Smarketing: Conheça a sua definição

12/13/2021 Por companiaweb

A ação de unir os setores de marketing e de vendas, já que a sua integração consegue garantir resultados de maior qualidade para a empresa em si, é conhecida como smarketing

Durante muito tempo, o mercado viu essas duas áreas como opostas, o que aumentou o conflito entre elas.

Contudo, esse é um conceito que não corresponde à realidade, afinal, seus trabalhos estão relacionados em grande parte das vezes. 

Ao que se refere o smarketing?

Basicamente, o smarketing é uma estratégia que visa alinhar os setores de marketing e de vendas, visando a obtenção de melhores resultados. 

Isso acontece por meio do estabelecimento de uma comunicação constante e compartilhamento de metas.

O seu nome é proveniente da união entre as palavras “Sales”, a qual pode ser traduzida para o português como “Vendas”, e “Marketing”, então é algo bem autoexplicativo. 

Os seus trabalhos nesse caso ficam mais voltados para os clientes e a obtenção deles, ou seja, o setor de marketing realiza a atração de visitantes, a conversão em leads e a sua nutrição com conteúdo relevante. 

Ao mesmo tempo, as vendas devem abordar os leads individualmente para que seja possível fechar o negócio dentro de um intervalo de tempo específico. 

Dessa maneira, quando a estratégia é aplicada da forma correta e funciona, os times são capazes de aumentar seus resultados. 

Contudo, a ação acaba sendo um pouco mais complicada, o que exige um conhecimento mais profundo sobre. 

É importante ressaltar que o principal foco das ações em conjunto das vendas e do marketing está voltado para o Inbound Marketing, ou seja, aquele capaz de atrair os clientes, unindo as empresas visando gerar oportunidades de negócios. 

O grande destaque de funcionalidade para esse recurso é o fato de que ele funciona para qualquer empresa, independentemente da sua funcionalidade ou nicho inserido, assim como, para todos os tamanhos, ele consegue auxiliar nos resultados. 

Quais os benefícios do smarketing?

Nesse contexto, é muito falado da importância e auxílio da implementação do smarketing, mas esses motivos ainda estão muito subjetivos. 

Sendo assim, seguem algumas de suas vantagens de forma mais detalhada e explicada. 

Maior qualificação dos leads

Primeiramente, o lead se refere àquele usuário que demonstrou interesse pela empresa a partir do fornecimento de informações sobre ele, como seu endereço de e-mail, em troca de algum material, tornando-se uma oportunidade de negócio. 

Portanto, quando um usuário acessa o site de uma autoescola e fornece o seu telefone para receber mensagens de como tirar a carteira de motorista categoria B, significa que ele tem vontade de saber mais sobre aquela marca. 

Consequentemente, ele se torna um lead, uma vez que existe grande potencial de adquirir o serviço ou produto, afinal ele pediu por uma amostra do que aquela marca oferece. 

Sendo assim, ele é uma ótima opção para entrar em contato, pois já está meio encaminhado.

Já o quesito de qualificação está relacionado ao processo de separar, entre as opções de contatos disponíveis na base de dados da empresa, aqueles leads que têm mais chance de realizar a compra de fato. 

Dessa forma, seu objetivo principal gira em torno da ideia de criar um processo de vendas mais eficiente, em que os leads a serem abordados já estão mais preparados para adquirir o produto ou serviço de fato, o que aumenta a qualidade das estratégias. 

Portanto, ao falar de aumento da qualificação dos leads, o smarketing é capaz de auxiliar em todo esse processo, garantindo resultados com maior produtividade, uma vez que as ações têm melhores resultados, mas com menos esforços.

Isto é, por exemplo, uma empresa de higienização de estofados que contata 15 clientes, mas apenas 2 fecham a compra, com o smarketing, esse número passaria a 13 clientes, o que garante melhores resultados, gastando a mesma quantidade de tempo. 

Isso acontece porque a equipe de marketing realiza seu trabalho passando para as vendas leads que tenham real potencial para compra, garantindo que as vendas realizem a abordagem adequada. 

Aplicação de ações pré-estabelecidas

É necessário que todas as estratégias a serem aplicadas sejam definidas de acordo com um objetivo pré-estabelecido, pois, além de atrair visitantes, ela precisará gerar oportunidades de negócios.

Assim, será possível estabelecer os conteúdos a serem publicados ou enviados de acordo com cada fase do funil de vendas e suas personas específicas, a qual se refere ao cliente ideal da empresa, seus hábitos de consumo, interesses e problemas. 

Dessa forma, as equipes passam a compreender os seus clientes e a criar campanhas que consigam atingi-los diretamente, fazendo com que eles avancem na jornada de compra e aumentem a possibilidade de compra. 

Por exemplo, se uma empresa de segurança sabe que seus clientes estão buscando em excesso pelo seu guarda bens self storage, ela consegue criar seus projetos voltados para esse ponto, fazendo com que eles a vejam como uma solução, muito mais eficiente. 

Realiza a nutrição de leads com propósito

Como mais uma vantagem, o smarketing permite a realização do processo de nutrição de leads com um propósito, pois ele terá objetivos de vendas. 

A partir do momento que a equipe utiliza as informações concretas sobre seus leads qualificados, o setor de marketing consegue surgir com estratégias para nutrição de leads capazes de avançá-los no funil de vendas. 

Sendo assim, todas as suas ações e fluxos de trabalho passam a ser embasados em dados precisos e reais, o que permite uma melhor comunicação e amplia as chances de conseguir novas oportunidades de compra. 

Por exemplo, se uma empresa de aluguel de impressoras em Guarulhos sabe que o seu público tem idade em torno de 30 a 45 anos e é um público mais sério, ela sabe que linguagem e onde utilizar, o que deixa a comunicação extremamente mais assertiva.

Criação de um ambiente de trabalho agradável

Outra vantagem do smarketing se refere ao fato de ser um processo colaborativo, em que diferentes equipes se unem para trabalhar com um mesmo objetivo, o que gera integração entre os funcionários. 

Este ponto é essencial, pois o trabalho em grupo e o engajamento em um projeto comum faz com que os colaboradores se sintam mais próximos e em harmonia com seus companheiros, fator necessário para criar um ambiente de trabalho agradável. 

Como consequência, há uma diminuição da taxa de funcionários saindo da empresa, uma vez que eles se sentem mais satisfeitos e confortáveis de permanecer naquele local como trabalho, o que diminui os gastos com novos capacitados e mantém uma boa imagem. 

Isso porque, por exemplo, se uma loja de eletrodomésticos junta as equipes para trabalharem no projeto de uma coifa cozinha industrial e é bem-sucedida, as pessoas verão como um lugar que ninguém deseja sair e gosta de estar, dando uma imagem boa.

Alinha os processos

Por fim, quando se coloca duas equipes para trabalhar em conjunto, elas acabam precisando se alinhar em relação aos seus processos e à execução delas, o que poderia não acontecer em caso de ações separadas, pois não há contato. 

Portanto, a partir do momento que a empresa junta diferentes equipes que têm trabalhos que se completam, ela facilita a comunicação e deixa em equilíbrio as suas ações, o que garante um trabalho muito mais efetivo. 

Assim, uma marca de caixa dágua 500 que faz com que dois times trabalhem em conjunto e de acordo com o desenrolar das fases do processo diminui significativamente a necessidade de refazer o trabalho, afinal eles agem de acordo um com o outro. 

Como fazer o smarketing?

Para terminar, é importante destacar alguns pontos capazes de fazer com que o processo de smarketing seja possível e garanta resultados de qualidade, como:

  • Realizar reuniões constantes;
  • Alinhar os estágios dos projetos com o funil de vendas;
  • Definir o sales-ready lead;
  • Criar um cronograma;
  • Abuse dos relatórios;
  • Facilite a comunicação;
  • Garanta o entendimento claro;
  • Esteja de acordo com as ações;
  • Defina metas;
  • Implemente softwares integrados.

Dessa forma, é importante destacar que, para garantir bons resultados, há a necessidade de facilitar ao máximo os trabalhos e ações que eles devem fazer. 

Logo, por exemplo, em uma marca de unidades de água gelada, tudo será mais fácil se ela garantir que as equipes consigam se comunicar de forma simples e estarem unidas sobre todas as informações, com o mínimo de problemas possível. 

Conclusão

Em suma, o smarketing se refere à união entre o marketing e vendas de uma empresa, o que permite a criação de uma estratégia muito mais eficiente para qualquer tipo de negócio, seja uma loja de guardanapo personalizado papel ou uma multinacional de móveis. 

Esse recurso se torna tão importante graças ao fato de desencadear inúmeros benefícios, como os que foram analisados ao longo deste artigo, permitindo um desenvolvimento com maior qualidade e destaque no mercado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.