Qual o valor médio cobrado por um redator para site?


No momento de contratar um redator freelancer, é necessário levar em consideração uma série de fatores diferentes, inclusive o preço em relação ao portfólio – que vai fazer uma tremenda diferença no final. 

Neste artigo, separamos quais são as médias cobradas por esses especialistas de acordo com a experiência para que você tenha algo como base no momento de começar. Portanto, basta continuar a leitura conosco para saber mais sobre o assunto. 

Iniciante

Geralmente, redatores iniciantes contam com o valor médio de R$ 0,01 por palavra. Esses são aqueles que não construíram um portfólio e estão em busca de estágios para conseguir aumentar a experiência e, claro, entender mais sobre como funciona o mundo da redação. 

  • Neste caso, é comum que esses especialistas não tenham conhecimento aprofundado em SEO ou sequer tenham ouvido falar sobre o termo. 

Intermediário

Já no caso do intermediário, o valor médio cobrado está na faixa de R$ 0,05 por palavra ou de R$ 50 por hora. O valor, claro, pode variar de acordo com a região. 

Vale ressaltar, neste caso, que são pessoas que já contam com um pouco mais de cases de sucesso e também dominam o SEO intermediário – apesar de ainda não terem tanto tempo de experiência. 

Para se tornar um redator profissional, é necessário contar com uma faixa de 5 anos de experiência no mercado. 

Profissional

Por fim, e não menos importante, também temos o redator profissional que conta com o valor médio de R$ 0,10 por palavra e, dependendo do tempo de experiência, até mesmo mais em alguns casos. É comum encontrar profissionais que cobram até R$ 0,25, apesar de serem casos mais raros. 

O que levar em consideração no momento de contratar um redator?

No momento de procurar esse profissional, seja para a categoria de CLT ou até mesmo freelancer (pessoa jurídica), existem alguns pontos a serem observados, como é o caso do portfólio e até mesmo a formação. A formação conta muito para a área na qual se pretende escrever. Por exemplo, o mais indicado é que o profissional conte com a formação de jornalismo e até mesmo o marketing digital. 

  • Se está buscando por um profissional que vai de intermediário até avançado, é crucial que ele domine ferramentas como o Semrush e até mesmo estratégias de marketing de conteúdo de acordo com o funil de vendas. 
  • O funil de vendas determina quais são as etapas que o cliente passa até chegar no seu conteúdo. Geralmente, os textos de topo de funil contam com palavras chaves de cauda curta e que contam com maior concorrência, um exemplo é “marketing”, “redator”. Já os textos de fundo de funil, contam com palavras chave de cauda longa como “como vender mais no Instagram” “Dicas para jogar Free Fire” “como criar um servidor pirata de Minecraft”. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar.


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