Saiba como comprar pneus eficientes para sua frota de caminhões!

Pneu de caminhão laranja

Saiba que a escolha do pneu para caminhão é muito mais importante do que realmente aparenta ser. Na maioria das vezes, é normal escolher por um que seja resistente apenas, porém você precisa analisar as rodas para saber o que combina com o tipo de função, na qual, é exercida por você e o seu veículo pesado.

Descobrindo a quantidade de rodas para um caminhão

O primeiro passo é saber a quantidade de pneu para caminhão, pois esta é uma questão que fará muita diferença na hora de comprar. Pense que um eixo triplo terá 12 rodas ao todo, e há aqueles de toco conhecidos como 4×2 que contém 6 rodas. 

Existem outros estilos de caminhões e cada um exige uma quantidade bem específica de rodas para funcionar, e é nisto que você deve ter atenção na hora de escolher o seu modelo. 

Neste caso, devemos te contar que existe o modelo de caminhão Traçado de 6×4 que possui três eixos com 1 dianteiro e os outros dois traseiros, que totalizarão em 10 rodas. O mesmo funciona ao estilo Truck, porém este será de 6×2, diferente do Bi-Truck que pode ser de 8×2 ou 8×4 e ter 12 rodas.

Recapando o pneu

Esta é uma raspagem feita em rodas mais antigas para fazer a colocação de uma banda nova na parte superior do pneu. A temperatura de uma recapagem fica em torno de 110°C a 120°C, e é um dos procedimentos regularmente realizados por quem possui caminhões. 

Se você precisar fazer este processo, é interessante procurar por locais especializados, como uma loja de pneus, que tenha o conhecimento preciso sobre a recapagem e quando é conveniente você fazer o procedimento.

5 tipos de pneus para caminhão

Saber sobre este tema te ajudará a chegar na loja de pneus e escolher os melhores modelos e mais adequados ao seu estilo de caminhão. Dessa forma, você poupa dinheiro ao comprar o item correto e evita dores de cabeça em momentos posteriores, por fazer uma compra completamente errada.

Alta severidade

No caso dos pneus de alta severidade, são utilizados sempre em áreas urbanizadas. As rodas são mais endurecidas e extremamente pesadas, justamente para evitarem furar ou estragar rapidamente por conta de buracos que existem nas vias públicas.

Média severidade

Feitos para terem resistência e velocidade, o modelo mediano é bem parecido com o de alta e baixa severidade. É ideal para correr em ruas de asfalto, sejam elas esburacadas, inclinadas ou retas.

Baixa severidade

A respeito do pneu de baixa severidade, estes são os mais leves e foram feitos especialmente para fornecer estabilidade a um veículo que esteja em uma velocidade maior. Isto faz com que o gasto de combustível seja inferior ao que seria se estivesse com os pneus errados.

Off- road

O maior diferencial do Off-Road é ser confeccionado justamente para correr por ruas de terra e barrosas. São bem aderentes, têm uma resistência muito maior e desgastam com menos facilidade.

Misto

O estilo misto é bem parecido com o modelo Off-Road e aqueles de severidade, feitos para rodarem no asfalto. É possível andar tanto em locais que sejam asfaltados quanto em áreas agrícolas, barrosas e de terra.

Comprando pneus novos para a frota

Para fazer a compra de pneu para caminhão, você deve ter em mente a quantidade a ser usada a depender da sua frota, e saber a quantia perdida no decorrer dos meses. A depender, se for uma frota de até 50 caminhões, você terá até 1.500 pneus ao todo e acabará por perder um volume de 5 a 10 pneus a cada mês. 

Agora que você aprendeu sobre os pneus a serem postos no caminhão, fique atento a quantidade necessária e em todo o seu processo de manutenção. Escolha pelo modelo que realmente atenderá às necessidades do veículo e as suas, a fim de ter praticidade no trabalho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *