O marketing viral é uma estratégia que ajuda a engajar o público e faz as pessoas levarem a mensagem de uma marca adiante. Mas isso só acontece quando o produto ou serviço corresponde às expectativas e necessidades dos consumidores.
Ao longo do tempo, muitas propagandas se popularizaram, principalmente nas redes sociais, onde os conteúdos podem ser compartilhados, comentados e curtidos, o que faz as campanhas permanecerem na mente das pessoas.
Isso acontece com o uso de música, frases de efeito, humor e outros elementos, e é justamente por isso que o marketing viral não se trata apenas de sorte ou coincidência.
Mas ele exige um planejamento cuidadoso, pois só dessa forma vai cativar o público e fazer a marca chegar onde deseja.
O mercado está cada vez mais concorrido e as empresas lutam para encontrar formas de chamar a atenção da audiência e conquistar a preferência dos consumidores. Existe uma variedade de estratégias disponíveis, mas o marketing viral é um dos principais.
Para entender um pouco mais sobre o assunto e colocar essa estratégia em prática, vamos explicar o conceito de marketing viral, as vantagens de utilizá-lo e dar algumas dicas para colocá-lo em prática. Confira!
Marketing viral: do que se trata?
Marketing viral é um material de cunho publicitário, que procura estimular as pessoas a passarem a mensagem da marca adiante.
Mas ele realmente acontece quando os produtos e serviços são compatíveis com as expectativas e necessidades do consumidor. As pessoas precisam perceber o valor do que está sendo oferecido e que ele vale o investimento.
A partir do momento em que uma empresa de lavagem de colchão a seco consegue viralizar uma campanha, automaticamente suas soluções crescem. Ela também tem acesso a oportunidades para aumentar as vendas e conquistar clientes.
Só que nem todas as campanhas se tornam virais, contudo, buscar formatos de conteúdos compatíveis com a vontade do público faz com que as pessoas transmitam a mensagem para outras, fazendo a empresa conquistar o mercado.
Por conta da internet não existem tantas barreiras, tendo em vista que uma loja localizada em um país pode vender para qualquer lugar do mundo.
Só que ao mesmo tempo que o mundo digital traz oportunidades maiores, também cria um ambiente mais competitivo, e as organizações estão lutando para conquistar seu espaço e fortalecer a marca.
Negócios grandes e pequenos, dos mais variados nichos, estão envolvidos nessa competição, tanto é que o consumidor sente muitas dúvidas em relação ao que escolher.
Existem várias opções de produtos e serviços provenientes de diferentes empresas, mas o marketing viral consegue influenciar a decisão de compra, pois faz com que a marca se destaque em meio aos concorrentes.
Então quando uma pessoa precisa contratar serviço de poda de árvore, logo vai se lembrar de uma campanha e escolher a empresa em questão. O mesmo acontece com os produtos nas prateleiras dos supermercados.
Pense em quantas vezes uma pessoa prefere uma marca em detrimento da outra, apenas por se lembrar de uma propaganda ou até mesmo por ter se identificado com sua campanha, já dá uma prévia das vantagens dessa prática.
Vantagens do marketing viral
Investir em marketing viral traz vantagens que vão muito além do aumento de visualizações da campanha, e dentre as que mais se destacam estão:
Baixo custo de investimento
Os valores necessários para criar uma estratégia de marketing viral são baixos, principalmente porque é possível alcançar bons resultados com uma estratégia bem planejada.
Ele é mais viável financeiramente porque os meios de comunicação usados são gratuitos, mas é exatamente por causa do baixo custo que a corporação precisa compensar com esforço e dedicação.
Melhora a reputação da marca
Os conteúdos virais criados por um chaveiro automotivo causam impactos positivos para a reputação da empresa. Isso acontece porque quando a marca atinge esse ponto, acaba se tornando referência no mercado.
Porém, por ser uma autoridade em determinado assunto, precisa zelar por sua reputação, mas o conteúdo deve atingir pessoas interessadas, algo que só acontece com a segmentação de público.
Retornos imediatos
Por conta dos diferentes recursos existentes em diferentes canais digitais, o feedback é praticamente instantâneo, e isso se deve a possibilidades, como:
- Botão de curtir;
- Caixa de comentários;
- Indicadores de visualização;
- Possibilidades de compartilhar.
Eles são interessantes porque as pessoas gostam de compartilhar suas experiências e registrar comentários, tanto para criticar, quanto para elogiar ou sugerir.
Alcance amplo
Na internet, as pessoas buscam informações o tempo todo e, muitas vezes, essa procura pode acontecer por meio de amigos nas redes sociais ou por indicações de influenciadores.
Se um fabricante de porta automática de vidro oferece um conteúdo de impacto, consegue expor mais e incentiva as pessoas a compartilharem seus materiais com os seus conhecidos.
Fácil de implementar
Por fim, o marketing viral é uma estratégia muito fácil de implementar, visto que os canais de comunicação usados costumam otimizar o compartilhamento de certos formatos de conteúdo.
Depois de criar a campanha, o negócio só precisa mirar em seus clientes mais fiéis, que são seguidores que se interessam pelas soluções da empresa.
Para agilizar ainda mais esse processo, a marca pode fazer parcerias com influenciadores digitais que possuem públicos semelhantes ao seu.
Dicas para fazer marketing viral
Para aproveitar todas as vantagens trazidas pelo marketing viral, é necessário saber colocá-lo em prática, e algumas dicas para fazer isso são:
1 – Conhecer o ciclo de vendas
Uma propaganda precisa vender a realidade, mesmo utilizando estratégias metafóricas ou lúdicas.
Os investimentos em marketing devem potencializar as qualidades do produto ou serviço, mostrando para o público que eles são capazes de atender suas necessidades e desejos.
Deste modo, se uma empresa de portaria e recepção fez uma propaganda com seus colaboradores usando determinada cor de uniforme, ao ser contratada, deve fornecer o mesmo modelo para os funcionários.
Ou então, se uma loja de roupas anuncia um vestido na cor vermelha, deve ter disponível esse modelo. Além disso, é necessário que a equipe esteja pronta para atender os clientes, esclarecer suas dúvidas e falar sobre as funcionalidades da solução.
2 – Produzir algo diferente
Investir em humor é uma boa ideia, mas o conteúdo precisa ser inesperado, ou seja, exibir uma situação que o público não tenha imaginado antes.
O objetivo é surpreender, por isso, pode ser por meio de um depoimento, uma risada ou qualquer outra situação que entregue uma visão diferente do que já é conhecido.
Só que para fazer isso é necessário investir em estratégias inteligentes, como adesivo vitrine personalizado, e sair dos padrões.
3 – Usar canais de massa
Os canais de massa disponibilizam o conteúdo por meio de alguns cliques, e é exatamente por isso que o YouTube se tornou uma das plataformas preferidas para fazer marketing viral.
Ele conta com recursos inteligentes, que permitem aos usuários compartilhar a campanha em seus perfis e em outras redes sociais, além da facilidade para curtir e comentar os conteúdos.
Usar canais em massa é muito importante para quem quer uma boa estratégia de marketing viral, uma vez que as ações precisam ser de fácil acesso e oferecer respostas perfeitas para os anseios da marca.
4 – Prezar pela simplicidade
Um fabricante de transformador de corrente de alta tensão deve facilitar o acesso aos seus materiais, portanto, ao fazer marketing viral, não é o momento de criar formulários de contato.
Na verdade, é o momento de agilizar o repasse da mensagem, portanto, muitos preferem investir em materiais audiovisuais, pois são de fácil absorção e estão presentes em diferentes mídias.
Ele também serve como base para a produção de outros conteúdos que virão futuramente em outras estratégias. Sem falar que esse tipo de prática é muito mais condizente com o uso de dispositivos móveis.
Assim sendo, fica muito mais fácil baixar materiais nesse formato do que outros tipos de peças gráficas, que exigem mais espaço e tempo por parte da audiência.
5 – Não tentar viralizar
Pode até parecer estranho falar isso, mas uma oficina mecânica injeção eletrônica não deve planejar que sua campanha seja viral, uma vez que nem sempre é possível conseguir esse feito.
Para funcionar, ela também depende do público, afinal, é ele que vai decidir se o conteúdo realmente merece tanta atenção.
Considerações finais
O objetivo de toda empresa é se destacar perante os concorrentes e marcar a mente dos consumidores, e existem várias maneiras de fazer isso. Contudo, a mais eficiente, sem dúvidas, é o marketing viral.
Por meio dele, o negócio conquista um espaço muito maior, consegue impactar as pessoas certas e estimula o público a levar sua mensagem adiante. Com as dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil alcançar esse propósito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.