Web stories: O que é? E como fazer?

Web stories: O que é? E como fazer?

O web stories para ser bem explicado, precisa de alguns pontos a serem enumerados ainda, mas quase todas as redes sociais utilizam de stories hoje em dia. 

Vê-se muito no Instagram, Facebook, WhatsApp e várias outras redes sociais que existem no mercado.

O uso de conteúdo digital vem crescendo ano a ano, só em 2020, estudos apontam que 60% das pessoas perderam mais tempo na internet, consumindo certos formatos de conteúdo. 

Por isso, empresas que vendem gaveteiro de aço para ferramentas, devem investir nessas técnicas modernas. Pois, pode reter e fidelizar mais os clientes nos seus conteúdos e, na sua marca, sem perder muito tempo criando estratégias complexas de marketing.

É um formato de conteúdo bastante usado hoje em dia, dado que as pessoas costumam se prender mais a eles. Não seria diferente se uma empresa de serviço de escolta armada, usa-se isso, para mostrar os serviços da empresa para possíveis contratantes dos serviços.

Mas, em torno desses formatos de conteúdo, um que chama a atenção do público são os stories, não é à toa que as redes sociais mais importantes do mundo adotaram esse formato de conteúdo e tem altas taxas de engajamento por meio deles. 

Pois, é fácil de produzir, simples de assistir e ainda é uma forma de se aproximar do público de uma modo mais informal. Uma empresa que faz serviços de cílios clássico fio a fio, pode apresentar todo o seu trabalho via stories, pois é fácil e rápido de assistir.

O sucesso dos stories é tão importante que há pouco tempo ele ganhou uma versão fora das redes sociais, os ditos Web Stories. Essa inovação veio para mudar o modo de como as pessoas podem contar histórias ou oferecer sua marca na internet de modo orgânico.

Este artigo foi preparado, mas especialmente para as pessoas que querem saber um pouco mais sobre o recurso e, ficar por dentro das principais vantagens que ele dá para as pessoas. 

Principalmente, para empresas como a de coquetel para inauguração de loja, essas empresas são as que mais usam desse recurso. Pois, dentro dele, elas podem apresentar seus produtos de forma mais rápida e sem que o consumidor venha a reclamar disso.

Querendo ou não, a tecnologia vem aprimorando as suas ferramentas, para que o marketing digital cresça mais. Principalmente, quando se trata de movimentar vendas. Os negócios estão sempre procurando por modos de aumentar suas vendas.

Portanto, levando em conta isso, eles são os primeiros a aproveitarem bem essas vantagens tecnológicas. 

E se bem utilizados, as empresas podem sair na frente de seus concorrentes, a internet é o lugar mais meritocrático que existe, o melhor sempre vai sair na frente aqui.

Conceito de stories

Antes de mais nada, é necessário compreender que os stories, nada mais são do que um modo de conteúdo temporário, ou seja, são imagens, textos ou vídeos disponíveis por um rápido período nas mídias sociais, depois desse período ele some para os usuários.

Por isso, empresas que vendem produtos como bateria de 150 amperes para caminhão, usam esse formato. Desse modo, o público não fica saturado de ver os produtos da empresa. Então, as chances de conseguir uma compra é maior.

Comumente eles dão mais engajamento do que certos conteúdos que são mostrados no feed, pois são mais descontraídos, bem mais humanizados e até, um pouco mais informais. 

E, até como o próprio nome vai dizer, é um excelente local para contar um tipo de história, já que o conteúdo é apresentado em uma série ou sequência de pequenos vídeos, curtos e fáceis de ver.

É um bom formato para uma loja de sofá redondo de vime, ali no story a empresa pode contar uma história, ao mesmo tempo que apresenta o produto para os clientes da marca, gerando conexão, por contar uma história, que tem de ser verídica, para os clientes.

E as principais redes sociais que usam esse formato são o Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube e outras redes. 

Entre elas, pontua-se o consumo no Instagram, rede social que detém cerca de 99 milhões de usuários só aqui no Brasil, de acordo com uma pesquisa.

E o web stories?

Antes de mais nada, é necessário pontuar que a diferença entre stories e web stories quase não existe, o que varia de um formato para o outro são poucas características e serão mostradas logo abaixo.

Um curso prático para motorista de ônibus pode mostrar como funciona o curso, apresentando a estrutura do curso. Mostrando como os conteúdos são dados e como funcionam as práticas do curso.

O web stories é um modo de conteúdo quase que totalmente novo, e sua principal diferenciação entre o formato convencional dos stories é a veiculação desse formato. 

Enquanto os que foram citados anteriormente são veiculados e vistos nas principais redes sociais, os web stories estão veiculados no principal mecanismo de procura da internet, o famoso Google. E, por esse motivo, usa-se o termo web para se referir a esse formato.

Outra grandiosa característica do web store, é que ele dá aos editores e criadores de conteúdo um modo direcionado para dispositivos móveis, por meio disso é totalmente possível postar notícias e dados, como histórias visualmente detalhadas e comunicativas.

Coisas que os textos, principal modo de fazer conteúdo da web, não tem como atingir com tanta assertividade, como consegue o web store. 

Em outros termos, os web stories dão um conjunto sólido de chances de publicidade para que empresas ou profissionais possam atingir um público com presença na internet por meio de uma experiência muito mais imersiva.

Uma empresa de aplicação de película residencial, pode muito bem usar esse tipo de conteúdo para criar mais conexão com seus futuros clientes. Não é algo inimaginável, isso já vem sendo feito por inúmeras empresas no meio digital, e vem gerando mais vendas.

Certas indicações para a criação de web stories

Vendo a partir de um ponto de vista mais tecnicista, os web stories são páginas da internet que precisam seguir as mesmas boas práticas que todas as outras. O Google realiza inúmeras recomendações, que vale a pena que as empresas confiram.

Entre as boas práticas centrais, pode-se citar a utilização de vídeos, que são o tipo de mídia mais recomendado. Afinal, eles têm mais engajamento que textos e imagens, os quais precisam ser utilizados só de forma complementar.

O Google também indica que não se utilize mais de 280 caracteres em cada slide do web store. Inclusive, não se pode utilizar texto no modo de imagem. 

O fator é que os Stories são adaptados à tela do dispositivo, e isso geralmente costuma cortar as beiradas da imagem. Se tiver texto nela, alguma parte pode não ser exibida. Por isso, seguir as recomendações é extremamente necessário.

Além disso, para ter a garantia de um bom SEO, ou otimização do mecanismo de busca, construa conteúdos de qualidade, já que o Google analisa isso nos web stories também. O Google quer que as empresas vendam, pois assim, eles ganham também.

As 4 vantagens do web storie

Como já foi mostrado acima, os web stories são um formato relativamente inovador que surgiu no digital, com isso, há oportunidades abertas, para que várias marcas possam usar esse espaço para propagar sua solução ou produto.

Foi separado abaixo 4 vantagens que devem ajudar não só a aproveitar essas chances, como também, vão fazer com que os resultados da sua estratégia digital cresça. 

  1. Menores custos;
  2. Liberdade criativa;
  3. Melhor tempo de carregamento;
  4. Ainda é muito pouco usado.

As vantagens apresentadas acima, de fato se fazem realidade, o alcance de vídeos curtos tem ganhado muita força na atualidade.

1. Menores custos

As criações de web stories não precisam de um investimento monetário, o formato de história é de graça e faz parte da web para que qualquer empresa ou pessoa possa utilizá-lo em seus respectivos sites. 

A veiculação desse modo de conteúdo também ocorre do mesmo modo, ou seja, não é necessário pôr dinheiro para alavancar seus stories, a empresa pode inseri-los como parte da sua estratégia orgânica, e aumentar ainda mais o alcance e gerar valor para as pessoas.

2. A Liberdade criativa

O formato de web storie já vem com templates de layouts bem definidos, entretanto, são muito flexíveis. 

Isso quer dizer que a pessoa não precisará construir nada do zero, só ajustar os componentes do layout para eles responderem a identidade visual da sua marca.

3. Melhor tempo de carregamento

Os web stories são muito rápidos no que diz respeito ao tempo de carregamento, como tudo é pensando na experiência do visitante, esse ponto de velocidade vai fazer com que o público fique sempre mais envolvido e entretido. 

Além disso, o time de criativos também pode editar o tempo de cada card da sua sequência, variando de 1 a quantos segundos forem julgados como necessário. 

Como a principal funcionalidade do storie é dar conteúdo de fácil consumo, indica-se que a duração de cada card não passe dos 15 segundos.

4. Ainda é muito pouco usado

O web store é uma inovadora e sofisticada forma de chegar aos públicos qualificados fora do ambiente das redes sociais e, muito embora ofereça diversas vantagens, ainda é pouco usado no mercado digital.

Isso acaba não sendo um fator muito negativo, pois cria espaço para que sua empresa seja a pioneira nesse formato de conteúdo na web, podendo até alcançar uma grande visibilidade de modo mais orgânico. 

Considerações finais

Dá para perceber, como os web stories podem ser utilizados em uma estratégia de marketing digital

Eles são um formato a mais para a empresa entrar em contato com o público-alvo e aumentar a sua audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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