão destacadas a principais, para que a empresa alavanque e seja próspera financeiramente: 

  • Definir o nicho do mercado; 
  • Ter clareza nos objetivos a serem alcançados; 
  • Automatizar os processos; 
  • Alinhar a área de marketing e de vendas; 
  • Mapear as melhores técnicas de vendas no segmento; 
  • Utilizar gatilhos mentais; 
  • Contar histórias pelo Instagram; 
  • Utilizar a tecnologia para agilizar e automatizar os processos. 

Estabelecer o nicho de mercado e ser autoridade naquilo que é vendido é primordial para que o público-alvo possa conhecer exatamente o produto ou serviço que a empresa está oferecendo. 

Quanto mais domínio e conhecimento se tem do segmento, mais chances a empresa terá para conquistar leads qualificados para o negócio, para então, fidelizá-los, gerando mais vendas no futuro, aumentando as vendas de produtos e serviços.  

Para um planejamento de vendas de sucesso, é preciso que a empresa tenha clareza das metas que quer alcançar, sejam a curto, médio ou longo prazo. Desta forma é possível identificar as demandas do mercado, sem correr risco de perder o cliente.   

É essencial automatizar os processos manuais repetitivos, porque os colaboradores se tornam mais ágeis e produtivos. Além do que economiza muito mais tempo e a atenção pode ser muito mais voltada para as ações de vendas. 

A ferramenta de CRM facilita a administração da base de clientes internos, sendo possível concentrar as informações pessoais e histórico de vendas em um único local e ainda deixá-las disponíveis para os vendedores, por exemplo.  

O trabalho para atrair clientes e convertê-los em vendas é um processo de alinhamento entre a equipe de marketing e de vendas. Desta forma, é essencial que as informações sejam compartilhadas entre ambos, para um processo mais ágil e colaborativo.  

Por exemplo, a equipe de marketing é quem gera leads qualificados para venda de painéis fotovoltaicos e o time de vendas é o responsável pela melhor forma de abordagem. Se ambos não estiverem em total conexão, o processo de vendas não terá sucesso.  

Estudando o nicho de mercado e o público, por meio de um mapeamento das técnicas que o segmento está utilizando, pode tornar a empresa diferenciada nas vendas.  

O uso do Benchmarking tem sido usado para identificar a melhor abordagem de vendas para cada cliente e no reconhecimento do melhor procedimento, a empresa certamente tende a se destacar frente a concorrência.  

Os gatilhos mentais para estimular o cérebro do consumidor são técnicas que influenciam na tomada de decisões, ajudando a converter mais leads em clientes, gerando o desejo de comprar, principalmente ao se criar a sensação de ser a última oportunidade de compra. 

Apostar nos stories do Instagram é uma estratégia que motiva as pessoas quando elas tomam conhecimento de uma história e, nos negócios, é uma forma de criar engajamento do público, pois mexe com as emoções e desejos.   

As novas tecnologias apresentadas no mercado, para alavancar as vendas, são essenciais para agilizar ou otimizar os processos internos da empresa, mantendo o negócio mais escalável, em um constante crescimento. 

Considerações finais

As estratégias de vendas são ações que conseguem atrair mais leads qualificados, para que possam ser convertidos em clientes, perfazendo o aumento de comercialização de produtos e serviços, o que gera mais receita para a empresa. 

De acordo com o segmento e os objetivos da organização, é imprescindível que um bom planejamento seja feito antecipadamente, para que a empresa continue progredindo por mais tempo no mercado, favorecendo o aumento de compras de produtos e serviços. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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