8 Coisas para avaliar ao contratar um seguro de carro

8 Coisas para avaliar ao contratar um seguro de carro

Saiba quais as 8 coisas para avaliar ao contratar um seguro de carro, a fim de realizar uma contratação segura e vantajosa!

Quando queremos segurar o nosso veículo, devemos procurar uma modalidade e uma seguradora que se ajuste às nossas circunstâncias e necessidades. O tipo de seguro, o nosso perfil como condutor ou as características do automóvel são apenas alguns dos fatores que as seguradoras irão ter em conta na hora de decidir o preço da apólice.

A seguir, confira quais coisas devem ser levadas em consideração antes de contratar o serviço de proteção veicular, busca e proteção, etc. 

contratar um seguro de carro

8 Coisas para avaliar ao contratar um seguro de carro

Na hora de contratar um seguro de carro, o proprietário precisa ter em mente quais as suas necessidades e o que avaliar antes de finalizar o contrato, a fim de garantir que está realizando uma contratação vantajosa e útil.

1 – Tipos de seguro

Os tipos de cobertura são os aspectos mais importantes a ter em conta na hora de contratar um seguro automóvel. Eles são o centro de todo o plano de seguro para automóvel, e aquele que estabelece a proteção que a seguradora lhe dará.

Com base nos limites de cobertura, são estabelecidos os limites aos quais a seguradora responde por um sinistro.

Aqui você deve levar em consideração se a seguradora cuidará das seguintes questões:

  • Cobertura roubo total ou parcial
  • A reparação de danos materiais
  • Indenização por acidentes e despesas médicas do motorista, ocupantes e assistência jurídica
  • Entre outros.

O tipo de seguro geralmente é dividido em pacotes de cobertura, comumente conhecidos como abrangente, limitado e básico.

2 – Condições gerais 

Mais uma coisa a se levar em conta antes de contratar um seguro de carro: as condições gerais.

Se você analisar com atenção, poderá ter uma ideia de como será a relação com a seguradora. Além disso, você conhecerá os riscos e as coberturas atreladas ao seguro auto; e os possíveis cenários que podem invalidar a política.

3. O preço do seguro

Lembre-se que o preço é estabelecido com base em uma série de fatores que impactam no custo.

Cada empresa tem seus próprios critérios para estimar o custo. Em comum costumam incluir o ano do veículo, modelo, versão, dados do usuário, (endereço, idade, sexo, estado civil) e o período em que deseja efetuar o pagamento.

O preço varia de acordo com o pacote de cobertura, mas existem várias opções para conseguir um preço mais barato .

4. Franquia que precisa ser acionada em casos de acidentes

A franquia é outro fator a ser levado em consideração na hora de contratar um seguro auto.

De preferência, você deve conhecê-lo perfeitamente. Refere-se ao valor que o segurado deve cobrir as despesas derivadas de cada sinistro que proceda. Por exemplo, a franquia mais comum é de 5% em caso de danos à propriedade ou 10% em roubo total.

São as porcentagens a serem cobertas pelo segurado do custo total de conserto ou indenização do veículo.

5. Valor segurado da cobertura por sinistro

Ao contratar um seguro de automóvel você deve ter muito claro o valor segurado em cada cobertura. Refere-se ao máximo que a seguradora concorda em pagar a você pela indenização por um sinistro.

Geralmente é estabelecido em referência ao valor comercial do veículo no momento do sinistro. 

6. Opinião de clientes anteriores

Embora você possa não ter pensado nisso, considere que as seguradoras também têm ‘avaliações’.

Você pode pesquisar entre seus conhecidos e parentes quem já contratou aquela seguradora e pedir referências de serviços. 

Por exemplo, a plataforma Reclame Aqui ou no próprio site das empresas, em que os clientes anteriores dão uma pontuação máxima de 10 pontos, com base em conceitos como a capacidade de resolver reclamações eletronicamente e/ou conciliações.

7. Pesquise sobre a seguradora

Conhecer a seguradora também é fundamental para tomar uma boa decisão.

Entre as coisas que você deve levar em conta antes de contratar um seguro de automóvel com uma seguradora, estão:

  • Sua solvência econômica
  • Avaliações perante autoridades de arbitragem e conciliação
  • Os resultados de suas operações
  • A que outros ramos de negócio e ramos de seguros se dedica?
  • As alianças que têm com outros serviços como oficinas
  • Sua história e reputação no mercado. 

8. Seu orçamento disponível e necessidades de seguro

O melhor seguro auto é aquele que atende às suas necessidades e orçamento. Por isso, antes de contratar qualquer tipo de seguro, você deve avaliar o orçamento que possui disponível para arcar com os custos de seguro, franquia quando precisar acionar, entre outros. 

As suas necessidades em relação ao seguro também devem ser levadas em consideração, por exemplo, você pode precisar contratar apenas o seguro de cobertura básica inicialmente. 

Como contratar um seguro auto?

Quando queremos solicitar um seguro, a primeira coisa que devemos fazer é conhecer as diferentes opções oferecidas pelas seguradoras em função das necessidades de cobertura que temos. 

A contratação geralmente pode ser feita pessoalmente ou online . Para isso, a organização solicitará uma série de dados sobre as características do bem que queremos segurar (veículo, casa, etc.) Com essas informações, a empresa poderá avaliar as necessidades de proteção que necessitamos e fazer uma oferta de acordo, caso atenda aos requisitos exigidos.

Uma vez recebida a proposta da seguradora, devemos examinar cuidadosamente o contrato para verificar se as condições que estamos aceitando são as pactuadas. É importante revisar que o alcance da cobertura e os riscos que ela amortiza é o que realmente precisamos. 

Temos que saber que após a assinatura, as condições da apólice não podem ser modificadas unilateralmente pela seguradora, que deve sempre respeitar o que foi acordado. 

Caso pretenda alterar o preço ou a cobertura, o tomador do seguro tem o direito de rescindir o contrato caso não concorde com tal alteração.

Como mencionado anteriormente,o ideal é que pesquise bem a reputação das seguradoras, além de realizar a pesquisa dos tipos de cobertura e preços disponíveis para a contratação. Antes de assinar o contrato, leia o mesmo atentamente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.