Processadores: qual o melhor se adequa a sua rotina?

Processadores: o melhor para a sua rotina

Escolher itens de informática pode ser desafiador, principalmente para quem não domina o assunto. Confira as nossas dicas! 

A tecnologia evolui rápido e muitas vezes temos dificuldade de acompanhar essas mudanças. Por isso, é comum surgirem dúvidas na hora de comprar novos itens de informática

Na compra de um notebook ou PC, entre os diversos itens e informações que precisamos avaliar, um deles é a capacidade do processador. 

O processador é um dos componentes mais importantes do computador, pois ele recebe os dados, processa e armazena as informações em sua memória interna. 

Mas como saber qual é o melhor processador de acordo com as suas necessidades? Será que existe uma maneira de identificar o modelo com melhor custo-benefício? 

Entenda as suas necessidades

Como destacamos, o processador é um dos componentes mais importantes do computador. Somado a isso, há diferentes opções disponíveis do mercado, com características que vão impactar diretamente no desempenho da sua máquina.

Por isso, você deve escolher um produto que esteja alinhado com as suas demandas de trabalho e utilização do notebook ou PC.  De forma geral, os usuários são divididos em três grupos principais:

  • pessoas que usam o computador para edição de vídeos e modelagem 3D e que precisam de um superprocessador;
  • gamers, em geral, que precisam de um processador potente; 
  • usuários domésticos, que não tem uma demanda tão complexa em termos de capacidade.

O primeiro grupo, composto por pessoas que trabalham com modelagem 3D e edição de vídeos, o processador deve ter uma quantidade maior de núcleos. A mesma regra vale para quem é gamer. Nestes dois casos, além de um bom processador, é importante investir em uma boa placa de vídeo. 

Avalie o tipo de hardware que você tem

Depois de entender exatamente quais são as suas necessidades, o próximo passo é a análise do hardware: ele deve ser compatível com o processador.

As gerações mais recentes de processadores podem não se encaixar com a placa-mãe do seu computador. Aqui, a dica é verificar o modelo da placa e a compatibilidade com o processador escolhido. 

Verifique a TDP do processador

A TDP é uma sigla utilizada para se referir à medida máxima de calor suportada pelo sistema de refrigeração do computador.

O chip deve ter um TDP adequado, liberando uma quantidade de energia que seja transferida para o ambiente externo de forma eficiente. Se não houver um controle adequado da temperatura, há risco de travamento e até danos nas peças. 

Verifique a necessidade de ter gráficos integrados

Se você trabalha com vídeo, modelagem ou gamer, a sugestão é buscar por modelos de processadores que tenham soluções gráficas integradas. Em alguns casos, é necessário investir em uma boa placa de vídeo e ela precisa estar associada ao processamento dos dados. 

Analise a data de lançamento do processador

Por fim, uma dica de ouro e que muitas vezes não é observada pelos compradores diz respeito à data de lançamento do processador. De forma geral, quanto mais recente for o processador, mais moderno e eficiente ele tende a ser. 

Os chips mais atualizados tem maior eficiência, por isso, na hora de comparar entre os diferentes modelos, não considere apenas a velocidade, mas também a geração do processador. 

Caso você tenha dúvidas na hora de escolher o processador, vale a pena buscar informações na internet. É possível encontrar muito conteúdo específico com dicas de processadores para diferentes perfis de usuários. 

Outra ideia bacana é visitar lojas especializadas em equipamentos de informática e fazer uma pesquisa in loco com o suporte de um profissional técnico no assunto.

Outros artigos interessantes:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *