Social media na área da advocacia: benefícios da estratégia

Social media na área da advocacia: benefícios da estratégia

O marketing e a publicidade dentro da área de direito sempre foi um tema meio nebuloso e até mesmo complicado de ser abordado, porém, nos últimos anos tem crescido bastante a relevância e o uso dessa estratégia no dia a dia dos advogados, graças ao desenvolvimento das novas tecnologias e a flexibilização da OAB. 

Com isso, o marketing jurídico ganhou força no mercado e alguns fatores que eram complicados começaram a se tornar mais simples nos últimos anos, como as redes sociais para os advogados.

Se antes era praticamente impossível imaginar um profissional de direito usando uma mídia social, atualmente isso se tornou possível e até mesmo comum. 

Desde o Provimento 205/2021, ficou expressamente autorizado o uso das redes pelos profissionais dessa área, abrindo um leque enorme de oportunidades, mas é claro, assim como uma estação de tratamento de água, é melhor tomar cuidado com cada passo dado. 

No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre a social media na área da advocacia, quais são seus principais benefícios? Será que as vantagens são realmente atrativas? Bora conferir? Então vamos lá!

A social media na área da advocacia realmente é importante?

Com a chegada do marketing jurídico e a utilização das ferramentas de marketing no mercado da advocacia, muitos profissionais tem se questionado se essas estratégias são realmente importantes e se geram algum efeito dentro de seus escritórios, e acredite, os resultados podem te surpreender. 

Atualmente, as redes sociais são ativas no fortalecimento da imagem do advogado e do seu próprio escritório, além de auxiliar na obtenção e atração de novos clientes, existem diversos pontos que fazem com que essa estratégia seja tão cobiçada, e separamos os principais abaixo, confira!

Gera autoridade e reconhecimento dentro da sua área

Definitivamente, o principal benefício de usar o social media na área da advocacia é justamente a autoridade e o reconhecimento que você consegue conquistar dentro dessa área.

Com a produção massiva de conteúdos e postagens relevantes, sua página acaba servindo para sanar dúvidas e resolver questões comuns presentes no cotidiano do público.

E esse fato de responder dúvidas ajuda a gerar uma autoridade maior e um reconhecimento por tudo aquilo que você produz, quanto mais postagens de alta qualidade, mais as pessoas reconhecem a sua página e enxergam o seu escritório como uma referência em determinado assunto.

Isso acaba sendo excelente para que você consiga se destacar e mostrar um pouco mais sobre seus trabalhos e conhecimentos, sendo algo tão versátil e eficaz quanto um pallet de madeira. 

Criação de um bom networking

Além dessa alta visibilidade e o reconhecimento por parte do público, uma boa social media também ajuda na criação de um ótimo networking, o que é muito eficiente e requisitado dentro do ambiente jurídico.

Quem não quer fechar parcerias com outros advogados e conhecer profissionais de diferentes segmentos? Todos sabem que esse é um recurso importante na advocacia.

E ter suas redes sociais ativa ajuda diretamente a conhecer pessoas de áreas diferentes, no qual você pode trocar recursos e informações valiosas para ambos os lados. 

Excelente custo-benefício

Outro benefício é o seu excelente custo-benefício, afinal, criar uma conta em uma rede social e realizar a sua administração é algo totalmente gratuito, sem qualquer tipo de custo, assim como a montagem de postagens e a interação com os usuários. 

O seu único gasto é caso queira contratar um profissional para melhorar a sua página, mas caso o contrário, essa é uma ferramenta gratuita que pode trazer resultados excelentes sem a necessidade de investir recursos nisso. 

Espaço menos burocrático e uma ótima referência nos serviços jurídicos

É claro que a internet não é uma terra sem lei como muitos pensam, mas também não possui uma câmera de monitoramento 24 horas por dia, sendo um espaço mais livre para a produção dos conteúdos que o próprio advogado escolher, sempre é claro, respeitando as normas da OAB. 

Sendo assim, por ser um espaço profissional, é possível postar tudo referente a sua área de forma inteligente e sem burocracia, isso faz com que você monte seu cronograma de postagens e até mesmo se torne uma referência nos serviços jurídicos. 

Quanto mais posts de qualidade fizer, mais poderá quebrar a barreira do “juridiquês”, apresentar flexibilidade e atender a demanda do público de maneira eficaz. 

Atração de mais clientes

É impossível falar das redes sociais e seus benefícios sem citar a atração de mais clientes dentro do negócio, por mais que você não vá fazer propagandas diretas sobre os seus serviços nem realizar a autopromoção, ao postar conteúdos e marcar presença nessas páginas, é natural que você seja visto e reconhecido por mais pessoas.

Isso faz com que novos clientes comecem a surgir se interessando pelo seu conteúdo e por tudo aquilo que você representa dentro desse mercado, quanto mais posts e maior qualidade, mais pessoas vão se interessar, gerando assim, clientes de forma totalmente orgânica. 

É um excelente benefício para qualquer advogado, que pode obter vários novos clientes em um tempo muito mais curto e de forma muito mais efetiva. 

Quais as redes sociais mais indicadas para advogados?

Como todo mundo sabe, as redes sociais são extensas e existem várias opções dentro da web, assim como na hora de escolher seus cabos elétricos é preciso ter cuidado, aqui é necessário ter uma certa atenção para ampliar seus resultados. 

Dessa forma, existem alguns canais que se destacam mais no mercado jurídico como, por exemplo, o LinkedIn, Twitter e Instagram, essas são as 3 redes mais recomendadas para qualquer advogado, então fique de olho nelas e crie sua conta o mais rápido possível. 

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