O óleo de rícino é um óleo natural usado há centenas de anos, entre outras coisas, para curar várias doenças de pele. No entanto, recebeu mais atenção por suas propriedades de estimular o crescimento do cabelo.
Embora o óleo de rícino seja recomendado principalmente para cabelos, ele pode ter vários efeitos positivos, mesmo quando usado no rosto e no corpo, ainda mais quando misturado com alguns oleos essenciais para aumentar seus benefícios.
Abaixo, veremos mais de perto o que torna o óleo único e como você pode usá-lo. Você também encontrará três de nossos óleos favoritos, sobre os quais você pode ler mais tarde neste artigo.
Para que serve o óleo de rícino?
Muitas pessoas acreditam que o óleo de rícino é bom apenas para o crescimento do cabelo, mas o fato é que pode ser bom para usar em diversas ocasiões . Abaixo vamos falar de alguns dos principais benefícios do óleo.
1. Alivia estômagos lentos
O óleo de rícino é talvez mais conhecido por seu efeito laxante quando ingerido. O óleo estimula o movimento muscular no intestino, o que pode facilitar, por exemplo, a prisão de ventre.
No entanto, o óleo deve ser usado apenas para problemas ocasionais e em pequenas quantidades. Se ingerido em grandes quantidades, o óleo pode causar náuseas, vômitos e diarreia, entre outras coisas.
2. Dá vida e fortalece o cabelo
O benefício mais conhecido do óleo de rícino são seus efeitos positivos no cabelo.
Além do fato de que o óleo limpa o couro cabeludo, seu alto teor de antioxidantes pode estimular os folículos capilares e fortalecer a queratina no cabelo, o que por sua vez pode melhorar o crescimento do cabelo.
O óleo é muito bom para quem tem o couro cabeludo seco e irritado porque equilibra o valor do PH e ajuda a recuperar o couro cabeludo e se você adicionar algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta, você tem um efeito suavizador ainda mais intenso, além de um aroma muito agradável.
No entanto, o óleo é adequado para todos os tipos de cabelo e todos podem experimentar as propriedades benéficas do óleo em conjunto com o tratamento regular.
3. Emoliente natural
O óleo de rícino também pode ser usado no corpo para hidratar a pele. O óleo é rico em ácidos graxos importantes que protegem a pele enquanto reparam e suavizam o interior.
Muitos dos produtos de cuidados da pele de hoje, como loções para o corpo, contêm óleo de rícino devido às suas propriedades emolientes. No entanto, esses produtos geralmente contêm muitos outros ingredientes desnecessários que, em alguns casos, podem até danificar a pele.
Usar óleo de mamona puro (embora de preferência diluído com algum outro óleo natural, já que o óleo de mamona é viscoso) é mais barato e mais suave.
4. Anti-inflamatório e curativo
Além de suavizar e hidratar o óleo, também tem um efeito anti-inflamatório, que pode aliviar o desconforto associado a várias inflamações e dores.
Por exemplo, se você sofre de psoríase que causa pele seca e irritada, o óleo de rícino pode ser algo a ser tentado.
O óleo também pode acelerar a cicatrização de feridas, estimulando o crescimento do tecido. Ao mesmo tempo, o óleo evita que as células mortas se acumulem ao redor da ferida aberta, o que pode afetar o processo de cicatrização.
5. Extra bom para acne
O óleo de rícino pode ser usado com vantagem em todos os tipos de pele, mas suas propriedades benéficas podem ser mais distintas em relação à acne.
O óleo contém várias substâncias que podem aliviar os problemas de acne de forma eficaz porque um fator comum para este tipo de problema de pele é a inflamação.
A acne também ocorre frequentemente devido a um desequilíbrio na produção de sebo da pele, com o qual o óleo pode ajudar. Ou seja, limpa profundamente e, ao mesmo tempo, tem um efeito de obstrução nos poros entupidos.