X dicas para dentistas conquistar mais pacientes

X dicas para  dentistas conquistar mais pacientes

As redes sociais representam três horas da vida diária do usuário médio nacional, segundo dados. Essa estatística, com tendências de crescimento, demonstram a importância destas plataformas para todas as áreas, como a odontologia, na comunicação com pacientes

Neste artigo, o leitor está convidado a conhecer dicas de marketing digital aplicado à odontologia, com benefícios de curto e longo prazo. 

A prospecção de clientes na odontologia 

A odontologia está presente no cotidiano humano desde a primeira infância, com cuidados que se iniciam na fase de nascimento dos primeiros dentes. 

Diante das transformações do envelhecimento, o dentista é um profissional que acompanha pacientes por toda a vida. 

A prospecção de clientes nesta área é marcada pela confiabilidade que o paciente precisa diante de seu médico, uma vez que será ele o responsável por intervenções com impacto direto sobre sua saúde. 

Atuando na comunicação visual supermercado e nas mais diversas áreas da indústria, comércio e serviços, o marketing digital observa as particularidades de cada mercado e as transforma em valor a ser transmitido ao público online. 

Benefícios das ações de marketing na área 

Os dentistas, bem como outros profissionais da saúde, podem inserir ações de marketing em suas atividades cotidianas como forma de aumentar sua carteira de clientes. 

Com a competitividade crescente entre consultórios e clínicas, estar bem posicionado é ideal. 

Autoridade no segmento 

As plataformas virtuais promovem um nível elevado de projeção das empresas e profissionais liberais, um efeito causado pela amplitude de usuários compartilhando o mesmo espaço e fazendo a mesma trajetória de pesquisa. 

A jornada do usuário é uma projeção que busca compreender quais caminhos são mais prováveis que um cliente faça, desde o início de sua sessão até o momento em que se depara com a marca e fecha a prestação de um serviço ou compra de um produto. 

Na odontologia e em outras áreas da saúde, a disponibilização de informações e a acessibilidade do profissional é muito importante para gerar confiabilidade. 

Esta transparência é o que define a decisão por uma marca ao invés de outra. 

Com um segmento cada vez mais competitivo, uma vez que a odontologia toca a prevenção contra doenças e a estética, ao mesmo tempo, com o impacto da dentição sobre a harmonização facial feminina, a autoridade define a sobrevivência financeira do negócio. 

Satisfação do consumidor 

Um dos problemas que assolam a geração de receita e a estabilidade financeira diante de crises é o baixo índice de satisfação do consumidor. 

As experiências negativas com empresas e produtos estimulam a rotatividade de clientes, prejudicando a liquidez. 

Quando não há uma base de clientes fidelizados, uma questão de maior impacto no setor de serviços, o empreendimento torna-se mais vulnerável às variações externas, como a sazonalidade, crises econômicas, valorização ou desvalorização da moeda. 

A taxa de inadimplência e rescisões de contratos são maiores neste cenário, promovendo prejuízos que, gradativamente, abrem gargalos no orçamento. 

Esse desperdício de recursos retarda a produtividade, piorando a qualidade e aumentando preços do produto. 

Note que a satisfação do consumidor, caso negligenciada, provoca uma espiral de problemas que culminam na perda de competitividade e futura insolvência da empresa. A tecnologia digital pode ser uma solução ao aproximar a marca do cliente. 

O relacionamento com o cliente exerce um peso maior nas áreas de saúde, como uma farmácia popular

Além das informações compartilhadas, o cliente, que neste caso é referido como paciente, está em posição de vulnerabilidade durante uma consulta médica.  

Eficácia no atendimento

A tecnologia digital é uma porta de entrada para automatização de processos e a inserção de uma cultura de dados no cotidiano corporativo. 

Empresas de pequeno porte, como consultórios de odontologia, podem aumentar a eficácia do serviço com esses recursos. 

A eficácia é um termo da administração que designa o foco nos resultados, em contraste com a eficiência, onde o objetivo se concentra no processo. 

No atendimento ao cliente, eficácia é a capacidade de entregar exatamente o que ele precisa. 

Muitos cuidados em odontologia são compartilhados por várias condições, desde a manutenção periódica da saúde bucal até intervenções cirúrgicas, como extrações e procedimentos de correção da arcada dentária. 

Para identificar o que o paciente necessita, é importante uma abordagem completa, que considere as circunstâncias em que ele está, como a análise de máquina em uma manutenção de equipamentos médicos. Para tal,usa-se o histórico do paciente.  

Na prospecção de clientes, dados demográficos e de interesse são empregados para localizar quais usuários atendem aos critérios que o definem como um consumidor ideal, uma pessoa que é mais propícia a comprar um produto ou contratar um serviço. 

Assim, marketing e odontologia se encontram, permitindo a troca de insights que melhoram a captação de clientes ao passo em que aprimoram o atendimento oferecido. 

O que fazer para capitalizar suas redes sociais

Cada rede social possui uma dinâmica que deve ser respeitada. Essa dinâmica de interação é influenciada pelo limite de caracteres, resolução e exibição de fotos e vídeos, tempo de tela, entre outros fatores que devem ser observados. 

1 – Responda comentários 

Os comentários nas publicações são oportunidades valiosas de engajamento. Manter uma frequência de respostas alta a esses comentários servem como um incentivo para que outros usuários interajam, aumentando a movimentação na página. 

Os comentários são partes essenciais da dinâmica das redes sociais, locais onde muitas discussões importantes se desenvolvem e extrapolam plataformas. 

Para entender a importância dessa interação, vale observar a ideia de post. 

Tudo o que é feito na internet gera arquivos, os tais dados que se acumulam na grande rede que é chamada de Big Data; um click, a busca por um calendário personalizado com fotos em um site, a abertura de um link e a publicação de qualquer coisa. 

Esses arquivos são coletados por bancos de dados relacionais, programadas por plataformas com um objetivo específico. 

Um desses objetivos é a análise de tráfego em um endereço online. Esse é o papel dos algoritmos de indexação. 

Os sites de pesquisa estão sempre em busca de resultados relevantes e assim também são as redes sociais. Quanto maior é o fluxo de acessos e a capacidade de engajamento em uma página ou “perfil”, maior atenção e destaque são direcionados a ela. 

Os comentários são um modo de aumentar rapidamente a atividade de uma página, uma vez que vários usuários interagem e fazem publicações em texto linkadas a uma postagem original. As respostas mantém a roda girando. 

2 – Transforme mensagens privadas em suporte

As mensagens privadas estão presentes em todas as principais redes sociais, um recurso que permite estabelecer uma conversa entre dois perfis cadastrados, sem que o conteúdo discutido possa ser visualizado por terceiros. 

Muitos usuários enviam mensagens privadas à conta de uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, a fim de sanar dúvidas sobre o serviço, preços e condições de pagamento, bem como profissionais delegados para a atividade. 

O dentista independente ou vinculado a um consultório odontológico pode usar as mensagens privadas como um canal de suporte ao cliente, solucionando, com agilidade, quaisquer problemas de comunicação, mantendo um índice alto de satisfação. 

É importante considerar que o usuário médio passa horas nas redes sociais, que se adaptam e incluem mais funcionalidades, permitindo que questões profissionais, sociais e financeiras sejam resolvidas em um único lugar. 

3 – Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma área importante para as empresas, visto que reúne uma série de técnicas que permitem a construção de um artigo, imagem ou vídeo otimizado para a plataforma de veiculação e o público que deseja alcançar. 

As metodologias de marketing de conteúdo reúnem conceitos da administração, psicologia e tecnologia, decisivos na estruturação do espaço onde empresa e usuário se comunicam, bem como dos processos que levam à decisão de compra. 

Uma impressão de panfletos é um exemplo de marketing de conteúdo no mundo offline, mas seu desenvolvimento depende de outros fatores além da gráfica. 

O marketing de conteúdo trata da impressão junto ao processo de distribuição do artigo. 

4 – Busque parcerias

As parcerias podem enriquecer seu conteúdo e atrair mais usuários para os seus canais. 

Para conquistar esses benefícios, é importante escolher criadores de conteúdo próximos à sua área, com uma audiência compatível com seu público-alvo. 

Além da ajuda mútua, as parcerias aumentam o posicionamento da empresa diante de algoritmos de indexação, aprimorando o “link juice”, termo empregado para definir o conjunto de links associados à uma página em específico. 

5 – Priorize experiências interativas

As experiências interativas são aquelas que exigem a participação do usuário. Elas vão desde um jogo de RPG até a votação em enquetes promovidas por trendings nas redes sociais, sendo a opção perfeita para engajar o público. 

Algumas opções são: 

  • Sorteios e concursos como ações promocionais; 
  • Vídeos curtos nos stories das plataformas; 
  • Conteúdo voltado para as tags “challenge”; 
  • Avaliação ou resenha do conteúdo de terceiros. 

Priorizar essas experiências na criação de conteúdo estimula a participação do usuário em votações, comentários ou likes. 

O dentista pode também abrir espaço para um perguntas e respostas em letra caixa com LED, voltado para os seus seguidores. 

Conclusão

Portanto, a criação de conteúdo para redes sociais deve seguir alguns critérios mais limitados, quando comparada com outras plataformas na internet. 

Esses espaços são ideais para a prospecção de clientes em qualquer empresa, com destaque para o setor de serviços. 

No ramo da saúde, é uma oportunidade de aproximação entre dentista e paciente, aprimorando o compartilhamento de informações. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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