Quando você era pequeno, provavelmente sempre escutava sua mãe falar a seguinte frase: “você vai para a escola pois estudar é muito importante”, e por mais que você fosse aceitando a opinião da sua mãe, já parou para pensar os motivos que fazem a educação ser considerada como algo tão crucial nas nossas vidas?

Sempre que falamos sobre os princípios básicos e as necessidades dos seres humanos, a educação sempre está no meio de tudo, afinal, todos precisamos ter acesso a um bom ensino básico e devemos procurar a absorção do conhecimento de forma constante, mas o porquê disso?

Bom, é claro que nem todo mundo precisa saber o que é ou para que serve uma galvanização eletrolítica, mas quanto mais você aprende, melhor é para a sua vida, e aqui não estamos falando apenas de boas oportunidades profissionais, não, acredite, uma boa educação muda a vida de qualquer pessoa em todos os sentidos. 

No texto de hoje, iremos falar melhor sobre a importância da educação na vida das pessoas, quais os motivos de acreditarmos que a parte educativa seja algo tão básico assim? Bora conferir? Então vamos lá!

O que é a educação?

A primeira coisa que devemos saber de fato é: o que é a educação? Bom, parece uma pergunta até simples de ser respondida, mas será realmente que você sabe o que esse termo significa? Conforme o dicionário Aurélio, esse é um conceito que possui diferentes significados, entre os principais temos: 

  • ato ou efeito de educar, ou educar-se;
  • processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral, com o intuito de promover a integração individual e social;
  • meio pelo qual se adquire conhecimentos e aptidões;
  • aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas;
  • arte de ensinar os conhecimentos e práticas usadas na sociedade para desenvolver a civilidade.

Em outras palavras, podemos descrever a educação como uma prática social, que tem como principal objetivo, desenvolver o ser humano e a sua capacidade intelectual, explorando suas habilidades, potencialidades e competências, ajudando a entender e compreender alguns valores, hábitos, sensos morais, crenças e por aí vai. 

A educação é um direito básico de qualquer cidadão, e é muito usada não somente no âmbito profissional, mas também na sua vida como um todo, sendo uma das ou talvez até a ferramenta mais importante de qualquer ser humano. 

Todos precisamos ter uma boa educação, assim como um pintor precisa ter uma boa pistola de pintura de baixa pressão, sem a educação, não somos nada e não conseguimos nos desenvolver pessoalmente e profissionalmente na sociedade. 

Educação formal e informal

Vale destacar que a educação pode ser desenvolvida de duas formas: através da educação formal, que é aquela que possui o reconhecimento oficial, sendo assim, abrangendo um âmbito autorizado como na escola, na faculdade, ou em qualquer nível de aprendizagem que possuam educadores responsáveis. 

E no âmbito informal, tratando-se esse do conhecimento que a pessoa vai adquirindo de acordo com seu convívio social e interações com as pessoas que estão ao seu redor, aqui não existem formalidades no currículo, e a variação é de acordo com que cada um aprendeu na sua vida pessoal. 

Qual a importância da educação?

A educação é algo tão importante que é até um pouco complicado mensurar a sua relevância, ela é o principal meio de desenvolvimento social de qualquer pessoa e é ela quem ajuda os seres-humanos a evoluírem cada vez mais. 

Uma pessoa que não recebe a devida educação pode não possuir conhecimento sobre muitas coisas que compõem a vida, tanto em termos profissionais e pessoais, o que faz com que ela fique deslocada na sociedade, quanto mais a educação evolui e mais pessoas são educadas da forma correta, mais a população de forma coletiva, consegue evoluir. 

Sendo assim, a educação é fundamental tanto em termos individuais, no desenvolvimento pessoal de cada um, quanto em uma escala maior em vínculo coletivo, em ambos os aspectos, ter uma boa educação faz total diferença. 

Como ela impacta na formação de cidadãos?

Uma boa educação atua de forma constante na formação de cidadãos, é graças a ela, que as pessoas conseguem aprender a viver em sociedade e até mesmo a entenderem melhor como o mundo funciona de maneira geral. 

É de forma educativa que os seres-humanos entendem melhor sobre seus direitos e responsabilidades, sobre as consequências de determinados atos, sobre tomadas de decisões, postura ética, comportamento social, solução de problemas e por aí vai. 

Além disso, é a educação que fornece o conhecimento sobre tudo ao nosso redor, desde como funciona a recarga para extintores até a história e o desenvolvimento do Brasil, tudo é disponibilizado de maneira educativa, e por isso, ela implica diretamente na formação de cidadãos. 

Quanto mais as pessoas se educam e buscam pela educação, mais conhecimento elas têm, tanto em termos técnicos e específicos que te auxiliam no mundo profissional, como em termos sociais, que ajudam a viver em sociedade e impactam diretamente sua vida pessoal. 

Como uma boa educação pode mudar o mundo?

Como já citamos acima, a educação não só atua de forma individualizada, mas também pode ser aplicada em um âmbito coletivo, o que acaba impactando diretamente o mundo de uma maneira extremamente incisiva. 

Quanto mais pessoas forem educadas o suficiente, mais alguns problemas irão sumir ou diminuir em escala global, como a desigualdade social, o estímulo à sustentabilidade, a promoção dos direitos humanos, a diminuição da violência, e por aí vai. 

Lembre-se, a educação ajuda tanto o individual quanto o coletivo, e quanto mais ela for aplicada, mais a sociedade se desenvolve em sua totalidade, impactando diretamente os benefícios e resultados presentes no nosso futuro. 

Como podemos melhorar a educação?

Melhorar a educação é um desafio presente em centenas de países ao redor do mundo e acredite, essa não é uma tarefa fácil, porém, só conseguiremos de fato, melhorar essa área, quando percebermos e valorizarmos a sua real importância. 

A educação deve estar no topo de prioridades de qualquer governo, que deve fornecer a todo ser-humano, condições básicas de estudo e ensino, mas mais do que isso, devemos ter mais práticas sociais e integrações que ajudem a conectar a sociedade como um todo. 

Aprender o que faz e como funciona uma máquina de bater açaí é sim muito importante, toda educação é, mas o conhecimento social e o convívio coletivo também são cruciais para o desenvolvimento humano. 

O que achou do texto de hoje? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.