Otimização de SEO: como melhorar o ranking do seu site nos motores de busca

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Quando você precisa pesquisar sobre o melhor modelo de bico de bunsen, por exemplo, o que faz? É óbvio que acessa o Google, escreve os termos em questão e procura os primeiros links que aparecem, não é mesmo?

Esse ranqueamento tem a ver com o SEO ou Search Engine Optimization, que é a forma pela qual os mecanismos de busca encontraram para gerar essas respostas com cada vez mais precisão. Mas como melhorar o ranking do seu site? É isso que falaremos a partir de agora, então, continue com a gente.

O que é SEO?

SEO, ou Search Engine Optimization, é uma técnica utilizada para otimizar sites e melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo. Ela consiste em aprimorar diversos aspectos do site, como conteúdo, links e estrutura, com o objetivo de aumentar o tráfego orgânico.

É correto dizer que o Google, por exemplo, utiliza algoritmos complexos para avaliar e classificar os sites em seus resultados, tendo uma lista de possibilidades e fatores, como: relevância do conteúdo, qualidade dos links externos e internos, velocidade de carregamento da página, entre outros.

É como um cofre digital, que precisa de uma senha específica para abrir. No seu caso, com o site, é necessário buscar essas práticas para abrir um novo mundo para você e seus leitores e clientes.

Dessa forma, a otimização de SEO se torna fundamental para quem deseja ter um site bem posicionado e receber mais visitas. Além disso, é possível fazê-lo tanto para endereços corporativos quanto para blogs pessoais, lojas virtuais e etc.

Como melhorar o ranking do seu site nos motores de busca?

Para iniciar uma estratégia de SEO e ranquear melhor nos motores de busca, é importante começar pelo estudo das palavras-chave, que nada mais são do que aquelas que as pessoas usam para fazerem as perguntas. 

É necessário que elas tenham relevância e alto volume de buscas, para que o site seja encontrado com facilidade pelos usuários. O Ubersuggerst é uma das possibilidades e grandes aliadas nesse caso.

Outro aspecto importante é a criação de conteúdo relevante e de qualidade. Os mecanismos valorizam sites que oferecem conteúdo original e atualizado, com informações úteis para o público-alvo. É importante utilizar as palavras-chave escolhidas de forma natural e orgânica, sem forçar sua inserção no texto.

Tudo isso que vem sendo colocado em pauta, ajuda a moldar um caminho mais tranquilo, quase como se tivesse passado uma máquina de terraplenagem em um terreno que, antes, era inconstante. 

A otimização da estrutura do site também é essencial para o SEO. É preciso garantir que o site tenha uma estrutura clara e organizada, com URLs amigáveis, títulos e descrições claros e concisos, além de uma boa hierarquia de headings e tags.

Outra estratégia que o ajudará a reter clientes e fazer com que chegue no topo de buscas é a criação de links internos e externos. Os links internos ajudam a navegação do usuário no site, além de indicar para os mecanismos de busca quais são as páginas mais importantes do site. 

Já os links externos, ou backlinks, vem de outros sites que apontam para o seu. Esses links indicam para os mecanismos de busca a relevância e autoridade do seu site em relação a determinado assunto.

Além dessas técnicas, existem diversas outras estratégias de SEO que podem ser utilizadas, como a otimização de imagens, a criação de conteúdo multimídia e a utilização de técnicas de link building.

Plugins para melhorar o ranqueamento

Não dá para negar que precisamos de alguma ajuda para melhorar a otimização do SEO em nosso site. Então, separamos alguns plugins que serão grandes aliados nessa empreitada.

Há alguns conhecidíssimos, como o Yoast SEO e outros que ainda não se propagaram por aqui, como é o caso do WP Optimize. Quer conhecer todos em detalhes? Então, continue lendo esse post.

Yoast SEO

É um dos plugins mais populares para WordPress e oferece uma série de recursos para otimizar o site. O plugin permite a análise de palavras-chave, a criação de sitemaps, além de oferecer sugestões para melhorar a legibilidade do conteúdo e a metadescrição.

Quando o post está ‘vermelhor’, é sinal que precisa ser melhorado. Quando está em ‘amarelo’, é um ranqueamento mediano, mas ainda falta algo como palavras de transição. Mas se verificar que está ‘verde’, tudo ótimo e com boas tendências de ir para o topo.

Google Analytics Dashboard for WP

O plugin permite a integração do Google Analytics com o WordPress, oferecendo estatísticas precisas sobre o tráfego do site. É possível acompanhar o número de visitantes, o tempo de permanência no site e outras métricas relevantes.

Ele é tão fundamental para sua estratégia quanto um terminal elétrico para a melhor distribuição de energia para dentro de sua casa. Ou seja, não deixe de instalá-lo e verá uma nova tendência.

WP Optimize

É um plugin que permite a otimização do banco de dados do WordPress, removendo comentários e postagens não utilizadas, além de realizar outras tarefas de limpeza. A otimização do banco de dados é uma técnica importante para melhorar o desempenho do site e a velocidade de carregamento.

Não é tão conhecido, mas certamente o auxiliará a curto, médio e longo prazo. Saiba que, de tempos em tempos, os programadores trazem novidades e boas doses de configuração para deixá-lo ainda mais completo. 

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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