5 dicas para gerar leads qualificados

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Nos dias de hoje, conseguir gerar leads qualificados para um negócio é um grande desafio para os empreendedores e os profissionais da área de marketing.

Isso porque a tarefa de encontrar e de manter nutridos os possíveis clientes do negócio exige muita dedicação e um ótimo planejamento.

Muitos acham que é uma atividade rápida, simples e fácil, mas na verdade é o total oposto, pois é preciso muito estudo para alcançar os resultados esperados. Porém, com as estratégias corretas, eles podem ser alcançados.

Sendo assim, o artigo a seguir explicará mais detalhadamente o que são leads qualificados, dará dicas de como conseguir leads qualificados e, por fim, apresentará ferramentas para aplicar no negócio.

Leads qualificados: o que são?

Os leads qualificados nada mais são do que as pessoas ou as empresas que têm o perfil ideal para a compra de um serviço ou produto e que estão no final do funil de vendas.

Ou seja, eles são os clientes em potencial do negócio que presta serviço para uma portaria de condomínio fechado que tem altas chances de serem convertidos em novos clientes.

A qualificação desses leads ocorre principalmente através de estratégias de nutrição, seja pelo envio de conteúdos relevantes por e-mail ou de qualquer outra maneira.

Mas também existem canais com alta capacidade de levar leads que já são qualificados, como em casos de indicações, por exemplo. 

A geração de leads altamente qualificados é o sonho de todas as companhias e equipes de marketing, até mesmo uma que faz locação de salas por hora para profissionais da saúde.

Leads qualificados: como conquistá-los?

Depois de entender mais detalhadamente o que são os leads qualificados, é o momento de conhecer algumas dicas para conquistá-los, algumas delas como:

  1. Apostar em marketing de conteúdo 

A muitos anos o marketing de conteúdo se tornou uma das melhores maneiras de gerar leads qualificados para uma organização através de materiais como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens.

Esses materiais ajudam a fazer a nutrição dos clientes em potencial e a fazer com que eles avancem de estágio no funil de vendas.

Grande parte das empresas nos dias de hoje já usam o marketing de conteúdo para várias questões no negócio, isso incluindo a geração dos melhores leads.

Porém, vale lembrar que o conteúdo deve ser muito bem planejado e ser estratégico para que a sua qualidade e relevância sejam percebidas.

O marketing de conteúdo levou a um aumento na concorrência nessa área, por isso oferecer materiais de qualidade é indispensável em qualquer estratégia.

  1. Investir nas técnicas do SEO

A produção de conteúdos relevantes é uma maneira mais fácil de levar bons resultados para a empresa que emite laudo pericial cautelar, por exemplo. 

Entretanto, os materiais produzidos não vão se divulgar por osmose, eles necessitam de divulgação em distintos canais para chegarem até o público-alvo. 

Para fazer isso, é indicado o uso das técnicas de SEO, sigla para search engine optimization, que, no português, pode ser traduzido como otimização para mecanismos de busca. 

E é exatamente para isso que o SEO serve, para ranquear as páginas de um site e colocá-las nas primeiras posições de buscadores como o Google, facilitando a geração de leads.

Contudo, vale lembrar que o uso dessa estratégia não garante os resultados, pois é essencial fazer testes para saber os canais que mais se adequam ao objetivo do negócio.

Até porque os produtos e serviços de uma companhia devem se adequar aos canais, ou seja, as soluções apresentadas devem ter a ver com o canal e com os usuários que estão presentes nele.

  1. Usar storytelling

Saber contar histórias pode ajudar muito na geração de leads qualificados, isso porque torna mais fácil fazer o cliente entender como a solução funciona e como pode ajudar com seus problemas.

As técnicas que levam o nome de storytelling são diretamente responsáveis pelo desenvolvimento de narrativas e dos materiais usados.

Mesmo que não seja algo tão fácil de se fazer, com a ajuda de pesquisas e entendimento sobre a solução do negócio, se torna possível.

Isso porque as histórias contadas nos storytelling sempre devem ter relação com os pilares que ele envolve, o cliente, a solução e o modelo do negócio.

  1. Criar bons CTAs

Outra questão que é extremamente relevante e que deve ser muito bem trabalhada são os CTSs (Call to Actions) que traduzido literalmente são como um chamado para a ação.

Ao usar um material que seja de qualidade, com uma boa história, o cliente em potencial de pequenas franquias lucrativas pode se tornar mais disposto a realizar alguma ação, e o call to action existe para estimular essa ação.

Eles podem ser desde textos mais simples até botões chamativos com dizeres como “inscreva-se aqui” ou “saiba mais clicando aqui”, entre outros.

Todavia, eles devem ser utilizados de maneira estratégica para levar bons resultados, incluindo a chamada que precisa estar de acordo com o estágio do funil que o cliente se encontra.

Um call to action que chame o cliente diretamente para a compra do produto ou serviço dificilmente funcionará para um lead que está no começo do funil.

Ainda existirão várias etapas na jornada de compras para que o lead se qualifique até chegar no estágio de fechar o negócio com a empresa.

  1. Criar bons programas de indicação

Criar um programa de indicação é uma das melhores formas de gerar mais leads qualificados, isso porque os leads que vem desse canal na maioria das vezes já estão prontos para a compra.

Quando alguém pede indicação de um produto ou serviço, já se torna mais fácil saber o problema que essa pessoa enfrenta, o que resta é achar alguém que o resolva.

Indicações de onde comprar mini porta pallet 3 metros só são aceitas por pessoas de confiança, por isso a maioria dos leads já chegam prontos para a compra, só precisam ser convencidas.

O programa de indicação trabalha da mesma maneira que o CTA, estimulando uma ação. Se a solução oferecida for boa ela receberá indicações naturalmente, mas o programa ajuda a melhorar os resultados.

Para desenvolver esse programa é preciso conhecer os clientes e entender o que eles gostam para saber quais prêmios poderão estimulá-los a indicarem a empresa.

Além de fazer essa pesquisa, também é essencial planejar muitas outras coisas como o custo por cliente, para garantir que não haja prejuízo com a distribuição de prêmios, por exemplo. 

Ferramentas para aplicar em um negócio

Além das dicas, é possível usar algumas ferramentas para a geração de leads qualificados de forma efetiva, a seguir será possível conhecer algumas delas:

  1. Hubspot

O Hubspot permite que o usuários tenha um controle total sobre a gestão dos leads qualificados da empresa que vende piso laminado paviflex preço baixo, por exemplo. 

A solução possibilita fazer a captura de leads com a ajuda de chatbots até insights de marketing digital, ou seja, a gestão completa de todos os processos de marketing e vendas.

A ferramenta também apresenta um tipo de extensão do Gmail, permitindo que o usuário decida quais e-mails ele deseja rastrear. Por isso, quando o cliente em potencial abrir o e-mail ele receberá uma notificação.

  1. Grow Bots

A Grow Bots é como um tipo de inteligência artificial que usa as regras de maneira inteligente aliadas a um banco de dados dos contatos para gerar os melhores leads.

A ferramenta não é tão conhecida mas se mostra muito boa para o que propõe e conta com boas recomendações e avaliações excelentes.

  1. SEMrush

A muitos anos o SEMRush segue sendo a ferramenta favorita de muitas empresas que fazem descarte de resíduos contaminados para a aplicação de um SEO mais técnico.

Ele é bem conhecido como uma ferramenta que ajuda na pesquisa de palavras-chave, mas também serve para muitas outras coisas.

A funcionalidade de auditoria, por exemplo, fornece uma lista completa das oportunidades e técnicas de SEO que um site pode ter.

  1. Acquisio

A Acquisio é uma ferramenta perfeita para o gerenciamento de anúncios, ela funciona assim como o Google Ads, configurando, lançando e gerenciando campanhas da melhor maneira possível.

Além disso, a solução oferece um tipo de otimização inteligente de anúncios com a ajuda de uma inteligência artificial própria, por isso vale a pena conferir suas funcionalidades.

Considerações finais

Com visto no decorrer do artigo, as estratégias voltadas para a geração de leads qualificados sempre vão envolver técnicas de marketing altamente eficientes.

Por isso e para entender mais sobre o assunto e levar mais leads para o negócio que vende bomba hidráulica de alta pressão, é fundamental conhecer bem sobre marketing digital.

Ao entender o que são leads qualificados, conhecer boas dicas de como esses leads e usar boas ferramentas para ajudá-la, a empresa pode alcançar todos os objetivos que almeja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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