Não tem nada pior em uma casa do que uma pia entupida não é mesmo? 

 

Prejudica bastante nosso dia-a-dia, pois temos que parar todas nossas atividades como, lavar roupas, lavar a louça, atrasando até mesmo o almoço da família, e sem contar no cheiro desagradável que fica na cozinha.

 

Mas fique tranquilo, nem sempre é preciso chamar um profissional, gastando até um dinheirinho que não poderia gastar.

 

Hoje já podemos contar com alguns métodos caseiros que são capazes de solucionar o problema com segurança e muita praticidade.

 

Em alguns casos, pessoas utilizam métodos caseiros para o desentupimento que podem ser perigosos, como por exemplo o uso de soda cáustica, é importantíssimo que você tenha muito cuidado, por se tratar de um produto tóxico, e não deve ser utilizada com frequência, pois pode prejudicar o encanamento.

 

O desentupimento de pia, não é uma tarefa difícil na maioria das vezes. A pia contém um sifão, que é uma peça que conecta a cuba à tubulação de água, que além de conter um pouco da água dentro do tubo, ele previne vazamentos, e evita que gases do encanamento retorne causando mau cheiro.

 

O problema mais complicado é quando o cano que fica dentro da parede acaba entupindo, gerando um transtorno e um gasto maior, tendo que quebrar paredes.

 

Como identificar o entupimento da pia

 

Seria óbvio dizer que a pia está entupida quando a água não desce pelo ralo, mas isso acontece quando a pia já está completamente entupida.

 

É possível perceber alguns sinais de que os canos estão prestes a entupir antes do problema se agravar.

 

Um dos sinais mais comuns é que a água começa a descer mais lentamente, fazendo um barulho de borbulha. As vezes esse barulho pode ser em outro ralo, que esteja ligado ao mesmo encanamento.

 

Já as caixas de gordura quando estão entupidas começam a transbordar, isso acontece porque está com gordura acumulada.

 

Pode ser que esse entupimento esteja entre a caixa de gordura e a caixa de esgoto, quando acontece isso, os sinais são os mesmos, mas o desentupimento  precisa ser feito por profissionais.

 

Como evitar o entupimento da pia

 

Evitar o entupimento da pia é muito simples, mas exige cuidados constantes. Um dos cuidados é sempre lembrar de não jogar restos de alimentos e gordura na pia.

 

Tanto a gordura quanto os alimentos, podem facilmente acumular na parede do encanamento e na caixa de gordura, causando o entupimento rapidamente. Por isso, na hora de lavar a louça, jogue sempre os restos de alimentos no lixo, e o óleo pode ser guardado em uma garrafa, caso você não vá aproveitar, pode doar, pois hoje muitas pessoas utilizam esse óleo usado para fazer sabão.

 

Lembre-se, isso é muito importante, nunca jogue óleo no encanamento! Um litro de óleo pode sujar dez mil litros de água.

 

5 dicas caseiras para desentupir a pia

 

1- Bicarbonato e Vinagre

Essa é uma ótima mistura para lidar com canos entupidos. Basta colocar uma xícara de bicarbonato e meia xícara de vinagre, misture bem os dois, e coloque dentro da pia. Deixe coberto por alguns minutos e depois jogue água quente. A mistura vai desgrudar os vestígios de gordura do cano e a água quente vai empurrá-las para fora.

 

2- Desentupidor

Essa ferramenta utiliza um sistema de sucção e pressão para empurrar o que está bloqueando o encanamento. Um ponto positivo dessa ferramenta, é que o preço é bem acessível, e você pode usar com facilidade sem o risco de prejudicar a tubulação.

 

3- Suco de limão e Bicarbonato

Esse é o mesmo processo do bicarbonato e vinagre, nesse caso, é só trocar o vinagre pelo suco de limão aquecido, além de desentupir vai deixar um cheiro agradável na cozinha.

 

4- Mangueira

Esse método funciona se o problema estiver no encanamento. Você pode usar uma mangueira ligada.

Coloque a mangueira aos poucos dentro do ralo, ela vai empurrar o que está bloqueando e assim desentupir o cano.

 

5- Água quente

Ferva um pouco de água, jogue no ralo e depois ligue a torneira. A água quente vai derreter a gordura e a água fria vai empurrar pelo encanamento.

Uma dica é fazer  isso uma vez por semana.

 

Cada caso é um caso, se porventura após as tentativas de realizar essas dicas caseiras não deram certo, o mais indicado é que você procure profissionais capacitados, pois eles terão responsabilidade e o cuidado para não comprometer o encanamento garantindo segurança e tranquilidade.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

Conheça Também a desentupidoraelimpafossago que trabalha com Desentupidora a muitos anos, e feito historia na cidade de Goiânia