Como vender produtos físicos na internet ?

Como vender produtos físicos na internet ?

Com a evolução da tecnologia e graças às mudanças no comportamento e consumo – antes e após a pandemia – a venda online de produtos e serviços vem ganhando cada vez mais força no mercado.

No Brasil, o e-commerce brasileiro registrou uma alta de 27% no faturamento em 2021, quando comparado ao mesmo período em 2020. Esse dado representa um recorde ao comércio online, com faturamento em torno dos R$161 bilhões de acordo com a Neotrust, empresa que monitora grande parte dos e-commerces brasileiros.

Isso demonstra o potencial do modelo digital, mas não reflete sua totalidade pois como veremos no artigo, existem diversas opções no mercado para quem busca começar um negócio no meio digital.

Mas além do potencial de faturamento do mercado, quais outras vantagens estão atreladas a venda online de produtos?

Vantagens da venda online

Apesar das semelhanças com a loja física, o processo de venda no meio digital possui algumas vantagens, sendo as principais:

  • Potencial de venda em qualquer dia e horário – diferente do modelo tradicional, seu negócio fica aberto 24 horas na internet, possibilitando a venda dos produtos em qualquer momento do dia;
  • Expansão geográfica – não há limitação geográfica para a venda online, sua loja pode atrair potenciais clientes de todos os estados e cidades do país;
  • Custos reduzidos – apesar de, dependendo do canal escolhido, a loja digital possuir taxas de hospedagem e até mesmo venda dos produtos, ainda sim é uma opção mais barata por não necessitar do aluguel de um espaço físico como um showroom;
  • Maior reconhecimento entre os potenciais clientes – ao contrário da loja física onde o cliente precisa ir até o local para interagir com a marca, o meio digital permite que seus produtos sejam vistos em novas plataformas e por novos consumidores de uma forma muito mais eficiente.

Canais de venda online

Dentre os principais formatos e canais de venda online, separamos os três mais conhecidos e utilizados.

Dropshipping

Uma ótima opção para quem busca vender online, mas não quer se preocupar com estoque e logística é o dropshipping, onde a verdadeira função do lojista é intermediar o contato entre o fornecedor de determinado produto e o consumidor final.

Nesse caso, todo o processo de pós-venda com separação e envio do produto é executado pelo fornecedor.

A principal dica para quem quer através do modelo é o cuidado com a escolha do fornecedor e atendimento ao cliente, pois ambos terão impacto direto no resultado da sua loja virtual.

Apesar de ser um modelo de venda digital muito utilizado, muitas pessoas tem dúvidas se o dropshipping vale a pena. Posso ir adiantando que sim, vale a pena!

Marketplace

Esse modelo de negócio digital remete ao conceito do mercado tradicional ao qual estamos acostumados.

Entretanto, adaptando ao contexto digital, o marketplace representa um ambiente coletivo de vendas através da internet, onde diferentes vendedores podem anunciar seus produtos.

Quem opta por essa opção, pode anunciar em grandes marketplaces do mercado, aumentando as possibilidades de visibilidade dentro da internet.

Atualmente, existe uma infinidade de alternativas no mercado, mas os players mais conhecidos são Mercado Livre, Americanas, Amazon, entre outros.

Entretanto, é importante compreender que por ser um espaço cedido por outra empresa, as customizações nem sempre são possíveis – e, portanto, não garantem um diferencial competitivo frente ao mercado.

De modo geral, os marketplaces não permitem layouts personalizados nem domínios próprios a loja virtual. Além disso, nem sempre os meios de pagamento e entrega oferecidos se encaixam no que o lojista busca.

Apesar das limitações, os marketplaces são canais excelentes para quem está começando um negócio digital do zero e não deseja dor de cabeça com pagamento e envio de produtos.

Já para quem já possui uma loja virtual, serve como expansão e complemento ao negócio, pela geração de tráfego e consequentemente, vendas pela internet.

Pela grande concorrência dos marketplaces, a precificação deve ser feita com máximo cuidado para garantir competitividade. Contudo, vale se atentar também às possíveis taxas cobradas, que afetam diretamente a margem de lucro do produto ofertado.

E-commerce

Uma das formas mais conhecidas de vender pelo digital é o e-commerce ou loja virtual, que permite ao lojista reunir toda a essência do seu negócio em um domínio exclusivo.

O vendedor adepto ao e-commerce é responsável por todas as etapas que antecedem a venda. Essas escolhas moldam o negócio, fazendo com que o potencial cliente se diferencie da concorrência.

Através da escolha de uma plataforma de hospedagem para seu site, é possível definir a identidade visual, layout e diferentes seções para atrair seus clientes – como o blog, por exemplo.

Sobretudo, apesar de permitir uma infinidade de customizações para sua loja, o e-commerce é o modelo mais complexo, uma vez que será responsabilidade direta do lojista fornecer meios de pagamento e de envio, realizar comunicações e gerar tráfego para a loja.

Conclusão

Existem outras diversas possibilidades quando se aborda a venda de produtos pela internet: redes sociais, WhatsApp Business, entre outros. Portanto, cabe ao empreendedor buscar a alternativa que melhor se encaixa em sua realidade.

Independente da opção, a venda usando a internet como meio vem ganhando, cada vez mais, representatividade dentro e fora das grandes empresas.


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