Saiba as principais diferenças entre vendas inbound e outbound

Saiba as principais diferenças entre vendas inbound e outbound

Toda e qualquer empresa busca, o tempo inteiro, ampliar as suas vendas, não é mesmo? Independentemente se a empresa trabalha com a venda de produtos ou de serviços, o objetivo final é sempre manter uma constância e tentar aumentar constantemente.

Para isso, é fundamental que as empresas busquem diferentes estratégias de vendas.

Atualmente, o Inbound Marketing e o Outbound Marketing, que fazem parte do marketing digital, são estratégias que vêm se tornando fundamentais para o crescimento das corporações, essencialmente no meio digital.
Na sequência você verá sobre o que se tratam essas estratégias, quais são seus principais objetivos, vantagens e desvantagens e muito mais. Confira!

Abordagem de cada uma das estratégias

Para começar, é importante destacar como funciona a abordagem de cada um desses conceitos.

Dessa maneira, você conseguirá entender o por que essas estratégias são tão utilizadas, e também compreenderá como um sistema crm grátis pode ajudar a aprimorar ainda mais essas ideias.

  1. Outbound marketing

Primeiramente, falaremos do outbound marketing, que é um conceito mais antigo. Justamente por ser mais antigo, é conhecido como o “marketing tradicional”.

Antigamente, antes da era da internet, essa estratégia era utilizada como o famoso conceito “bater de porta em porta”. Ou seja, a ideia era levar as ideias da empresa e de sua marca através da divulgação presencial, conversando com as pessoas.

Como esse conceito sofreu modificações, justamente pelo boom da internet, hoje funciona de forma diferente, mas a ideia principal segue a mesma.

O ponto central do outbound marketing é quando as empresas vão atrás dos clientes, parceiros e consumidores, e não esperam que eles venham até a empresa por interesse genuíno.

A ideia foi ampliada com a divulgação em diferentes plataformas, não necessariamente digitais, tais como:

  • Revistas;
  • Rádio;
  • Televisão;
  • Jornais;
  • Cartazes, outros.

 

Atualmente, o outbound marketing trabalha juntamente com um crm online gratis, que é uma ferramenta capaz de armazenar todos os dados dos clientes e possíveis clientes.

Desta forma, a estratégia visa captar quem são os possíveis consumidores, bombardeando suas redes sociais, youtube, email, com anúncios, banners, pop-ups, etc.

  1. Inbound marketing

Já o inbound marketing é um conceito diferente, que muitas vezes acaba sendo utilizado pelas empresas até por questões financeiras. Assim como o outbound, o inbound também é beneficiado pelo uso de crm preço.

Conhecido como “marketing de atração”, o Inbound Marketing é uma estratégia que tem como principal objetivo atrair os clientes de forma orgânica. A ideia é fazer com que o cliente vá até você, e não você até ele.

Isso acontece através do interesse que a empresa gera, mediante a produção de conteúdos de qualidade, sejam eles textos, vídeos, postagem em redes sociais, etc.

Novamente os sistemas de crm gratuitos têm um papel importante nesses processos, visto que, é fundamental que os conteúdos sejam direcionados para o público adequado para que a estratégia funcione da maneira desejada.

Vantagens e desvantagens

Assim como qualquer estratégia de venda, o Inbound e o Outbound apresentam vantagens e desvantagens. Entretanto, as vantagens acabam se destacando muito mais.

Para começar, o Inbound Marketing traz vantagens como: redução de custos de anúncios e divulgação, produção de conteúdos relevantes, assertividade na mensuração de resultados, crescimento do ranqueamento em sites de buscas, entre outras.

Por outro lado, os resultados podem demorar mais tempo para aparecer e o trabalho acaba sendo maior, já que a estratégia depende da qualidade e da quantidade de produções para o controle de leads.

Já o Outbound Marketing possui a vantagem de ser uma estratégia mais rápida, com resultados a curto prazo. Além disso, o contato é facilitado e se torna mais assertivo, amplia a geração de leads, fácil mensuração de resultados, entre outras.

Por outro lado, justamente por trabalhar com anúncios, peças publicitárias e ampla divulgação, a estratégia acaba sendo mais cara.

Ainda, muitas pessoas acabam simplesmente não assistindo os anúncios na internet, cancelando pop-ups e pulando propagandas, dificultando o processo.

Comparação para seleção da melhor estratégia

Agora que você entendeu como funcionam essas estratégias e quais são as suas principais diferenças, deve estar se perguntando qual é a mais vantajosa para a sua empresa, não é mesmo?

Bom, essa é uma resposta complexa. Ambas as estratégias funcionam e estão presentes no mercado empresarial. Claro, por conta de suas diferenças, é importante saber o momento exato de utilizá-las.

Entretanto, como uma busca resultados mais rápidos e a outra espera resultados a longo prazo, é interessante conciliá-las. Dessa maneira você consegue preparar o terreno para que a empresa continue crescendo.


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