Storytelling: como aplicar em um contexto geral da sua marca


O storytelling é uma técnica de comunicação que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, seja ela do ramo de injetora de plástico ou qualquer outra área da indústria. Isso porque ela permite que a marca se conecte de forma mais humanizada com o seu público, transmitindo valores e construindo uma relação de confiança.

Para contar uma boa história, é preciso ter em mente alguns elementos fundamentais, como personagens, conflitos e soluções. Além disso, é importante que a história seja relevante para o público e que ela esteja alinhada com a marca.

Neste conteúdo, vamos mostrar como o storytelling pode ser aplicado em diversas áreas da sua empresa, desde o marketing até a gestão de pessoas.

Origem do storytelling

O storytelling é uma técnica antiga que vem sendo usada há séculos para contar histórias e ensinar lições. A palavra “story” vem do inglês antigo e significa “história”. Já o “telling” significa “contar”.

A técnica do storytelling é baseada na crença de que as histórias são um dos meios mais poderosos de comunicação e que elas podem ser usadas para influenciar o público a tomar uma determinada ação. 

Existem muitas teorias sobre a origem do storytelling, mas a mais aceita é que ela surgiu com os primeiros seres humanos. Acredita-se que, na época em que os homens eram caçadores e coletores, eles usavam o storytelling para passar conhecimento sobre as migrações das espécies de animais e sobre os perigos da floresta.

Com o tempo, essa técnica foi se adaptando às necessidades da sociedade e, hoje, é usada para fins diversos, como educação, entretenimento e marketing.

A importância do storytelling para as marcas

A importância do storytelling para as marcas não pode ser subestimada. Afinal, essa é uma ferramenta extremamente poderosa para conectar-se com o público e criar uma relação duradoura com o seu negócio, seja ele sobre caixa de papelão ou qualquer outro produto, por exemplo. 

Dessa forma, é possível transmitir mensagens emocionais que são memoráveis e podem inspirar as pessoas a tomar determinada decisão, como comprar o produto, indicá-lo nas redes sociais, entre outras ações.

Como utilizar o storytelling na estratégia de marketing da sua marca

O storytelling é uma das ferramentas mais eficientes que um profissional de marketing pode ter. Isso porque, ao contar histórias, você consegue cativar o seu público e criar uma ligação emocional com a sua marca.

Para utilizar o storytelling na estratégia de marketing da sua empresa, você precisa saber como contar uma história de maneira interessante e eficiente. Aqui estão algumas dicas:

1. Defina o objetivo da sua história

Antes de começar a escrever sua história, é importante que você saiba qual o objetivo que ela irá atingir, isso vai te ajudar a definir o roteiro e os personagens. Por exemplo, se o seu objetivo é vender um produto, então a sua história precisa mostrar como esse produto pode transformar a vida do seu cliente.

2. Crie um personagem principal relacionável

Para que as pessoas se identifiquem com a sua história, é fundamental criar um personagem principal que elas possam se relacionar. Esse protagonista precisa ter problemas e desafios semelhantes aos do seu público-alvo. Assim, as pessoas sentirão que podem superar os obstáculos da vida assim como o personagem da sua história.

3. use elementos visuais para envolver o leitor

Uma boa história não precisa necessariamente ser longa para ser interessante. Na verdade, utilizando elementos visuais como fotos e vídeos, você consegue cativar o leitor em menos tempo. Além disso, esses elementos também podem ser utilizados para reforçar certos pontos da sua narrativa.

Exemplos de boas práticas de storytelling para inspirar a sua marca

Uma das melhores maneiras de se conectar com o seu público-alvo é através do storytelling. Isso porque as histórias nos tocam de forma emocional e nos fazem lembrar da marca por muito tempo. Por isso, é importante saber contá-la. Aqui vão algumas dicas:

1. Identifique o seu objetivo

Antes de começar a escrever, identifique qual é o objetivo da sua história. Você quer inspirar, motivar ou informar? Assim como a calibração de instrumentos possui diversas variações, cada narrativa tem um objetivo diferente e você precisa defini-la antes de começar a escrever.

2. Escolha um tema interessante

Depois que você sabe qual é o objetivo da sua história, é hora de escolher um tema interessante. Lembre-se que as pessoas gostam de ler sobre coisas que as interessam, então escolha um assunto que seja relevante para o seu público-alvo.

3. Crie uma personagem principal

Toda boa história precisa de uma personagem principal para conduzir a trama. Crie um protagonista com características fortes e interessantes para que as pessoas possam se identificar com ela. Seu personagem pode até ser um objeto, como uma luva de vaqueta, por exemplo, por que não?

4. Desenvolva a trama

Por fim, é fundamental desenvolver o enredo da história, nesta etapa é preciso criar conflitos e obstáculos para o personagem superar. Afinal, são esses fatores que farão as pessoas se interessarem pela sua história e torcerem pelo final feliz do personagem.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.


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