Vendas de final de ano: como organizar seu estoque em 6 passos

Vendas de final de ano: como organizar seu estoque em 6 passos

Finalmente chegou o momento mais aguardado pelos comerciantes nacionais: as famosas comemorações de final de ano, esse costuma ser um período extremamente movimentado para o varejo nacional, afinal de contas, temos a Black Friday, a Cyber Monday, o Ano Novo e é claro, o Natal. 

Todas essas sazonalidades ajudam a aquecer o mercado e fazer com que as vendas disparem em praticamente todos os segmentos, o que acaba gerando shoppings lotados, filas em lojas de rua e até mesmo tráfego intenso dentro dos e-commerces.

No meio de tudo isso, a empresa precisa estar preparada para saber lidar com essa alta demanda. 

Afinal, essa não é uma época qualquer, assim como um aquecedor a gás é diferente de um chuveiro elétrico, as datas sazonais no final de ano são bem distintas de outros feriados.

Então é preciso se preparar, o pior pesadelo de qualquer comerciante é ter o seu estoque esgotado antes de conseguir atender a toda a demanda.

Se você não quer ter essa dor de cabeça e deseja atender todos os seus clientes, nós vamos te ajudar! 

No texto de hoje, separamos algumas dicas de como organizar o seu estoque para as vendas de final de ano seguindo 6 passos simples, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Faça a organização atual do seu estoque

O primeiro passo para se preparar para as vendas do final de ano é organizar o seu estoque atual, para isso, é necessário entender como ele está dividido, quais são as peças disponíveis, quais itens precisam de reposição, e como está o status atual de todas as suas transações. 

Antes de querer sair comprando vários produtos que podem ficar acumulados, é necessário entender a sua situação de momento, isso vai te ajudar a economizar um bom dinheiro sem precisar pedir outros produtos, além de fazer com que você planeje promoções específicas para determinados itens. 

A organização atual é o primeiro passo para que você esteja preparado para atender as demandas e entender as suas necessidades para as datas sazonais. 

  1. Conte com bons fornecedores

Com o estoque organizado, é hora de começar o planejamento para a montagem do novo, visando é claro, as sazonalidades do final de ano, então, é necessário contar com bons fornecedores que podem te auxiliar durante essa jornada. 

Procure profissionais de confiança e que te tragam segurança, esse também é um período movimentado para quem fornece os produtos, então procure fechar um acordo e ter garantias de que tudo será entregue na data estipulada, com os pedidos chegando dentro dos prazos, com flexibilidade para a negociação, boas condições de pagamento e até mesmo agilidade em uma eventual reposição. 

De nada adianta preparar a sua loja com um bom sistema de som ambiente e uma decoração atrativa se os produtos não chegarem até ela, então procure caprichar na escolha dos fornecedores e feche parcerias vantajosas para ambos os lados. 

  1. Tenha uma previsão de vendas 

O terceiro passo para organizar seu estoque para o final de ano é começar a montar uma previsão de vendas, essa talvez seja a tarefa mais complicada e importante de toda essa jornada.

Afinal, não adianta exagerar em produtos que não serão vendidos e ficaram encostados no seu estoque, mas também, você não pode comprar pouco e sofrer com a sua limitação de vendas.

É preciso encontrar um meio termo e achar um bom número para realizar seus pedidos de forma que não sobre tanto e nem que se esgote tão rápido, então procure consultar seu histórico de vendas tanto durante o ano quanto nessas datas sazonais, porém em outros anos. 

Isso vai te dar uma projeção melhor de suas vendas e fazer com que você tenha uma média de quanto deseja vender, é preciso ter muita calma neste momento e procurar se basear em dados e expectativas que sejam totalmente realistas. 

  1. Verifique as tendências e se for necessário, compre mais 

Para ajudar na sua projeção, o quarto passo é justamente verificar quais são as tendências das festas de final de ano, ou seja, quais produtos vendidos na sua loja tendem a serem mais vendidos durante esse período. 

Sabemos que mesmo com uma alta movimentação do mercado, alguns negócios acabam ficando empacados durante esse período como um serviço que realiza o impermeabilizante para laje, mas, em contrapartida, a maioria funciona muito bem nessa época, porém com algumas vendas mais específicas. 

Verifique quais são as suas tendências, veja o que as pessoas mais procuram durante esse período, e procure investir principalmente nos produtos considerados mais vendidos durante o Natal e Ano Novo. 

Consulte novamente o seu histórico, e acompanhe as tendências do mercado para solicitar os produtos certo, e sempre que necessário, faça novos pedidos, o importante é estar preparado e nunca deixar acabar seus produtos, então vá dosando conforme as vendas forem acontecendo. 

  1. Controle todas as movimentações

Organização atual, check, bons fornecedores, check, projeção de vendas acompanhando as tendências, check, bom com tudo realizado seu estoque provavelmente já está pronto para funcionar a todo vapor.

Porém é importante mantê-lo organizado durante todo o período de sazonalidade, para isso, é necessário ter o controle total de todas as suas movimentações. 

Fique de olho em tudo que entra e sai do seu estoque, registre as entradas e saídas e conte com a tecnologia para auxiliar nessa parte mais logística. 

Durante o período de vendas, é possível que surjam novas tendências, necessidades e até mesmo, o aumento de comercialização de um item não esperado, então é preciso ficar de olho e controlar cada detalhe durante todo o processo. 

  1. Fique atento às trocas e devoluções

Por fim, durante as vendas de final de ano, e principalmente posterior a elas, é natural que ocorram uma série de trocas e devoluções dos produtos comprados, muitas pessoas não gostaram de um presente dado pelo amigo secreto, ou acharam que aquela roupa não servia direito. 

Então, para que você finalize a qualidade do seu estoque apertando ele assim como um torquímetro aperta porcas e parafusos, recomendamos que fique de olho nessas trocas e devoluções que são mais constantes do que você imagina. 

Tenha sempre peças sobrando e garanta uma reposição e um controle rápido, pode parecer algo simples, mas qualquer peça trocada pode ser traiçoeira, então todo cuidado é pouco. 

O que achou do texto de hoje? Seu estoque está preparado para as vendas de final de ano? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.