O empreendimento está em alta na atualidade, cada vez mais as pessoas estão largando seus empregos formais e se aventurando nessa nova realidade de começar o seu próprio negócio, porém se você é daqueles empreendedores à moda antiga, é preciso entender que muitas coisas mudaram de alguns anos para cá. 

Com a chegada da era digital, o empreendedorismo na totalidade teve seu mundo virado de cabeça para baixo, as oportunidades de mercado cresceram bastante ao mesmo tempo que a concorrência aumentou e as novas ideias começaram a ficar cada vez mais escassas. 

Por mais que a internet e o uso de novas tecnologias ajude no desenvolvimento de novos produtos, como de um torquímetro digital, ou facilite a vida de novos empreendedores ao criarem um negócio totalmente digital, muito mais prático e fácil.

Em contrapartida, existem algumas dificuldades que aumentaram cada vez mais, o que torna a rotina de quem quer empreender uma tarefa cada vez mais difícil. 

No texto de hoje, iremos mostrar um pouco mais dos principais desafios do empreendedorismo na era digital atualmente, bora conferir quais são os contratempos e os motivos que fazem o empreendedor ficar com dor de cabeça atualmente? Então vamos lá!

Os principais desafios do empreendedorismo na era digital atualmente

Concorrência crescente

Abrimos nossa lista com o que é considerado, para muitos, o principal desafio do empreendedorismo dentro da era digital: a concorrência. Com a popularização da internet e a facilidade de se tornar empreendedor, novas portas foram abertas, mas se elas foram para você, então é preciso entender que elas também se abriram para outras pessoas. 

Hoje, é mais fácil uma pessoa começar a empreender e iniciar o seu negócio do zero começando justamente através da web, o investimento inicial é baixo, o custo operacional é reduzido e não existem tantas burocracias, isso faz com que praticamente qualquer pessoa possa se tornar um empreendedor digital. 

Se por um lado a facilidade ajuda, por outro ela atrapalha justamente com uma alta concorrência, com tantas pessoas migrando para se tornarem empreendedoras, a busca por espaço é algo cada vez mais disputado, e sem dúvidas, se destacar no meio de tudo isso é um grande desafio. 

Não basta apenas lidar com a concorrência das grandes marcas, é preciso superar pequenos e médios empreendedores que podem executar a mesma tarefa que você, tornando o mercado caótico e cada vez mais desafiador. 

Dificuldade em inovar

Ao mesmo tempo que empreender de maneira digital se tornou uma tarefa fácil, tanto para a venda dos produtos online ou até mesmo para divulgar o seus serviços de impermeabilizante para laje, por outro lado, é difícil sair do comum.

Como vimos no tópico anterior, a concorrência é extremamente grande, e atrelado a isso temos uma falta de inovação dentro do mercado, as pessoas optam pelo fácil e acabam deixando de lado algo que seja realmente criativo e único dentro do mercado. 

Estudos apontam que apenas 16,8% dos empreendedores brasileiros possuem ideias que de fato são inovadoras, muitos seguem o caminho mais simples e fácil, e não inovam em nada, tornando o empreendedorismo digital como algo sem profundidade, arranhando a sua imagem e trazendo uma certa mesmice no meio de tudo. 

Implementar tecnologias: um caminho caro e muitas vezes complicado

Outra grande dificuldade é justamente a adaptação ao empreendedorismo digital, acredite, não é fácil abraçar as novas tecnologias e fazer com que seu negócio seja totalmente virtual, essa é uma escolha complicada e muitas vezes com uma execução bem mais árdua do que você imagina. 

Implementar novas tecnologias tende a ser um caminho caro e extremamente complicado, por mais que você opte pelo básico do básico, uma hora ou outra você terá que usar um software, uma plataforma, criar um site ou usar ferramentas de armazenamento de dados. 

E no meio de tudo isso, a conta pode acabar sendo um pouco cara e complicada, por mais que abrir um empreendimento digital seja simples e barato, mantê-lo nem sempre segue esse mesmo conceito. 

Estabelecer bons relacionamentos nem sempre é fácil

É claro que a internet ajuda e muito a construir novos relacionamentos e a fazer com que as empresas consigam se comunicar de forma muito mais efetiva com o seu público, isso é um fato, porém, abordar uma grande audiência e ganhar uma boa visibilidade não é igual a estabelecer bons relacionamentos. 

E cá entre nós, ter um bom relacionamento com os usuários faz total diferença, assim como um aquecedor a gás em um chuveiro no inverno. Essa é uma dificuldade comum e cada vez mais exigida atualmente, afinal, os usuários querem ter uma melhor relação com a sua marca. 

Mas manter uma conexão estreita e estabelecer bons vínculos muitas vezes é uma tarefa difícil, não basta produzir conteúdos massivos ou que fiquem simplesmente largados, é necessário se esforçar para que tudo dê certo, e essa não é uma jornada fácil de acontecer. 

O dobro do trabalho, metade do reconhecimento

Se engana quem pensa que empreendedor na era digital é algo simples, acredite, não é! Pense da seguinte forma, se você quer começar um empreendimento físico, antigamente sua preocupação era somente nele, hoje em dia, você não só tem que se preocupar com seu negócio físico como também com ele no formato digital. 

É impossível ter sucesso se você não migrar para o mundo online e essa preocupação gera o dobro do trabalho, já que você terá que adaptar o seu empreendimento de qualquer forma. 

Em contrapartida, o reconhecimento é extremamente reduzido, muitas pessoas que compram online, nem sabem o nome da empresa ou nem tiveram contato com ela, o que acaba desvalorizando a sua marca.

Instabilidade, falta de segurança e outros problemas do empreendedorismo tradicional

Por fim, é necessário ressaltar que todos os desafios que existiam no empreendedorismo tradicional também ocorrem agora dentro da era digital, não é porque você pode vender seu sistema de som ambiente pela internet que alguns fatores não continuam sendo complicados. 

Entre eles, podemos destacar a falta de segurança de abrir um negócio sem saber ao certo se ele trará ou não resultados, o custo elevado principalmente na sua manutenção e no seu início, as dificuldades de encontrar boas oportunidades no mercado e por aí vai. 

O empreendedorismo buscou bastante e acredite, a era digital tem ajudado e muito ele a se tornar ainda mais forte, porém como vimos acima, ainda existem dificuldades que devem ser combatidas e que nem sempre são fáceis de serem contornadas.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.