Video Games: Como ele pode mudar sua vida

Video Games: Como ele pode mudar sua vida

Quem diria que os video games teriam um papel tão relevante na sociedade moderna? Quando o primeiro console, o conhecido Odyssey foi lançado em 1972, ninguém nunca imaginou que a indústria dos games iria alcançar o patamar que está atualmente, mais de 50 anos se passaram e hoje, esse é um mercado consolidado e com diversos benefícios a apresentar para as pessoas. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Game Brasil 2022, cerca de 74,5% dos brasileiros são adeptos aos jogos eletrônicos, número que cresceu cerca de 2,5% em relação a 2021 e deve continuar se expandindo durante os próximos anos, isso porque, o interesse pelos videogames só cresce cada vez mais, já no mundo, cerca de 40% de toda a população global jogam videogame. 

Isso porque a indústria está se expandindo, e os novos jogos são cada vez mais diversificados, existem gêneros para todos os gostos, e aquela velha ideologia que os games deixam as pessoas violentas ou ensinam coisas erradas está se dissipando cada vez mais dentro da nossa sociedade, os games estão mudando e a sua evolução colabora para que ele se torne cada vez mais presente na vida das pessoas. 

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os videogames, sobre seus impactos na sociedade moderna e como eles podem mudar a vida das pessoas de uma forma antes considerada inimaginável, bora conferir? Então vamos lá!

O desenvolvimento dos games e a era moderna

Acima falamos que o primeiro console foi criado em 1972, certo? Foi a partir desse ponto que os games começaram a se popularizar e fazer sucesso pelo mundo, nessa mesma década, tivemos o lançamento do Pong, além da criação do Atari, enquanto a Nintendo surgiu com o seu Color TV game, todos eles se popularizaram e ajudaram o gênero a se tornar o sucesso que é hoje. 

Porém, vale ressaltar que os primeiros jogos foram desenvolvidos em universidades na década de 50, mas a ideia só foi sair do papel após a efetiva criação do Odyssey. Após anos fazendo um enorme sucesso mercadológico, as indústrias de games tiveram outro grande “boom” no final dos anos 90 e começo dos anos 2000 com a chegada do primeiro console da Sony o Playstation 1, o Xbox primeira geração, que foi criado pela Microsoft e o Nintendo 64. 

Todos esses consoles revolucionaram o mercado e são considerados como “carros chefes” dos games até hoje, o Playstation, por exemplo, já está na sua quinta versão, a mais recente foi lançada em 2020, enquanto o Xbox segue a mesma linha com seu novo X/S, enquanto a Nintendo foi para um lado mais portátil, tendo como carro chefe o Switch.

Vale também ressaltar o impacto dos computadores no meio disso tudo, atualmente, o PC é um dos “consoles” que mais populares, com uma enorme fã base principalmente nos jogos online. 

Muito mais que um hobby…

Agora que você entendeu o conceito sobre os games e uma breve história sobre eles, é preciso entender o que faz eles serem tão populares, afinal, porque as pessoas passam tanto tempo sentadas com um exaustor axial ligado, em frente à televisão com um controle na mão? Qual a mágica disso tudo?

Para muitos, os videogames são o principal hobby, um momento de relaxamento onde você pode se desligar um pouco da sua rotina e relaxar curtindo um jogo e se divertindo, independente do gênero, mas para muitos, ele vai além disso. 

É claro que os games se enquadram como um excelente hobby para qualquer pessoa, mas mais do que isso, eles fazem parte das nossas vidas, além de uma enorme fonte de diversão, os games atualmente podem gerar emprego e até mesmo mudar a sua perspectiva de vida sobre diversos pontos diferentes. 

Com eles você pode ter oportunidades que talvez nunca tenha tido antes, conhecer novas pessoas, melhorar o seu relacionamento social, entender novos conceitos e desbravar novos mundos sobre um olhar que nunca tinha tido, os videogames são capazes de entreter e mais do que isso, de mudar as nossas vidas. 

Video Games: Como ele pode mudar sua vida
Video Games: Como ele pode mudar sua vida

Auxilia o desenvolvimento da mente

Quem joga sabe o quanto você precisa pensar dentro de um jogo, por mais simples que o game seja, seu cérebro sempre está ali trabalhando, talvez para encontrar o melhor flanco ou a melhor estratégia para acabar com terroristas no CS, ou a melhor jogada para marcar um gol no FIFA, o melhor match up para ir bem no League Of Legends, como solucionar um puzzle complicado em Uncharted ou as melhores estratégias de combate em God Of War. 

Independente do gênero, seu cérebro sempre está trabalhando o que ajuda a desenvolver o seu raciocínio lógico, aumentando sua capacidade de pensar de forma mais rápida e intuitiva, os games também ajudam na melhoria na coordenação motora, fazendo com que seus sentidos sejam mais aguçados e respondam de uma forma mais otimizada. 

Por fim, eles ainda conseguem blindar seu cérebro sobre frustrações e te ensinam a desenvolver uma certa tolerância, afinal, quem nunca quis tacar o controle longe após morrer várias vezes em Elden Ring? É algo normal de se acontecer, mas os games te ajudam a desenvolver esse controle emocional. 

Um ponto de fuga para muitas pessoas

Todos nós temos problemas dentro de nossas vidas, desde algo pequeno como a necessidade de um conserto de aquecedor a gás até algo grande, como lidar com a perda de pessoas próximas ou vencer a depressão. 

No meio de tanto caos, independente do problema, os games aparecem como um ponto de fuga para muitas pessoas e um local no qual elas se sentem acolhidas e melhoram tanto as suas emoções quanto o seu cérebro. 

Jogar um pouco de video game após um dia estressante, ou imergir dentro de um mundo novo quando a realidade não está tão boa é uma saída viável e extremamente válida para muitas pessoas, que vem nos jogos, uma forma de se distrair, se divertir e de esquecer por um breve instante, seus problemas no mundo real. 

Inclusão e diversidade

Também vale destacar como os games atuais podem mudar a vida de pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou se sentem deslocadas, muitos jogos modernos são inclusivos, possuindo recursos que superar qualquer tipo de deficiência, e possibilitam que qualquer pessoa jogue. 

Os games também representam bem a diversidade, as comunidades desse mundo estão cada vez maiores, com grandes eventos e grupos, além de uma boa interação social, isso faz com que pessoas mais deslocadas e minorias sociais se sintam incluídas.

Quem não quer pertencer a algum lugar? Os videogames proporcionam isso da melhor forma possível, abrindo portas, gerando oportunidades, e fazendo com que as pessoas se conectem através dos jogos. 

Um novo mundo repleto de oportunidades

Como conclusão de tudo, podemos afirmar que o universo dos games condiz com um mundo repleto de oportunidades, você pode trabalhar dentro da área instalando conector m12 ou até mesmo apenas curtir um momento de divertimento e criar um novo hobby. 

Ele pode te ajudar a aliviar o estresse ou até mesmo alguma mágoa da sua rotina, além de auxiliar o desenvolvimento da sua mente, por fim, ele ainda é inclusivo e diversificado, com os games, você encontra todo tipo de pessoa e pode se conectar e estabelecer relações com quem tem pensamentos parecidos com o seus. 

Os games são mais do que você pode imaginar, quando você começa um jogo você entra em um novo mundo, uma nova realidade e mergulha de cabeça em uma experiência única, jogar pode ser apenas um hobby para alguns e muito mais que isso para tantos outros. 

Sem dúvidas, assim como as placas fotovoltaicas atraem energia para uma casa, os games geram energia para quem está jogando, então se você ainda não é gamer, dê uma chance, acredite, o videogame vai mudar a sua vida!

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.