Qual a importância da ouvidoria para o marketing da empresa?

ouvidoria

Se você é consumidor de alguma loja ou marca, muito provavelmente sabe o que é uma ouvidoria e pra que ela serve. Entretanto, se você é apenas o cliente, muito provavelmente não entenda a importância de construir uma ouvidoria de forma estratégica para alcançar objetivos bem maiores. 

Isso porque, esse é um dos principais canais que devem funcionar com agilidade e converter impressões ruins em boas, fazendo com que clientes insatisfeitos se sintam satisfeitos e assim possam não só voltar a consumir de sua marca, como também possam criar uma relação de fidelização com sua companhia. 

Para entender isso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a ouvidoria, mesmo sem ser formado em um curso de gestão comercial, para que consiga melhorar a relação com seus clientes e assim construir uma imagem positiva no mercado como um todo. característica que vai levar a empresa, de forma mais fácil, ao sucesso. 

Qual a importância da ouvidoria para o marketing?

A ouvidoria nada mais é do que um tipo de órgão que existe em qualquer instituição ou empresa, seja ela pública ou privada.

Seu principal objetivo é viabilizar os desejos dos cidadãos para que suas necessidades como consumidor sejam satisfeitas. Para cumprir essa tarefa, o ouvidor deve atuar com autonomia para apurar as questões que surgirem.

Na prática, a ouvidoria serve, geralmente, para que um consumidor insatisfeito com um curso de comunicação e oratória, por exemplo, possa reclamar e buscar resolver seus problemas como uma espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). 

Entretanto, a ouvidoria se coloca como uma instância superior responsável por resolver as questões propostas pelos consumidores de forma rápida, promovendo a melhoria contínua dos processos e da organização como um todo. 

Dessa forma, essa dinâmica funciona não só em companhia como também em hospitais, por exemplo, com a ouvidoria hospitalar, para que o paciente possa achar um canal aberto para comunicar suas insatisfações.

Portanto, sua importância se dá não só por ser um meio de comunicação com o cliente, mas pela sua dinâmica de feedback.

Dessa forma, além de construir uma relação com o cliente e tentar convertê-lo de insatisfeito para satisfeito, a ouvidoria também pode analisar as reclamações e assim trabalhar para melhorar ainda mais seus produtos e atendimentos, com o objetivo de conquistar ainda mais clientes e assim melhorar sua lucratividade. 

Qual a conexão da ouvidoria com o marketing?

O marketing é uma área bem ampla e conta com diversas estratégias e ferramentas. Todas acabam, de alguma maneira, beneficiando a companhia a conseguir construir algo para chamar atenção do cliente, fidelizá-lo e levá-lo a consumir seu produtos, uma vez que a venda é a fonte de lucratividade principal da maioria das empresa.s

Sendo assim, você deve estar se questionando o que uma área tão ampla como essa tem a ver com a ouvidoria. Pois bem, o principal pilar do marketing é justamente a comunicação. 

Isso porque, mesmo sem ser formado em um curso gestão de relacionamento com o cliente, é possível compreender que mesmo com o melhor produto do mercado, você não conseguirá se destacar entre os clientes se não aprender como falar a língua deles e assim se comunicar com eles. 

Nesse cenário a ouvidoria servirá como uma ferramenta estratégica no plano de se comunicar com seus clientes, que por sua vez chegam insatisfeitos e esperam ser bem atendidos e ter as suas solicitações resolvidas de maneira menos burocrática possível. Ademais, um bom atendimento ajudará a construir uma boa imagem para a empresa. 

Qual é a importância da gestão do relacionamento com o cliente?

Por último, mas não menos importante, toda esse trabalho em construir uma ouvidoria eficiente e prezar pela boa comunicação com seus clientes te trará muitos benefícios, uma vez que além de atrair consumidores é preciso mantê-los para construir uma fidelização, que por sua vez é de extrema importância para empresas que querem crescer. 

Isso porque, mesmo sem ser formado em curso design de interiores online, um bom relacionamento com seu cliente vai te trazer benefícios como: 

  • Fazer com que ele compre mais vezes; 
  • Levar ele a comentar coisas positivas para amigos e familiares;
  • Ajudar a construir um leque de clientes fiéis;
  • Levar a sua companhia a se destacar no mercado.

Tudo isso deve ser considerado como vantagens para um negócio com maior duração dentro do mercado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.


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