Saiba como escolher persianas para sala?

11/19/2021 Por companiaweb

Você não precisa ser formado para escolher a cortina ideal para sua sala, basta seguir as dicas incríveis que separamos para você.

Item capaz de transformar qualquer ambiente, as cortinas possuem várias funções, além de acrescentar mais charme a decoração, ainda ajuda a ajustar a entrada de luz natural, ajuda a regular a temperatura do ambiente e diminui a entrada de ruídos.

Uma boa alternativa para as janelas em salas de estar, sala de jantar e até mesmo escritórios, são as lojas de persianas, podemos encontrar modelos simples e elegantes que ajudam no bloqueio da luz natural e também para garantir maior privacidade nos ambientes. 

Existem vários modelos, estilos e materiais que podemos encontrar no mercado hoje em dia, elas são versáteis e dão um toque especial aos ambientes.

Por tantas vantagens que as persianas trazem para os ambientes, tem aumentado bastante a procura por esses elementos que compõem tão bem nossos lares.

Vantagens das persianas

Sabemos que as cortinas são itens clássicos e elegantes em uma decoração, por isso na hora de escolher o modelo ideal devemos pensar bem no valor do investimento a ser feito, na manutenção que ela irá precisar e também nos acessórios que irão compor o ambiente para que fique tudo em harmonia. 

Apesar de sua instalação ser um pouco mais complexa, as persianas são conhecidas por sua versatilidade como as principais vantagens e características que garantem um estilo único. 

Você pode optar pela instalação de papel de parede com cores mais vibrantes ao invés dos mais clean. Aposte no que melhor define sua personalidade!

Mas com essa simplicidade não significa que o ambiente decorado com uma persiana não pode ser sofisticado e elegante. Pelo contrário, com os vários modelos, tipos de materiais e cores, é só escolher a o modelo que mais combine com seu estilo de decoração.

Vá em uma loja de cortinas e persianas e procure por persianas automáticas, pois isso ajudará a qualquer dona de casa.

Ao contrário das cortinas, pois possuem um grande volume de tecido e com isso  exige constante necessidade de lavagem, já as persianas trazem dão um toque moderno para a sua decoração, incluindo muita praticidade de manutenção.

Como é feita a limpeza e manutenção de persianas

Dependendo do material que a persiana é feita, a rotina de limpeza pode mudar um pouco, exigindo um tipo de limpeza diferente e em menos tempo.

É importante buscar saber com o fabricante com que frequência deve ser feita a manutenção para que não corra o risco de danificar o material.

De forma geral, a indicação da limpeza para as persianas é tirar o pó e acúmulo de sujeira uma vez por semana com um espanador ou pano seco, para os modelos com as lâminas de materiais mais resistentes como madeira, alumínio ou plástico recomendamos usar um pano úmido ou um aspirador de pó para auxiliar no serviço . 

No caso das persianas de tecido, seja natural ou sintético, é importante programar uma limpeza uma vez por ano em alguma empresa especializada.

Modelos de persianas para sala

  • Venezianas ou persianas horizontais

 Podendo ter lâminas em plástico, metal ou madeira, esse modelo é o mais comum entre as persianas.

  • Persianas Verticais

Com lâminas verticais, podendo ser em madeira, alumínio, plástico ou tecido, esta persiana pode ter um recolhimento lateral, bilateral ou até mesmo se fixa, somente para regular a entrada de luz.

  • Persiana rolô

Formada por um painel retangular de tecido natural ou sintético essas persianas são mais comuns em ambientes residenciais, mas por se tratar de um item muito versátil podemos encontrar também em ambientes comerciais.

  • Persianas Romana

Os modelos de persianas romanos são feitos com diversas folhas de tecido que, ao serem fechados vão se dobrando e formando uma espécie de saia com babados. 

De fato as persianas combinam com qualquer estilo, basta saber suas necessidades e escolher pelo modelo que melhor te atenda. 

As persianas possuem características variadas, e a sua escolha é muito pessoal, por isso é necessário estar atento a alguns detalhes, pois a sala é um ambiente que permite usar diversos modelos de persianas, desde os mais clássicos, aos mais requintados, vai depender do gosto e do investimento disponível.