Qual o sentido da escravidão a Maria?

09/30/2021 Por companiaweb

Para algumas pessoas pode parecer estranho e por isso precisa ser compreendido em seu significado espiritual.

Se dá no mesmo sentido que a Virgem disse ao arcanjo Gabriel: Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim conforme a tua palavra 

São Luís demonstra que naquela época não existia servos como existe hoje, existiam apenas escravos.

A diferença é que o servo não depende totalmente do seu senhor, o escravo depende, e Maria em sua liberdade, é escrava por amor, porque quis se entregar inteiramente ao serviço do seu amado Deus que Ela tanto ama.

Por este motivo,seguimos o exemplo de Maria,a consagração total,nos entregando por amor, para sermos escravos de Maria.

O que são cadeias de consagração?

As correntes ou cadeias de Nossa Senhora são sinais da devoção na Consagração à  Virgem Maria.  

Quando as cadeias de consagração precisam ser abençoadas por um padre, pois são sacramentais, e é um sinal visível de uma realidade que não podemos ver, que é a consagração.

Recomendamos que os consagrados a Virgem Maria usem correntes de ferro, que não sejam correntes de ouro, prata ou algum outro metal precioso.

É admirável aquelas pessoas que decidiram ser escravos de Jesus em Maria, abram mão de usar uma corrente de ouro para usarem correntes de ferro sem nenhum brilho, por puro amor.

As cadeias de consagração tem como significado o fim da escravidão com o pecado, pois antes não tínhamos vergonha de levar as correntes do pecado por todos os lugares, mas agora também não devemos ter vergonha de mostrar nossa escravidão ao Amor a Deus.

As correntes são como sinal da consagração de amor a Jesus Cristo e a Nossa Senhora, a popularidade da consagração, ou escravidão de amor a Jesus Cristo e a Nossa Senhora tem causado curiosidade, algumas vezes dúvidas, pelo simples fato das pessoas optarem por usar essas correntes para elas se lembrarem do sacrificio de Jesus na cruz por amor a nós e assim nos fazer lembrar do compromisso que fizemos com Ele de nos consagrarmos.

O que é consagração? 

Consagrar significa dedicar algo ou uma pessoa a Deus. 

Quando uma pessoa é consagrada a Deus, ela está dedicada ao trabalho de Deus. 

A consagração é uma ação importante, que marca uma mudança na vida de uma pessoa, ela já não vive mais a mesma vida que vivia antes, pois agora existe alguém muito especial vivendo dentro dela, e por esse motivo ela resolve fazer tudo para agradá-lo.

Se consagrar a Deus significa rejeitar as coisas do mundo e se dedicar a fazer tudo por amor a Deus. 

Muitas pessoas compram cadeias de consagração de madeira, porém o tradicional é a cadeia de consagração aço inox, pois além de ser mais forte  e mais resistente, possui um significado maior. 

A luta espiritual após a consagração a Maria

Quando decidimos nos consagrarmos por amor a Jesus e a Maria, isso gera uma guerra no inferno, pois o diabo já sabe que está perdendo mais uma pessoa, e isso  intensifica-se o combate espiritual contra os três inimigos da nossa alma: a carne, o mundo e os demônios.

Chamamos de militante uma pessoa, porque ela precisa se manter firme nessa guerra incessante contra os inimigos: o mundo, a carne e o diabo.

Algumas pessoas que se preparam para a consagração, ou que já se consagraram, ficam assustadas por essa guerra, outras ficam escandalizadas, mas não deveriam, pois em Jesus podemos tudo, Ele nos garante a vitória sobre todas as coisas.

Pois, somos membros da igreja militante, uma igreja pura, forte e guerreira, que combate e defende os princípios que Jesus Cristo e Maria nos ensinaram.

Se vamos nos consagrar a Jesus e a Maria de modo mais radical que o comum dos fiéis, é normal que a nossa batalha espiritual seja mais difícil mesmo.

Em Goiânia tem algumas floriculturas que começaram a criar essas cadeiras de consagração, porém não deu muito certo, pois  começaram a fazer tudo errado com as pulseiras. 

Qual o significado do uso das cadeias de consagração?

A corrente, ou cadeia de consagração, é um sacramental e necessita ser abençoada por um padre.

Ela é um sinal visível de uma ação invisível, que é a consagração, a total entrega por amor a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria. 

Estas correntes também simbolizam o fim da escravidão do pecado.

Algumas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração

  • Qualquer pessoa pode usar essas correntes?

As cadeias de consagração são um sinal de devoção a Maria, então se a pessoa não deseja fazer esse compromisso, não tem o porque ela usar esse objeto com um significado tão importante.

  • Tem algum lugar específico para usar as correntes?

Não há uma regra para se usar a cadeia, vai depender do gosto da pessoa, ela pode se usar no braço, no tornozelo, no pescoço ou como cinto também.

  • Tem alguma diferença na espessura ou tamanho da corrente?

Não há nenhuma diferença, apenas na estética mesmo. Sua devoção não é medida pelo tamanho ou espessura da cadeia, vai do gosto pessoal, mas esteja atento para que isso não se torne vaidade.