Saiba os segredos para posicionar seu negócio no Google


Os empreendedores que possuem um e-commerce (loja virtual) precisam fazer investimentos para melhorar o posicionamento no Google, algo que pode melhorar a credibilidade e o faturamento do negócio.

Contudo, antes de criar estratégias para o posicionamento no mecanismo de pesquisa, é importante entender o conceito e como ele pode ajudar no marketing digital. 

O ranqueamento de um site nos mecanismos de buscas é algo relevante para os sites, principalmente para o e-commerce. Afinal, conquistar as primeiras posições nos resultados de busca como Bing, Google e Yahoo é algo muito importante e que melhora a credibilidade, visto que são resultados vistos pelos buscadores como de qualidade.

Além disso, estar nessas posições traz novas oportunidades de negócio, visto que há uma tendência dos usuários não passarem da primeira página de resultados.

Assim, para aparecer neste local e ser mais “clicado”, é preciso considerar alguns aspectos do site e dos conteúdos. Além disso, códigos e algoritmos podem influenciar diretamente nos resultados das pesquisas. 

Considerando este fato, as empresas precisam conhecer algumas estratégias que ajudam na otimização de sites, algo que contribui para melhorar o posicionamento no ranqueamento do Google, principal canal de busca atualmente.

Como o Google funciona?

As pesquisas já fazem parte da vida das pessoas do mesmo modo como tomar um copo de água, ou seja, é um hábito diário.

O Google é o principal buscador utilizado pelos indivíduos para obter resultados para as pesquisas. Com isso, as pessoas utilizam a ferramenta para diversas finalidades, desde conteúdos sobre análise química até dúvidas sobre determinadas palavras e sua escrita, por exemplo.

A base de dados do buscador é imensa, algo possível graças aos algoritmos que possuem filtros, ou seja, conseguem selecionar as melhores soluções conforme as palavras-chave usadas nas buscas. 

Além disso, há um movimento constante de adicionar novos materiais na rede, ampliando ainda mais as respostas dispostas pela ferramenta.

Tendo isso em vista, os algoritmos estão sempre sendo atualizados para entregar os melhores resultados para os usuários, considerando seus padrões de interesse e dores.

Desta maneira, os empresários têm investido nas tendências de marketing digital que ajudam a otimizar os sites e assim manter as buscas sempre relevantes.

O Google considera três fatores essenciais durante a busca pelos melhores resultados. São eles: 

  • Backlinks (links de entrada e referências de outras páginas para guiar o usuário), 
  • Qualidade do conteúdo (profundidade e termos usados);
  • Rankbrain  (inteligência artificial para leitura do bom uso de palavras-chave).

Resultados orgânicos e pagos

O buscador mostra na página os resultados de duas formas: conteúdos promovidos através de anúncios pagos; e os orgânicos, que são os que exibidos por conta da otimização do site, conforme os parâmetros dos algoritmos.

Os investimentos em tráfego pago, por exemplo, são os que aparecem nas primeiras posições e com uma disposição diferenciada que permite aos usuários identificar este conteúdo, como a tag de anúncio ao lado do título.

Os anúncios podem ser utilizados em diversos segmentos, desde Usinagem cnc até uma loja de sapatos, todos podem explorar os benefícios que as plataformas Ads oferecem, visto que amplia a probabilidade de aparecimento para os usuários.

Já o tráfego orgânico consiste nos resultados que aparecem ao longo da página do Google, nas demais posições, e alcançaram o posicionamento devido à relevância entendida pelos usuários e pela própria plataforma.

Os sites disputam ranqueamento, por isso um conteúdo bem desenvolvido e com palavras-chaves posicionadas estrategicamente podem ajudar a conseguir um bom posicionamento para o negócio.

Estratégias que podem ajudar a conquistar um excelente posicionamento no Google

Entender os benefícios que o marketing digital pode agregar muito nos negócios e algumas estratégias são importantes para fortalecer a sua empresa no universo digital.

  1. SEO e seus benefícios

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que ajudam a adaptar e melhorar as páginas para deixá-las bem ranqueadas no Google.

Utilizar o SEO é uma ótima maneira de conquistar um bom posicionamento no buscador e o melhor, sem gastar muito.

Os principais recursos de SEO que podem ser utilizados consistem na aplicação de palavras-chave, links amigáveis e outros elementos que ajudam no tráfego orgânico dos sites.

Considerando o fato de que as pessoas não costumam acessar os resultados que ficam mais para baixo ou fora da primeira página, é importante que os empreendedores deem uma atenção para o SEO, pois esta é uma estratégia valiosa para os negócios e para alcançar as primeiras posições.                

  1. Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

O Google valoriza muito conteúdos bem produzidos e mais densos. 

Nesse sentido, desenvolver materiais de qualidade é crucial para ter um bom posicionamento no buscador e ainda potencializar o marketing de atração do seu negócio, ou seja, o Inbound Marketing.

Um bom marketing de conteúdo não vende um produto sozinho, seja um doce de chocolate ou até mesmo forro drywall preço m2, mas apresenta soluções para as dúvidas dos consumidores a ponto de deixá-los interessados pelo negócio e mostrar que a compra pode ser algo benéfico para sua vida.

Para que isso seja conquistado, o Inbound é composto por quatro etapas, que são:

  • Atrair visitantes;
  • Convertê-los em leads (potenciais clientes);
  • Transformar os leads em clientes;
  • Fidelizar os clientes.

Um ponto interessante das estratégias de Inbound Marketing é que são os usuários que, de modo “voluntário”, chegam até a empresa ou marca, diferente do Outbound Marketing que é uma estratégia de divulgação nas mídias tradicionais e digitais, mas que interrompe a navegação habitual para evidenciar a publicidade.

Nesse quesito é necessário ressaltar que cada vez mais a experiência é valorizada e alcançar os clientes de forma natural, conquistando sua confiança faz parte desse processo.

Assim, aperfeiçoar o marketing de conteúdo do negócio é tão importante quanto a elaboração de um laudo tecnico eletrico para adequação das normas.

Sendo assim, investir nas estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são formas de ter os seguintes ganhos: 

  • Melhora a visibilidade da empresa no universo online;
  • Reduz os custos de aquisição dos clientes, 
  • Influencia na decisão de compra;
  • Otimiza a experiência no pós-venda.
  1. Tenha um marketplace ou loja virtual e invista em um design responsivo

Ter um espaço para as vendas online é muito importante para aumentar a visibilidade do seu negócio e destinar uma área para preparar os clientes para o consumo. Contudo, atualmente existem opções mais diversificadas e até mais simples/menos custosas que desenvolver uma página própria.

O marketplace, por exemplo, funciona como uma vitrine de shopping, ou seja, diversas empresas e marcas podem divulgar os seus produtos e vendê-los neste espaço.

Já quando a loja virtual for desenvolvida, investir em um layout responsivo é um detalhe importante para garantir o acesso de todos os usuários, independentemente do canal usado.

Isso porque os potenciais clientes poderão utilizar diversos dispositivos móveis, afinal, a responsividade consiste na adaptação do site a diferentes telas.

Para conseguir aproveitar os benefícios de uma loja virtual e outros ambientes próprios de venda, bem como ter um design responsivo, os empresários podem contratar uma empresa para criar aplicativo, algo que pode render muitas vantagens para o negócio e principalmente para um bom posicionamento no Google de uma empresa que oferece ultracongelador klimaquip, por exemplo.

  1. Aposte em links de qualidade (Link building)

A criação de links para um website é um processo muito importante, porque o Google compreende que quanto mais indicarem o seu site, mais autoridade o seu negócio tem sobre um determinado assunto.

Nesse sentido, uma boa rede de links pode ajudar no tráfego e no fortalecimento da sua empresa, ajudando não só no ranqueamento, mas também na visibilidade.

Os benefícios do link building consistem em:

  • Notoriedade;
  • Melhora as taxas de conversão;
  • Aumenta o tráfego;
  • Apresenta ótimo custo-benefício;
  • Possibilita um bom relacionamento com o público-alvo;
  • Contribui para a construção da marca.

Com tantos pontos positivos, que ajudam a ter um bom posicionamento, buscar a ajuda dos profissionais de marketing é o modo de construir o link building do seu negócio e assim alcançar as metas do seu planejamento.

  1. Faça a personalização dos títulos da página

Uma parte importante dos conteúdos é desenvolver um título personalizado e que atenda as possíveis dúvidas/necessidades dos usuários. 

Isso deve ser feito por meio do uso de palavras-chave específicas, o que também facilita a leitura dos usuários, além de dar mais destaque para o negócio.

As empresas de aquecedores podem, por exemplo, criar conteúdos para orientar os seus clientes sobre como escolher o melhor modelo de aquecedor e os cuidados que a pessoa deve ter com o aparelho.

Fornecedores de peças de máquinas de lavar, por exemplo, podem criar conteúdos para orientar os seus clientes sobre o equipamento, algo que pode aumentar a confiança dos usuários. 

O uso de títulos personalizados também melhora o posicionamento nos buscadores de pesquisa e, consequentemente, o potencial de alcance do público.

  1. Use links patrocinados

O Google possui um serviço, o Google Ads, que permite utilizar links patrocinados. Os investimentos na plataforma Ads permite que o seu site apareça nas primeiras posições, algo muito interessante para as vendas.

Uma empresa especializada em portões, por exemplo, pode usar o Google Ads para destacar Vigota protendida e outros produtos para construção.

Para isso, um estudo de palavras-chave e do comportamento dos usuários pode ser necessário.

  1. Conecte o site do seu negócio com as redes sociais

As redes sociais são muito utilizadas como canais de comunicação, divulgação de lançamentos, compartilhamento de conteúdo e pode ser um ótimo fator para o ranqueamento no Google.

Criar uma página no Facebook, Instagram e Twitter, principais redes da atualidade, é uma excelente maneira de gerar tráfego no site, agregando mais autoridade e credibilidade. 

Um ponto interessante das redes sociais é a possibilidade de diversos negócios conseguirem anunciar diferentes produtos e serviços, desde uma Dobradeira de chapa manual até produtos de utilidade diária, visto a possibilidade de adequar conforme o objetivo da marca e o orçamento disponível.

Isto posto, elaborar estratégias que ajudam a melhorar o ranqueamento, ou seja, o posicionamento do seu site, é o caminho para conseguir melhorar o faturamento do negócio, aumentar o número de clientes, fortalecer a imagem da empresa no universo digital e além de agregar novas oportunidades de parcerias e investimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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