Saiba quais as vantagens de investir em Live Commerce

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Live commerce é uma estratégia que tem como objetivo utilizar a interação das plataformas de streaming para alavancar as vendas. Como o próprio nome sugere, é um comércio ao vivo, onde o vendedor promove os produtos e serviços do e-commerce.

Atualmente, essa prática é muito comum e boa parte dos usuários da internet já se depararam com essa estratégia em algum momento. Muitos costumam comprar por meio dessa modalidade, por isso ela vem sendo cada vez mais aplicada.

As vendas online cresceram muito nos últimos anos, da mesma forma, a concorrência entre os negócios digitais também aumentou, tendo em vista que muitas pessoas passaram a enxergar neles uma possibilidade de ter a própria empresa.

Os consumidores, por sua vez, estão cada vez mais conectados e já perceberam todas as vantagens de comprar pela internet, como receber os produtos em casa, não precisar se deslocar até os estabelecimentos, dentre outros motivos.

Isso acontece porque o mundo está cada vez mais conectado e traz consigo muitas tendências. Por essa razão, as vendas digitais estão se reinventando.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o conceito de live commerce e todos os benefícios que essa atividade pode trazer.

Entenda o que é live commerce

Live commerce é uma modalidade de vendas que utiliza a interação das plataformas de streaming com o comércio eletrônico. Ela foi criada na China e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

Seu maior diferencial é a interação entre a empresa e os consumidores, por meio de uma transmissão ao vivo, que ajuda o vendedor a se aproximar do público, aumentar o engajamento e o número de conversões.

Para aproveitar o potencial dessa estratégia, um fabricante de bandeja deslizante para rack 19 convida vendedores treinados, blogueiros e influenciadores digitais para expor os produtos e serviços anunciados.

São pessoas que sabem utilizar os gatilhos mentais, principalmente os de escassez e urgência, além de gerarem autoridade e promoverem a conversão. Mas eles não estão ali apenas para vender, mas também para trazer entretenimento para o público.

Aliás, o entretenimento é fundamental para que a venda aconteça, uma vez que eles instruem os consumidores a comprarem de maneira correta e segura e transmitem segurança e confiança nessa tarefa.

Atualmente, existem mais de 1000 plataformas de streaming ao vivo, voltadas para essa modalidade na China. Ela surgiu em 2014, mas desde 2017 vem conquistando o resto do mundo.

No Brasil, começou a se popularizar em 2020, por conta da necessidade de isolamento, levando muitas empresas a encontrarem maneiras de se reinventar.

Muitas marcas se destacaram, principalmente aquelas que, durante suas transmissões, seus apresentadores e influenciadores experimentaram os produtos e discutiram sobre eles.

Nesse processo, a loja acabava disponibilizando uma barra de compras ao lado, onde o consumidor escolhia os produtos e, em alguns casos, recebia, até mesmo, sacolas personalizadas.

As empresas podiam oferecer peças exclusivas e esclareciam as dúvidas dos consumidores diretamente por um chat. Para muitas, o resultado foi surpreendente, tendo em vista o aumento no faturamento.

Por que investir em live commerce?

Além de aumentar as taxas de vendas e conversão, essa prática se mostrou uma tendência promissora para o e-commerce. Isso porque cerca de 96% dos usuários gostam de assistir vídeos para entender melhor os produtos e serviços.

Além disso, 84% se convencem de uma compra, depois de assistir a um vídeo criado pela marca. Por fim, 66% preferem se informar sobre as características e benefícios dos produtos e serviços, por meio de vídeos.

Atualmente, produzir conteúdo de valor se tornou primordial para qualquer empresa que queira se destacar, e ele pode assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Imagens;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

No caso dos vídeos, são o formato preferido da audiência e ajudam a criar algo valioso que responde às dúvidas dos usuários. Também é uma forma de fazer com que o visitante permaneça mais tempo na página da empresa.

Consequentemente, um fabricante de capa para sax soprano terá um aumento considerável no ticket médio de compra, sem falar na facilidade em atrair novos consumidores para a marca, por meio desse tipo de conteúdo.

Na verdade, o live commerce é vantajoso para todos, pois ajuda a impulsionar as plataformas de vendas, independentemente de seu segmento.

Algumas empresas contaram, até mesmo, com artistas famosos e direcionaram o consumidor para uma loja online de sua preferência, onde podiam adquirir os produtos da marca.

Desafios da estratégia

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de vendas, o live commerce também tem alguns desafios que precisam ser superados pela empresa, mas é muito fácil lidar com eles.

Um dos desafios está relacionado às questões técnicas, pois um fabricante de adesivo comunicação visual precisa produzir materiais de qualidade, por meio de alguns recursos tecnológicos.

Também é necessário contar com uma equipe preparada, com profissionais de marketing, pessoal de criação, dentre outras necessidades.

Isso acaba fazendo dessa estratégia um investimento um pouco mais alto, porém, gera impactos significativos no número de vendas.

Benefícios do live commerce

O live commerce é uma forma de aumentar o poder de persuasão do seu negócio e aumentar a autoridade da marca.

Isso porque a empresa permite que o consumidor veja o funcionamento do produto, quais são suas finalidades, como deve ser usado, dentre outras informações relevantes.

Deste modo, ampliando a visão do público em relação às soluções oferecidas pelas marcas. Quando as transmissões são apresentadas por personalidades conhecidas pelo público, geram audiência respeitável.

Embora aumente as responsabilidades de um fabricante de compressor de ar diesel, também aumenta a confiança do consumidor. Dentre os benefícios trazidos por essa prática estão:

Ajuda a fidelizar clientes

O consumidor moderno é omnichannel, ou seja, ele busca diferentes canais para comprar e se relacionar com a empresa de maneira geral.

Pelo fato de valorizar a transferência e uma comunicação clara e direta, enxerga nesse tipo de transmissão uma chance de conhecer melhor as marcas e se aproximar das suas favoritas.

Por conta disso, se transforma em um excelente meio para atrair e fidelizar os consumidores mais exigentes.

Atrai clientes novos

Muitos negócios que estão crescendo procuram maneiras de se posicionar positivamente no mercado em que atuam. Geralmente, aproveitam o lançamento de novos produtos para tentar atrair clientes.

Investir em live commerce melhora consideravelmente os resultados de vendas nas plataformas online, tendo em vista que os produtos são promovidos por pessoas conhecidas pelo público.

Com isso, um fabricante de furadeira de vidro consegue potencializar sua audiência e reforçar a credibilidade da corporação.

Melhora a relação com o público consumidor

Para as pessoas, é muito importante ter a certeza de que a aquisição de um produto ou serviço é exatamente aquilo que elas precisam e que imaginaram, e essa certeza vem quando podem assistir a uma demonstração ao vivo.

Ademais, ao contrário do que acontece nos canais de TV, a live ajuda a comprar, sem que para isso seja necessário acessar outros formatos de mídia, além de permitir o pagamento por diferentes meios convenientes para o consumidor.

Todos esses aspectos favorecem a companhia e melhoram a relação entre ela e seu público, uma vez que um fabricante de letreiro iluminado fachada é capaz de misturar entretenimento e vendas.

Favorece a experiência de compra

Uma das coisas mais importantes que as empresas precisam garantir hoje em dia é uma boa experiência de compra para seus clientes. Muitos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais para ter acesso a um bom atendimento.

Eles não estão preocupados apenas com a qualidade e o preço dos produtos, mas também com o tipo de relacionamento que terão com a empresa a partir do momento de compra.

É desgastante e decepcionante quando compramos alguma coisa e não recebemos o suporte devido em caso de problemas, necessidade de troca ou percebemos que a marca queria apenas vender.

Por meio do live commerce, uma empresa de instalação de cilindro de gás gnv enriquece a experiência do público, mostrando, na prática, de que maneira o serviço é realizado.

Isso traz mais autonomia de compra para as pessoas, que com base naquilo que assistiram no vídeo, vão decidir se devem comprar ou não, o que torna a experiência mais agradável e memorável.

Considerações finais

A live commerce é uma estratégia valiosa e que faz toda a diferença para uma empresa que quer promover a sua marca e alavancar as vendas ao mesmo tempo.

Além de entreter o público por meio de parcerias com influenciadores e outras personalidades da internet, possibilita que a audiência consiga interagir e conhecer um pouco mais as soluções.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa estratégia e o quanto ela pode ser benéfica para qualquer tipo de negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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